Interessante é julgarem os alemães por crimes contra a humanidade em contraposição aos detonadores das bombas atômicas no Japão, o que também o é por meu modo de pensar.
Olá Renato, obrigado pelo seu comentário. O motivo que me levou a postar esse vídeo foi um trabalho do curso de Direito onde após o Processo de Nuremberg houve uma discussão questionando o direito positivo. Pois pelo Direito Positivo, sem levar às questões morais, ou não havia como julgar os alemães que estavam seguindo uma determinada legislação feita de acordo com disposições legais, afinal os Nazistas subiram ao poder legalmente através de eleições, tiveram uma maioria parlamentar com capacidade de mudar e fazer novas leis, mesmo que moralmente questionáveis. E o outro lado se os alemães mereciam tamanho rigor, os aliados também. A solução moral (que necessariamente não é moral, mas sim a moral dos vencedores) em relação ao Direito foi criar uma nova versão do constitucionalismo chamado de neoconstitucionalismo ou pós-positivismo. Mas mesmo assim após a Segunda Guerra houveram grandes debates a respeito do que você comenta. Valeu!
Interessante é julgarem os alemães por crimes contra a humanidade em contraposição aos detonadores das bombas atômicas no Japão, o que também o é por meu modo de pensar.
ResponderExcluirOlá Renato, obrigado pelo seu comentário. O motivo que me levou a postar esse vídeo foi um trabalho do curso de Direito onde após o Processo de Nuremberg houve uma discussão questionando o direito positivo. Pois pelo Direito Positivo, sem levar às questões morais, ou não havia como julgar os alemães que estavam seguindo uma determinada legislação feita de acordo com disposições legais, afinal os Nazistas subiram ao poder legalmente através de eleições, tiveram uma maioria parlamentar com capacidade de mudar e fazer novas leis, mesmo que moralmente questionáveis. E o outro lado se os alemães mereciam tamanho rigor, os aliados também. A solução moral (que necessariamente não é moral, mas sim a moral dos vencedores) em relação ao Direito foi criar uma nova versão do constitucionalismo chamado de neoconstitucionalismo ou pós-positivismo. Mas mesmo assim após a Segunda Guerra houveram grandes debates a respeito do que você comenta. Valeu!
ResponderExcluirGrato pela atenção e boa sorte também.
ResponderExcluir