Como o blog do maffei versou sobre algumas religiões orientais, e nestas apareceram várias vezes citações sobre o confucionismo, fomos estudar mais a fundo e consideramos que o confucionismo é um sistema filosófico e não uma religião. Mas não deixamos de apresenta-la aqui, boa leitura:
O confucionismo ou confucianismo é um sistema filosófico
chinês criado por Confúcio.
孔夫子
QUEM FOI CONFÚCIO?
Foi
um filósofo chinês, criador do confucionismo, um conjunto de ensinamentos sobre
moral e ideologia política que veio a triunfar na China por volta do século II
a.C.
Confúcio
nasceu em 551 a.C. na cidade de Tsu no Estado de Lu na atual província do
Shantung e morreu em 479 a.C. Sua família, apesar de descendente dos Shag (a
segunda dinastia da China Antiga), viviam sem recursos o que não lhe permitiu
ter mestres regulares durante a infância. Aprendeu sozinho as letras, a arte
dos arqueiros e a música. Mostrou-se muito ambicioso e conseguiu um emprego de
contador na administração local.
Na
China do século VI a. C. Não havia leis gerais ou autoridades reconhecidas.
Prevalecia um estado de constante bagunça, de absoluta falta de segurança para
quem não dispões de força armada para a auto defesa. O contato diário com a
miséria sensibilizava Confúcio e o desejo de ambicionar posições de destaque,
vai sendo substituído pelo desejo de ajudar a melhorar a vida de seu povo.
Suas
ideias vão aos poucos ganhando consistência e em 530 a.C. Confúcio abre a
primeira escola para jovens, onde se estudam textos antigos e teoria de
governo. Os primeiros alunos são amigos, muitos de sua própria idade.
Fascinados com seus ensinamentos, buscavam novos alunos. Aos poucos Confúcio se
torna um mestre famoso e respeitado. Nunca rejeira um aluno, por mais humilde
que seja desde que se mostre inteligente e esforçado. Seu ideal é ver um mundo
onde as guerras e as misérias sejam substituídas pela paz, boa vontade e
felicidade.
Seus
alunos o chamam de K’ung Fut-tsé (o mestre K’ung). O mundo ocidental o chamará
de Confúcio. O mestre desenvolve uma técnica de ensino revolucionária para a
época. Conversa informalmente sobre os temas propostos, organiza debates,
discute através de perguntas e respostas. Sugere que os alunos devem estudar e
discutir. Procura estimular em vez de punir. Em sua escola, Confúcio além de
oferecer oportunidade de estudos avançados em literatura, história e filosofia,
treina seus alunos na carreira política, já que sua meta é preparar
funcionários para um novo estilo de administração pública. Estudar com Confúcio
era sinônimo de subir na vida. A ideia do mestre era criar um novo tipo de
aristocracia baseada exclusivamente no mérito pessoal, em substituição à
nobreza militar hereditária. Assim, para ele é básixo que seu alunos adotem as
regras do “li”, palavra que significa cerimonial, ritual, normas de etiqueta
social, enfim, boa conduta em geral.
Em
500 a.C., Chi K’ang-tsu, o chefe da poderosa família que controla o estado de
Lu lhe oferece o cargo de Conselheiro de Estado. Confúcio anima-se, julga que
será consultado em todas as decisões importantes, mas o cargo não tem nenhum
poder, é apenas uma função, uma vez que ele é mais perigoso fora do que dentro
do governo. Desiludido, Confúcio resolve renunciar o cargo e abandona o estado
de Lu. Em 493 a.C., com 58 anos, parte em viagem por vários estados da China,
que se estenderá por dez anos, acompanhado de dois de seus discípulos. Ao
atravessar o estado de Song, sofre um atentado de um nobre importante, Huan
T’ui, que considera Confúcio um corruptor da juventude. Depois de várias andanças,
desapontado resolve regressar ao estado de Lu e retoma o trabalho em sua
escola. Durante sua peregrinação afirmou os fundamentos de sua filosofia cujo o conceito central é o “Tao”,
palavra empregada para significar via, caminho, rota.
Pouco
se sabe sobre os últimos dias de Confúcio, mas há provas que ele dedicou-se a
ordenar os manuscritos e as informações coletadas durante suas viagens.
Organizou o “Livro de Poesia”, antologia que chegou até os dias atuais. Não
deixou de lecionar e de exercer influência nos assuntos políticos, através de
seus discípulos.
Confúcio
faleceu em 479 a.C. Após sua morte seus discipulos se dividiram em oito seitas.
Só depois de sofrer grandes modificações o Confucionismo veio a triunfar na
China por volta do século II a.C.
O CONFUCIONISMO
Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a
política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como “ensinamentos
sábios”. Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou
uma continuidade história única. O confucionismo é considerado uma filosofia,
ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida.
Confúcio, forma latina de Kŏng Fūzĭ, filósofo chinês do século VI a.C., compila
e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina
assumida como oficial na China por mais de 25 séculos. Combatido como
reacionário durante a Revolução Cultural Chinesa (1966 – 1976), o confucionismo
toma novo impulso após as recentes mudanças políticas no país. Atualmente, 24%
da população chinesa declara-se adepta do confucionismo. De particular
importância Confúcio defende como de caráter moral o ato dos funcionários
apoiar o governo e seus representantes.
TEMAS DO RACIOCÍNIO
CONFUCIONISTA
A humanidade é o núcleo no confucionismo. Uma maneira
simples de apreciar o pensamento de Confúcio é considerá-lo como sendo baseado
em diferentes níveis de honestidade, e uma forma simples de entender Confúcio é
examinar o mundo usando a lógica da humanida. Na prática, os elementos do
confucionismo acumularam-se ao longo do tempo. Existe o clássico Wuchang,
contituído por cinco elementos:
WUCHANG
Ren
|
仁
|
A humanidade
|
Yi
|
义
|
Justiça
|
Li
|
礼
|
Ritual
|
Zhi
|
知识
|
Conhecimento
|
Xin
|
信
|
Integridade
|
E há também o Sizi clásico com os quatro elementos
Zhong
|
忠,
|
Lealdade
|
Xiao
|
孝
|
Piedade filial
|
Jie
|
节
|
Continência
|
Yi
|
义
|
Justiça
|
Há ainda muitos outros elementos, tais como:
Cheng
|
诚
|
Honestidade
|
Shu
|
恕
|
Bondade e perdão
|
Lian
|
廉
|
Honestidade e pureza
|
Chi
|
耻
|
Vergonha, juízo e censo de
certo e errado
|
Yong
|
勇
|
Bravura
|
Wen
|
温
|
Amável e gentil
|
Liang
|
良
|
Bom, bom coração
|
Gong
|
恭
|
Respeitoso e reverente
|
Jian
|
俭
|
Frugal
|
Rang
|
让
|
Modéstia e discrição
|
Entre todos os elementos, o Ren (humanidade) e o Yi (justiça)
são fundamentais. Às vezes, a moralidade é interpretada como o fantasma da
humanidade e da justiça. Ver e agir em relação aos outros, mas de uma atitude
subjacente da humanidade. O conceito de Confúcio de humanidae (ren) é
provavelmente melhor expresso na versão confucionista de Ética da Reciprocidade
ou a Regra de Ouro: “não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a
si”.
Confúcio nunca disse se o homem nasce bom ou mau, observando
que, naturalmente, os homens são semelhantes, mas, na prática, são diferentes.
Confúcio percebeu que todos os homens nascem com semelhanças intrínsecas, mas
também que o homem é condicionado e influenciado pelo estudo e pela prática. A
opinião de Xunzi (filósofo confucionista chinês que viveu durante o período dos
Reinos Combatentes e contribuiu para as Cem Escolas de Pensamento) é que os
homens originalmente só querem o que eles instintivamente querem, apesar dos
resultados positivos ou negativos que aquilo possa trazer, por isso, o
desenvolvimento é necessário. Do ponto de vista de Mêncio (segundo grande mestre
depois de Confucio, viveu na China em III a.C.) todos os homens nascem para
compartilhar a bondade, como a compaixão e o bom coração, embora possam se
tornar malignos. O texto clássico dos Três Personagens começa assim: “As
pessoas no momento em que nascem são naturalmente boas, bondosas”, que decorre da
ideia de Mêncio. Todos os pontos de vista, eventualmente, levam ao
reconhecimento da importância da educação humana e do desenvolvimento.
O Ren também tem uma dimensão política. Se o governante não
tem o Ren, o confucionismo diz que será difícil, se não impossível, para os
seus súditos comportarem-se humanamente. O Ren é a base da teoria política
confuciana: pressupõe um governante autocrático, exortado a não agir
desumanamente com seus súditos. Um governante desumano corre o risco de perder
o “Mandato dos Céus”, o direito de governar. Um governante sem tal mandato não
precisa ser obedecido. Mas um governante que reina de forma humana e cuida do
povo deve ser obedecido rigorosamente, pois a benevolência de seu governo
mostra que ele foi incumbido pelo céu. O próprio Confúcio tinha pouco a dizer
sobre a vontade do povo, mas seu principal seguidor, Mêncio, disse em uma
ocasião que a opinião das pessoas sobre certos assuntos importantes devem ser
consideradas.
Ao contrário de profetas de religiões monoteístas, Confúcio
não pregava uma teologia que conduzisse a humanidade a uma redenção pessoal.
Pregava uma filosofia que buscava a redenção do Estado mediante a correção do
comportamento individual. Tratava-se de uma doutrina orientada para esse mundo,
pregava um código de conduta social e não um caminho para vida após a morte.
RITUAL
No confucionismo, o termo ritual logo foi estendido para
incluir o comportamento cerimonial secular e, eventualmente, refere-se também
ao decoro ou polidez que se vê no dia a dia. Rituais foram codificados e
tratados como um sistema completo de normas. O próprio Confúcio tentou reanimar
a etiqueta das dinastias antigas. Após sua morte, as pessoas o viam como uma
grande autoridade sobre os comportamentos dos rituais.
É importante notar que o ritual desenvolveu um significado
específico no confucionismo, ao contrário de seus significados religiosos
usuais. Os rituais não são necessariamente regimentados ou prática arbitrárias,
mas sim as rotinas em que muitas vezes as pessoas se inserem, consciente ou
inconscientemente, durante o curso normal de suas vidas. Moldar os rituais de
uma forma que leve a uma sociedade saudável e satisfeita e a um povo saudável e
satisfeito é um objetivo da filosofia confucionista.
O CONFUCIONISMO DEPOIS DE
CONFÚCIO
Dos seguidores de Confúcio, o século I a.C. encontrou em
Meng Zi (Mêncio) e Xun Zi um grande desenvolvimento e expansão na sociedade
Chinesa. Esses dois autores buscaram compreender o confucionismo dentro de um
pensamento natural, recorrente nas forças que atuavam na sociedade em seus
períodos de vida.
MENG ZI OU MÊNCIO (孟子)
Mêncio acreditava na importância da educação para retificar
a boa natureza humana, que teria sido depravada em função dos conflitos e das
necessidades impostas pela vida. O ser humano possuiria a capacidade de
desenvolver um espírito de ajuda mútua de modo a evitar os conflitos
interpessoais inerentes à existência humana
XUN ZI (荀子)
Já Xun Zi recorreu ao verso da moeda para compreender o
papel de Confúcio. Ele acreditava numa natureza perversa do homem, derivado dos
mesmos instintos de preservação dos animais. Talvez pensando nos rituais
propostos para a sociedade, e pela necessidade de ordenação, tal como no maior
fundamento das lendas de fundação chinesas e na influência jurista, Xun Zi via
no interior do homem uma inteligência capaz de articular meios pelo qual
poderia evitar sua condição natural de forma arbitrária, mas que para isso haveria
de ser criado uma escala de valores delimitantes da ação humana.
Mêncio conseguiu uma boa repercussão popular por sua
abordagem otimista da vida, mas as classes altas da sociedade viram em Xun Zi
uma explicação razoável para suas dúvidas.
IMPÉRIO CHINÊS
O Confucionismo se tornaria a
doutrina oficial do império chinês durante a dinastia Han ( séculos III a. C. -
III d. C.), encontrando continuadores ao longo deste período que se destacaram
em vários campos diferentes. Donz Zhong shu, por exemplo, buscou revigorar e
reinterpretar o confucionismo através das teorias cosmológicas dos cinco
elementos (Terra, Madeira, Fogo, Metal e Água); Wang Chong utilizou-se de
um ceticismo lógico para criticar as crenças infundadas e
os mitos religiosos. Embora tivesse perdido um certo vigor após a
dinastia Han, o confucionismo seria novamente desenvolvido no movimento
conhecido como neoconfucionismo, datado do século X d.C., através da figura de
personagens como os irmãos Cheng e Zhu xi, o grande comentador confucionista.
ANTIGUIDADE
De qualquer modo,
já na antiguidade o confucionismo atingiu um pleno sucesso, tornando-se uma
filosofia moral de profundo impacto na estrutura social e cotidiana da
sociedade. O valor ao estudo, à disciplina, à ordem, à consciência política e
ao trabalho são temas que o confucionismo introjetou de maneira definitiva na
vida da civilização chinesa da antiguidade aos dias de hoje. Note-se que, ao
contrário do que muitos afirmam, o confucionismo não se trata de uma religião.
Não possui um credo estabelecido, mas apenas determinações rituais de caráter
social, que permitem a um adepto do confucionismo a liberdade de crença em
qualquer tipo de sistema metafísico ou religioso que não vá contra as regras de
respeito mútuo e etiqueta pessoal.
DIAS DE HOJE
O confucionismo é
ainda praticado em vários países. Apesar de sua origem asiática, diversos
países incorporam alguns conceitos do sistema em suas práticas notadamente
urbanas. Acredita-se que existem cerca de 6,5 milhões de adeptos do
confucionismo no mundo todo.
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