A DOUTRINA DA IGREJA DE
JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
FONTES DE AUTORIDADE
A teologia da Igreja Mórmon é composta de uma reunião de
doutrinas bíblicas com revelações modernas, somente dadas aos profetas
devidamente ordenados e chamados por Deus, que consiste em 15 homens, 3 compondo
a Primeira Presidência e os Doze Apóstolos.
As principais fontes de autoridade da teologia são a cânone
da fé dos quatro textos religiosos aceitos pela igreja, que são a Bíblia, o
Livro de Mórmon, a Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor, que são
chamados de obras-padrão. Entre esses livros religiosos, apenas a Bíblia é
aceita pelas demais organizações cristãs. Segundo a igreja o Livro de Mórmon é
um outro testamento de Jesus Cristo, que Joseph Smith Júnior traduziu de placas
de ouro enterradas em um montanha dos Estados Unidos. A igreja caracteriza o
Livro de Mórmon como o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra
angular da religião.
A Bíblia também faz parte do cânone da igreja. Os adeptos da
religião acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus, desde que esteja traduzida
corretamente. Alguns trechos da tradução de Joseph Smith Jr. Foram incluídos na
Pérola de Grande Valor, que também inclui outras traduções de Joseph Smith Jr. e
itens históricos da igreja. Outros itens históricos e revelações são
encontradas em Doutrina e Convênios.
A igreja acredita em revelação contínua que complementam as
escrituras antigas em perfeita harmonia, que é o pronunciamento dos apóstolos
atuais e dos membros da Primeira Presidência. A igreja ensina que a Primeira
Presidência (o profeta e seus conselheiros) e o Quórum dos Doze Apóstolos são
profetas e que seus ensinamentos são dados geralmente sobe a inspiração de Deus
através do Espírito Santo. Os membros da igreja reconhecem o Quórum dos Doze
Apóstolos regularmente como profetas, videntes e reveladores.
COMPARAÇÕES DENTRO DO
CRISTIANISMO
Muitas das crenças dos Santos dos Últimos Dias são
compartilhadas por outras denominações cristãs. Além de um crença na Bíblia, na
divindade de Jesus Cristo e sua expiação e ressurreição, outros ensinamentos
mórmons são compartilhados com outros ramos do cristianismo. A teologia
mormonista inclui a crença na doutrina da salvação através de Jesus Cristo, seu
nascimento virginal, restauracionismo, a rejeição do pecado original,
milenarismo, expiação (substituição de pena) e uma forma de sucessão
apostólica. As práticas do batismo por imersão e da eucaristia (referido como o
Sacramento) também são crenças em comum com outras ramificações dentro do
cristianismo. Alguns de seus ensinamentos são frequentemente confundidos com os
das Testemunhas de Jeová e dos Amish.
No entanto, a teologia da igreja difere de muitas outras
igrejas dentro do cristianismo, e alguns cristão não acreditam que a Igreja
Mórmons faz parte do cristianismo. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em
2007 constatou que 31% dos estadunidenses não sabia ou não acreditava que os
mórmons eram parte do cristianismo.
As diferenças entre a igreja e a maioria das denominações do
cristianismo tradicionais incluem o desacordo com os aspectos do credo
niceno-constantinopolitano (381 d.C.), também chamado de Símbolo niceno-constantinopolitano,
é uma declaração de fé cristã aceita pela Igreja Católica Romana, Igreja
Ortodoxa, Igrejas ortodoxas orientais, Igreja Anglicana e pela maioria das
denominações protestantes, o nome indica uma suposta relação com o Primeiro
Concílio de Nicéia, 325 d.C.), no qual foi adotado um credo semelhante, no
entanto, alguns cristãos protestantes consideram o Credo niceno-constantinopolitano
inútil e em certa medida autoritário, dando prioridade à obrigação de interpretar
individualmente as escrituras no seio da comunidade cristã.
Os mórmons também são diferentes quanto a crença em uma
teoria única da salvação humana, que inclui três céus (referido como “graus de
glória”), uma doutrina de exaltação que inclui a capacidade das pessoas
herdarem tudo que o Pai possui após a morte, um código de saúde chamado a
Palavra de Sabedoria, e as cerimônias realizadas confidencialmente nos templos
mórmons situados em diversas cidades do mundo.
As principais denominações cristãs possuem uma visão da
Igreja Mórmon como estando para além do cristianismo. O presbiterianismo afirma
que o mormonismo é uma nova e emergente tradição religiosa distinta da tradição
histórica apostólica da igreja cristã. Em 2000, durante sua conferência geral,
a Igreja Metodista afirmou que a Igreja Mórmon por auto definição e por sua
doutrina, não se enquadra dentro dos limites da tradição histórica da fé
cristã. A Igreja Mórmon não se declara protestante, pois afirma não protestar a
Igreja Católica, mas sim cristã.
Do ponto de vista dos cristãos que defendem crenças, a área
mais discutida é a rejeição dos Santos dos Últimos Dias a certos credos
ecumênicos, como o Credo niceno-constantinopolitano, que define a visão
predominante do deus cristão como uma trindade de três pessoas distintas e
consubstancial. Na teologia mórmon a trindade é vista como Deus Pai, seu filho,
Jesus Cristo, e o Espírito Santo, como três pessoas distintas, porém, com mesmo
propósito. Outras diferenças significativas entre a Igreja Mórmon e outras
denominações do Cristianismo, deve-se ao fato da aceitação da igreja de
escrituras adicionais, doutrina e práticas para além do que é encontrado na
Igreja Católica ou versões da Bíblia protestante.
Várias doutrinas e práticas da Igreja Mórmon são únicas no
cristianismo. A Cosmologia Mórmon, o Plano de Salvação, que inclui uma vida
pré-mortal, os Três Graus de Glória e a doutrina de exaltação são distintos
entre as demais religiões cristãs. Em particular, a Igreja Mórmon ensina que
cada espírito humano é um filho espiritual literal de Deus. Além disso, a
igreja ensina que o ser humano pode alcançar, por meio da expiação de Jesus
Cristo, a exaltação, o que significa que todos os seres humanos podem herdar a
glória e tudo que deus possui. Eles acreditam que a exaltação inclui a
reunificação da família mortal depois da ressurreição e da capacidade de ter
filhos espirituais na vida após a morte. Para obter esse estado de divindade, a
igreja ensina que é preciso ter fé em Jesus Cristo, exercer o arrependimento,
ser batizado por quem tem autoridade do sacerdócio e receber o dom do Espírito
Santo e realizar convênios (ordenanças) no templos. A cerimônia de selamento
mórmon reflete uma visão singular no que diz respeito às famílias. De acordo
com a teologia mórmon, homens e mulheres legalmente casados podem ser selados
uns aos outros para que seu vínculo conjugal continue após a morte. As crianças
também podem ser selados a seus pais biológicos ou adotivos de forma
permanente. Negar o Espírito Santo, derramar sangue inocente e o adultério são
os pecados mais abomináveis. Não são admitidas relações sexuais antes do
casamento.
Os Santos dos Últimos Dias obedecem a uma Lei da Saúde,
chamada de Palavra de Sabedoria. A Palavra de Sabedoria é uma lei pela qual os
adeptos da igreja devem abster-se do consumo de bebidas alcoólicas, café, chá
preto, drogas ilícitas e tabaco. Assim sendo, os Santos dos Últimos Dias seguem
este código de conduta relativo ao cuidado e respeito com seus corpos físicos.
Acreditam que seus corpos são sagrados. Além dessa lei de saúde, há também a
chamada Lei da Castidade, que diz que os Santos dos Últimos Dias devem manter
relações sexuais apenas após o casamento e respeitar a fidelidade. A Lei da
Castidade ensina que a intimidade sexual é sagrada aos olhos de Deus, é
ordenada por Ele para criação de filhos e expressão do amor conjugal. Além
disso, todos os homens jovens solteiros entre 18 e 26 anos que são
suficientemente saudáveis e muitos casais aposentados voluntariamente são
incentivados a servirem como missionários em diversos países do mundo por um
período de até dois anos, além de prestarem serviços humanitários. As mulheres
jovens solteiras, de 19 a 27 anos, também podem servir como missionárias por um
período de 18 meses.
REGRAS DA FÉ
Joseph Smith Júnior resumiu a doutrina da igreja em treze
pontos fundamentais. Este resumo encontra-se publicado na Pérola de Grande
Valor e são chamados de Regras de Fé, a saber:
1. Cremos
em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo;
2. Cremos
que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão
de Adão;
3. Cremos
que por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva por
obediência às leis e ordenanças do Evangelho;
4. Cremos
que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no
senhor Jesus Cristo; segundo, arrependimento; terceiro, batismo por imersão
para a remissão de pecados; quarto, imposição de mãos para o dom do Espírito
Santo;
5. Cremos
que um homem deve ser chamada por Deus, por profecia e pela imposição das mãos,
por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar as suas
ordenanças;
6. Cremos
na mesma organização que existia na igreja primitiva, isto é: apóstolos,
profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.
7. Cremos
no dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas,
etc.
8. Cremos
ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente, cremos
também ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus;
9. Cremos
em tudo que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que ainda
revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus;
10.
Cremos na coligação literal de Israel e na
restauração das dez tribos de Sião (a Nova Jerusalém) que será construída no
continente americano; que Cristo reinará pessoalmente na Terra; e que a Terra
será renovada e receberá a sua glória paradisíaca.
11.
Pretendemos o privilégio de adorar a Deus
Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos
a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que
desejarem;
12.
Cremos na submissão a reis, presidentes,
governantes e magistrados, na obediência, honra e manutenção da lei;
13.
Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos,
benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens; na realidade
podemos dizer que seguimos a admoestação do Paulo: Cremos em todas as coisas,
confiamos em todas as coisas, suportamos muitas coisas e esperamos ter a capacidade
de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou
louvável, nós a procuraremos.
CRENÇAS BÁSICAS
A igreja resume sua doutrina em dezessete crenças, chamadas
de Crenças Básicas, a saber:
1. Deus
é nosso Pai Celestial. Ele nos ama e deseja que voltemos a Ele;
2. Jesus
Cristo é o Filho de Deus. Ele é nosso Salvador. E nos redime da morte proporcionando
a Ressurreição. Ele nos salva do pecado quando nos arrependemos;
3. Que
Deus e Jesus Cristo são dois seres separados e ressurretos;
4. Por
meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos voltar a viver com Deus se guardarmos
seus mandamentos;
5. A
queda de Adão e Eva foi necessária para toda a humanidade;
6. O
Espírito Santo nos ajuda a reconhecer a verdade;
7. Adão,
em sua pré-existência, foi o arcanjo Miguel;
8. Os
primeiros princípios e ordenanças do evangelho são fé em Jesus Cristo, arrependimento,
batismo, e recebimento do dom do Espírito Santo;
9. A
autoridade do sacerdócio de Deus existe hoje em sua igreja, da mesma forma que
na igreja original;
10.
Adão já batizava em nome do Pai e do Filho e
do Espírito Santo;
11.
A Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e
Convênios e a Pérola de Grande Valor, são a Palavra de Deus;
12.
Deus revela sua vontade aos profetas de hoje
em dia, da mesma forma que o fazia antigamente;
13.
Nossa vida tem um propósito sagrado;
14.
Joseph Smith Júnior foi o primeiro profeta
após a morte de Jesus Cristo e seus apóstolos. Após ele outros homens vêm sendo
chamados e ordenados por Deus, para guiar e orientar os santos de acordo com a
autoridade recebida por Deus para agir em seu nome.
15.
As famílias podem ficar juntas para sempre;
16.
Os mortos podem ser batizados por procuração;
17.
Por meio do serviço aos outros, podemos
experimentar a alegria e ficar mais perto de Deus.
PALAVRAS DE SABEDORIA
A Palavra de Sabedoria é o nome dado a uma parte do livro de
Doutrina e Convênios escrito por Joseph Smith Júnior, em 1833, que descreve o
código da saúde recomendado pela igreja. A aderência às proibições de consumo
de bebidas alcoólicas, café, chá preto, tabaco e uso e tráfico de drogas
ilícitas é um pré-requisito para o batismo na igreja e para os membros entrarem
no templo da igreja. Portanto, mais do que um conselho, a Palavra de Sabedoria,
hoje, é um mandamento.
A Palavra de Sabedoria pode ser usada como uma analogia, em
que nosso corpo é um templo, sendo um templo precisa ser bem cuidado. Inclui
uma lista de recomendações alimentares, incluindo o uso frequente de grãos,
frutas, legumes e pouco consumo de carnes. Ao longo dos anos, a igreja
adicionou dicas para manter a saúde, que foram acrescentadas e são consideradas
parte da Palavra de Sabedoria. Algumas sugestões incluem o exercício regular, a
melhoria da saúde física e mental, estudo diário das escrituras e educação do
país onde residem, etc. Na Conferência Geral da Igreja de 9 de setembro de
1851, Brigham Young declarou que as recomendações dentro da Palavra de
Sabedoria estavam sendo tomadas para todas as ordens aos Santo dos Últimos
Dias. A Palavra de Sabedoria é considerado um princípio, com a promessa que
inclui bênçãos tanto físicas, como espirituais para aqueles que a cumprem.
ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA
As congregações da igreja, são denominadas por Alas
(unidades com mais de cem membros) ou Ramos (unidades com menos de cem
membros), são geralmente organizadas geograficamente, ao contrário das outras
principais denominações cristãs. Para as reuniões de domingo, a igreja está
agrupada em capelas onde grupos de pessoas – pertencentes a uma determinada Ala
ou Ramo – se reúnem com o propósito de aprender as doutrinas da igreja e adorar
a Jesus Cristo. Embora o edifício possa ser referido como uma capela, a sala
utilizada como uma capela para serviços religiosos é realmente apenas um
componente da capela-padrão. A Capela compõem de jardim, salas de aula, palco
para apresentações culturais, quadra para prática esportiva. A igreja dispões
de um site para uma visita virtual e também um localizador de capelas online
que pode ser usado para localizar os locais e horários de reuniões de suas
congregações em todo o mundo.
HIERARQUIA DO SACERDÓCIO
A igreja é organizada em uma estrutura hierárquica do
sacerdócio administrada por homens. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que
Jesus Cristo dirige a igreja através de revelações, quase sempre obtidas
através de um único homem, chamado “profeta”, ou ainda, presidente. O atual
presidente é Russel M. Nelson. Ele e dois conselheiros – que geralmente são
ordenados apóstolos – formam a chamada Primeira Presidência, o organismo que
preside a igreja, juntamente com outro doze apóstolos chamados de Quórum dos
Doze Apóstolos. Quando o presidente morre, seu sucessor é invariavelmente o
membro mais antigo do Quórum dos Doze Apóstolos, que reconstitui, em seguida,
uma nova Primeira Presidência. Estes homens, e os outros membros masculinos da
liderança da igreja, são chamados de Autoridades Gerais. Todos os homens acima
de dezoito anos, legalmente casados, são incentivados a doar um dízimo de 10%
dos seus rendimentos mensais à igreja. Estes também são incentivados a reservar
um dia durante cada mês para realizarem, em conjunto, serviços gratuitos à
comunidade.
O Centro de Conferências é onde a igreja realiza suas
conferências anuais. Todos os homens, acima de doze anos, são convidados a
receber o sacerdócio. A ordenação ocorre numa cerimônia onde as mãos são
colocadas sobre a cabeça de um ordenado. O sacerdócio é dividido em dois:
Sacerdócio Aarônico, para homens de doze aos dezessete anos; e Sacerdócio de
Melquisedeque, para homens acima dos dezoito anos. Desde 1978, a adesão, no
sacerdócio foi aberto a todos os homens de todas as etnias.
QUÓRUM DOS DOZE APÓSTOLOS
O Quórum dos Doze Apóstolos é um dos organismos que regem a
hierarquia da igreja. Os membros do Quórum do Doze Apóstolos, são chamados
também de profetas, videntes, reveladores e testemunhas especiais de Jesus
Cristo.
O Quórum dos Doze Apóstolos foi organizado em 1835 e
designado como “um corpo de conselheiros”. Na igreja ele possui o segundo papel
de liderança, submetendo-se somente à Primeira Presidência. Após a morte de
Joseph Smith Jr, Brigham Young tornou-se o presidente do Quórum dos Doze
Apóstolos, assumindo o controle da igreja e enfatizando o papel do Quórum dos
Doze Apóstolos como o corpo central da igreja. Então, em 1847, o Quórum foi
reorganizado.
ORGANIZAÇÕES AUXILIARES
Sob a hierarquia do Sacerdócio, são quatro organizações
auxiliares que preenchem vários papéis na igreja: Sociedade de Socorro,
Organização das Moças, Organização dos Rapazes e a Primária. Em algumas
congregações, dependendo do número de membros em idade adulta que encontram-se
solteiros, pode formar-se uma organização para estes, chamada de Membros
Adultos Solteiros (MAS).
·
SOCIEDADE DE SOCORRO – É a principal
organização para mulheres da Igreja Mórmon acima de dezoito anos. A Sociedade
de Socorro foi uma das primeiras organizações de mulheres a ser criada no
mundo, em 1842, além de ser atualmente uma das maiores, com mais de 5,2 milhões
de mulheres em aproximadamente 170 países. O lema da organização foi criado por
Joseph Smith Júnior, sendo “A Caridade Nunca Falha”. Essa organização é
comandada a partir de uma Presidência Geral da Sociedade de Socorro e tem uma
Presidente da Sociedade de Socorro em cada congregação. Emma Hale Smith foi sua
primeira presidente.
·
ORGANIZAÇÃO DAS MOÇAS – Organização de jovens
mulheres dos doze aos dezessete anos. A Organização das Moças é administrada
por uma presidente e duas conselheiras. Esta organização é subdividida em três
ofícios: Abelhinhas, Meninas-Moças e Lauréis. Cada ofício desta possui um lema.
·
ORGANIZAÇÃO DOS RAPAZES – Organização de
jovens homens dos doze aos dezessete anos que possuem o Sacerdócio Aarônico.
Assim como na Organização de Moças, esta organização possui três ofícios:
Diácono. Mestre e Sacerdote
·
PRIMÁRIA – É uma organização para crianças
até doze anos.
·
A Igreja também opera vários programas e
organizações nas áreas de proselitismo, educação e bem-estar da igreja. Muitos
destes programas auxiliares são coordenados pelo Programa de Correlação do
Sacerdócio, que é projetado para fornecer uma abordagem sistemática para manter
a coerência em todo o mundo, a ortodoxia, e o controle das ordenanças da igreja,
doutrinas, organizações, reuniões, materiais e outros programas e atividades.
FINANÇAS
A igreja tem uma política muito severa em relação ao uso do
dinheiro. Nenhum homem ou líder eclesiástico da igreja pode receber qualquer
quantia em dinheiro. Todos os líderes da igreja são voluntários, e o dinheiro
somente é usado para manutenção e construção dos edifícios e materiais da
igreja.
A igreja não divulga suas demonstrações financeiras desde
1959, mas em 1997, a revista Time classificou-a como uma das mais ricas igrejas
do mundo per capita. Desde 2007, seus fins lucrativos e entidades de ensino
filial são auditadas por uma firma de contabilidade independente, a Deloitti
& Touche. Além disso, a igreja emprega um serviço de auditoria independente
que fornece a sua certificação em cada conferência geral anual de que as
contribuições da igreja são recolhidas e gastas de acordo com a política da
igreja.
A igreja recebe quase todos os fundo do dízimo. Segundo a
igreja, o dízimo é dedicado a fins eclesiásticos e não utilizados em
empreendimentos de fins lucrativos. A igreja utiliza os seus fundos do dízimo
para a construção e manutenção de edifícios e outras instalações; para imprimir
as Escrituras para o trabalho missionário, educacional, e outros programas
patrocinados pela igreja. Aproximadamente U$ 884,6 milhões são reservados pela
igreja anualmente para assistência humanitária realizada em diversos países.
Algumas parecerias internacionais são mantidas pela
entidade. A Cruz Vermelha dos EUA, a Fundação das Nações Unidas, os Centros de
Controle e Prevenção de Doenças, o Fundo para a Criança das Nações Unidas, a
Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e da Crescente Vermelho
são algumas das entidades filantrópicas internacionais que recebem ajuda de
custo humanitário dos mórmons, sendo que a igreja doou U$ 3 milhões para
providenciar vacinas contra sarampo para 200 milhões de crianças em 40 países
africanos.
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