DOCUMENTOS QUE BASEIAM A FÉ
MÓRMON
ESCRITURAS
Joseph Smith Jr. Foi o restaurador da igreja, ensinou que
Deus estava revelando coisas divinas aos homens. A igreja aceita livros
sagrados e revelações que complementam e esclarecem a Bíblia. Além disso, Deus
pode dar a revelação para aqueles que presidem esta igreja, e revelações
pessoais a qualquer homem ou mulher em qualquer lugar e situação, revelações
estas ligadas à sua vida pessoal e familiar. Eles são mantidos na Primeira
Presidência e os Doze Apóstolos da igreja como profetas, videntes e
reveladores.
A BÍBLIA
Todos os Santos dos Últimos Dias aceitam a Bíblia como escritura
sagrada, desde que esteja traduzida corretamente. Acreditam que suas profecias
são verdadeiras. Os Santos dos Últimos Dias estudam o Velho Testamento e o Novo
Testamento em classes de escola dominical, em suas reuniões aos domingos.
Entende-se que as escrituras são compilações de livros que mostram a vontade de
Deus através de seus respectivos profetas, e nota-se que há outros livros que
são mencionados na Bíblia que foram perdidos. Desde 2015, membros da igreja no
Brasil utilizam a Bíblia versão SUD que é uma revisão da Bíblia do Padre João
Ferreira de Almeida, Edição revista e corrigida de 1914. Antes de 2015, a
Bíblia preferida da igreja já era a tradução de João Ferreira de Almeida,
Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, edição corrigida e revisada, fiel ao
texto original. Esta Bíblia é usada quando autoridades da igreja fazem
citações.
O LIVRO DE MÓRMON
O Livro de Mórmon é, segundo acredita-se, um outro
testamento de Jesus Cristo, segundo a igreja, e é um volume de escrituras
sagradas, com um propósito semelhante a Bíblia e da teologia, e é considerado
por seus membros como a pedra fundamental de sua religião. É uma história de
comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas. A história começa
600 a.C., quando Deus enviou um profeta chamado Leí deixar Jerusalém com sua
família, e irem todos para uma terra da promessa: As Américas. Depois de Leí, o
senhor chamou outros profetas, como Néfi (filho de Leí), Mosias, Helamã, entre
outros. Mórmon foi um desses profetas. Também um dos acontecimentos mais
importantes relatados no Livro de Mórmon, é a visitação do Salvador Jesus
Cristo às Américas, após sua ressurreição. Também o livro tem uma promessa, que
se encontra no livro de Moroni, capítulo 10, versículo 3-5, “perguntar a Deus
com real intenção, a fim de saber se o livro é verdadeiro.”
De acordo com a Igreja Mórmon, Doutrina e Convênios é uma
coletânea de revelações divinas e modernas dadas por Deus a Joseph Smith Jr. E
alguns de seus sucessores. Contém instruções sobre o Sacerdócio, o trabalho
missionário, o trabalho dos templos, as glórias da eternidade, e trabalho para
os mortos, entre outros.
Doutrina e Convênios contém 138 seções, ou capítulos, e duas
demonstrações oficiais escritas por Joseph Smith Jr., mas também contém o que é
chamado pela igreja como “a palavra literal de Deus”. Entre os escritos, está a
Primeira Visão (seções 76, 110, 137 e 138), ordenações (seção 102), sentenças
(artigo 109 e 121), letras (artigo 127 e 128) instruções personalizadas (artigo
129 e 131) e declarações (artigo 134).
A maioria das seções foram escritas e desenvolvidas por
Joseph Smith Jr. a partir de 1829 até sua morte, em 1844. A última seção relata
uma visão dada a Joseph F. Smith em 1918 sobre o mundo dos espíritos e da
administração da obra missionária entre os mortos.
Joseph Smith Jr. |
PÉROLA DE GRANDE VALOR
Todos os Santos dos Últimos Dias aceitam uma coleção de
escritos sagrados, chamados de Pérola de Grande Valor. É uma seleção de
materiais ou itens de grande valor que estão relacionados a vários aspectos
importantes da fé e teologia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos
Dias. É composto de “O Livro de Moisés”, “O Livro de Abraão, “Joseph Smith –
Mateus”, “Joseph Smith – História” e as “Treze Regras de Fé”. O profeta Joseph
Smith preparou esse material separadamente e esses foram publicado durante os
anos nos jornais da igreja. Mais tarde, o élder Franklin D. Richards do Quórum
dos Doze sentiu que os membros da igreja precisam de melhor acesso a esses
artigos, preparando assim a “Pérola de Grande Valor” para esse fim. Foi
publicada pela primeira vez no ano de 1851 na Inglaterra em inglês. O livro foi
usado muito pelos membros da igreja, e mais tarde, em 1880, foi aceito como uma
obra padrão da Igreja Mórmon.
O LIVRO DE MOISÉS
O LIVRO DE ABRAÃO
No início do século XIX, um arqueólogo italiano, Antônio
Lebolo, encontrou alguns papiros nos túmulos egípcios. Quando ele morreu, eles
foram deixados para Michael Chandler. Joseph Smith Jr. os comprou, com a ajuda
de Oliver Cowdery e W.W. Phelps. A tradução foi feita supostamente em 1835,
pelo próprio Joseph Smith Jr. De acordo com ele, o livro era uma tradução de
alguns registros antigos escritos por Abraão, enquanto estava no Egito. O
livro, de acordo com os Santos dos Últimos Dias, descreve a história de Abraão
e seus primeiros anos de vida, incluindo a visão do cosmos.
JOSEPH SMITH – MATEUS
Livro de um único capítulo, faz parte da correção de Joseph
Smith Jr. fez da Bíblia para torna-la mais correta, com a ajuda de Deus. A
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continua a usar a Bíblia
cristã (sem os livros deuterocanônicos aceitos pela Igreja Católica, alguns
chamam de “apócrifos” para significar que a discussão destes textos é aberta)
mas considera a correção de Joseph Smith Jr. importante.
JOSEPH SMITH – HISTÓRIA
As seções deste livro contam a história oficial de Joseph
Smith Jr., escrita por ele próprio em 1838. Foi publicada em série no Times and
Seasons, em Nauvoo, Illinois, em 15 de março de 1842.
CULTURA E SOCIEDADE
Devido às diferenças no estilo de vida promovida pela doutrina
da Igreja Mórmon e da história, uma cultura distinta tem crescido em torno dos
membros da igreja. É sobretudo concentrado no Ocidente, mas como os membros da
igreja se concentram em todo o mundo, muitas das suas práticas distintivas,
como seguir a Palavra de Sabedoria, revelou lei ou código, semelhante ao
capítulo 11 de Levítico, na Bíblia, que proíbe o consumo de tabaco, álcool,
café e chá, e outras substâncias que causam dependência. Como resultado da
Palavra de Sabedoria, a cultura em algumas áreas do mundo, com uma alta
concentração de membros da igreja, tende a ser refletida.
Reuniões e programas extensivos são realizados regularmente
e se tornaram parte da cultura dos Santos dos Últimos Dias.
O Coro do Tabernáculo Mórmon, fundado em 1847, é um dos
maiores e mais antigos e renomados coros em todo mundo. É composto por 360
vozes e é geralmente acompanhado por um órgão de 623 tubos. A Orquestra da
Praça do Templo é constituída por 110 músicos. Todos os membros do Coro do
Tabernáculo Mórmon são voluntários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do
Últimos Dias. Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, realizado em Salt
Like City, o Coro do Tabernáculo Mórmon realizou a cerimônia de encerramento
oficial.
Todas as reuniões da igreja aos domingos começam com uma canção selecionada a partir da coleção de canções, chamada de hinário. Muitas canções e hinos são específicos para a igreja. O hinário moderno foi publicado em 1985 e possui 341 hinos. O primeiro hinário, compilado por Emma Smith em 1836, possuía apenas 26 hinos, todos eles presentes no hinário moderno. Entre os mais conhecidos estão: Que Manhã Maravilhosa!, Sou um Filho de Deus, Ó meu Pai, Hoje ao Profeta Rendamos Louvores, Um Pobre Aflito Viajou, Ó Élderes de Israel, entre outros.
Todas as reuniões da igreja aos domingos começam com uma canção selecionada a partir da coleção de canções, chamada de hinário. Muitas canções e hinos são específicos para a igreja. O hinário moderno foi publicado em 1985 e possui 341 hinos. O primeiro hinário, compilado por Emma Smith em 1836, possuía apenas 26 hinos, todos eles presentes no hinário moderno. Entre os mais conhecidos estão: Que Manhã Maravilhosa!, Sou um Filho de Deus, Ó meu Pai, Hoje ao Profeta Rendamos Louvores, Um Pobre Aflito Viajou, Ó Élderes de Israel, entre outros.
EVENTOS E ENCONTROS SOCIAIS
Quatro vezes por ano, as mulheres adultas (membros da
Sociedade de Socorro) frequentam a casa de uma família em busca de
enriquecimento espiritual. A reunião pode ser constituída por um projeto de
serviço (quando as mulheres se organizam e ajudam a família na organização do
lar) ou assistir a um evento social. A Sociedade de Socorro também oferece
atividade complementares para as mulheres com as mesmas necessidades e interesses.
A igreja emitiu em 1995, a edição A Família: Proclamação ao
Mundo, que revela a postura oficial da igreja em relação à família.
Além destas reuniões regulares, reuniões adicionais são
frequentemente realizadas na igreja. Auxiliares oficiais da liderança podem
realizar reuniões ou treinamentos para membros da igreja dependendo de cada
situação. A Organização dos Rapazes e Moças, uma das organizações estruturais
da igreja, realiza uma vez por ano uma atividade onde os jovens aprendem
técnicas de escotismo e progresso pessoal, além de muitas atividade saudáveis e
divertidas. Outras atividades populares são o aprendizado de técnicas de
basquete, destinada a jovens em geral, estes por sua vez, são convidados por
jovens mórmons, de história familiar, conferências, devocionais (para jovens e
membros solteiros). Membros da igreja também podem utilizar o edifício da
igreja para casamentos, recepções e funerais.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO E ARTES
A cultura criou importantes oportunidades de negócio para os
Santos dos Últimos Dias. A maior parte dessas comunidades são na área de
cinema, websites, arte gráfica, fotografia e pinturas. A igreja possui uma
editora chamada Deseret Book, situada em Salt Lake City, responsável por grande
parte das edições notáveis e outras publicações da igreja que são vendidas.
Alguns dos títulos se tornaram populares fora da comunidade mórmon são a
trilogia Tempo de Glória e o filme The Other Side of Heaven (O Outro Lado do
Céu). Uma série de obras foram bem sucedidas apenas no seio da comunidade
mórmon. A BYU Television, um canal de televisão por satélite operado pela
University Brigham Young, é de propriedade da Igreja Mórmon. Publicam também
mensalmente em várias línguas a revista A Liahona.
GENEALOGIA
A igreja mantém registros cuidadosos de seus membros, e
facilita-lhes a compilação e armazenagem de informações sobre a sua
ascendência. Essas informações são importantes devido à crença na possibilidade
de salvação dos antepassados, mediante o batismo vicário feito pelos seus
descendentes. Os membros da igreja acreditam que a salvação só poderá ser
alcançada se os antepassados aceitarem o Evangelho no “mundo espiritual”, lugar
onde o espírito dos mortos aguarda a ressurreição.
Os Santos dos Últimos Dias acreditam que possuem uma grande
obrigação para com os mortos. O conhecimento da origem da família, sua ligação,
a tradição, a cultura e a religião, são tidas como um princípio para os adeptos
do mormonismo. Realizam, por procuração, portarias em templos da igreja para
familiares falecidos dos seus membros, com o propósito de lhes permitir receber
as bênçãos divinas provenientes aos que cumprem a doutrina mórmon. Os Santos
dos Últimos Dias acreditam que assim, as família poderão ser eternas. Isto foi
que motivou a igreja criar em manter o Centro de História da Família, que se
localiza em Utah.
Os arquivos de genealogia da igreja são riquíssimos em
conteúdo, sendo referência mundial. No Brasil, o principal Centro de História
da Família situa-se em São Paulo, no bairro do Caxingui, distrito do Morumbi,
fundado em 1984.
EDUCAÇÃO
A igreja possui um programa educacional chamado “Seminário”,
voltado a adolescentes dos catorze aos dezessete anos membros da igreja. Jovens
mórmons são instruídos na doutrina, escrituras e história mórmon todos os dias.
Pessoas de dezoito aos trinta anos faze parte do “Instituto de Religião”. Programa
similar também mantido pela igreja que realiza semanalmente ou bissemanalmente.
Quase 750.000 estudantes mórmons participam nestes dois programas e são
ensinados por mais de 35.000 professores.
Possui ainda um programa extensivo de educação secular, com
universidades nos Estados Unidos e Israel e escolas secundárias. É de
propriedade da igreja a Universidade Brigham Young, uma universidade privada
sediada na cidade de Provo, sendo a mais antiga instituição educacional
existente no oeste dos Estados Unidos, fundada em 16 de outubro de 1875 e a
maior universidade religiosa da América. Cerca de 98% dos 34.067 alunos da
universidade são mórmons.
Em 2001, a igreja estabeleceu o Fundo Perpétuo de Educação.
Empréstimos sem juros são feitos a estudantes pobres mórmons para que estes
financiem seus estudos. Estudantes residentes em países em desenvolvimento são
tidos como prioritários. Mais de 10.000 empréstimos já foram feitos pela
igreja.
A igreja mantém um programa de educação chamado Pathway, que é um programa que visa ajudar tanto estadunidenses como estrangeiros de qualquer país a estudar na Universidade Brigham Young tanto à distância como no próprio campus a preços bem abaixo da média nos Estados Unidos.
A igreja mantém um programa de educação chamado Pathway, que é um programa que visa ajudar tanto estadunidenses como estrangeiros de qualquer país a estudar na Universidade Brigham Young tanto à distância como no próprio campus a preços bem abaixo da média nos Estados Unidos.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias diz-se
contrária à prática do aborto. No entanto, aceita o aborto em casos limitados,
por exemplo, se a concepção foi causada por estupro ou incesto, quando a mãe
está com a vida em perigo e quando for demonstrado que o feto padece de graves
defeitos que não lhe permitiria viver após o nascimento. Ainda assim, nestes
casos, recomenda-se que a mãe deve pensar e explorar, juntamente com a família
e líderes da igreja, a orientação de Deus antes de tomar uma decisão. A igreja
oferece adoção, especialmente para casais que têm dificuldade de ter filhos.
A homossexualidade é vista pela igreja como um conjunto de “pensamentos,
sentimentos e comportamentos”, e não como uma condição inalterável. A Igreja
Mórmon afirma acolher os seus membros assumidamente gays ou lésbicas sob certas
condições. Ela ensina que os desejos e sentimentos homossexuais, embora por
vezes involuntários, podem e devem ser verificados e controlados. A Lei da
Castidade, seguida pela igreja, e que orienta os membros a não praticarem o
sexo antes do casamento, é aplicada aos membros homossexuais da mesma forma. A
prática da homossexualidade sem arrependimento está sujeita à excomunhão, assim
como o adultério ou quebra da Lei da Castidade. No entanto, os membros da
igreja que possuem tendências homossexuais permanecem dentro da igreja, desde
que se abstenham da prática homossexual. Esses membros são constantemente
acompanhados espiritualmente por seus líderes.
Em 1997, Gordon B. Hinckley, presidente da igreja na época,
oficialmente saudou os gays membros da igreja e afirmou-os como pessoas de bem
em uma entrevista: “Agora temos gays na igreja. Boas pessoas. Nós não tomamos nenhuma
medida contra essas pessoas, desde que não se envolvam em transgressão, a
transgressão sexual. Se o fizerem, nós fazemos com eles exatamente o que
faríamos com os heterossexuais que transgridam.”
Em 2009, a igreja anunciou, pela primeira vez, seu apoio as
leis que garantem direitos a homossexuais, ao formalizar seu apoio ao projeto
de lei que proibia a discriminação de gays e lésbicas no trabalho e na
habitação, em Salt Lake City. A lei foi aprovada. Em Utah, onde mais de 70% da
população é mórmon, políticos mórmons são maioria na Câmara, no Senado e nos
conselhos municipais.
Em 3 de novembro de 2015, a igreja alterou o Manual de
Instrução volume 1, item 16.13, sobre crianças morando com pais em relação
homoafetiva, sendo ela adotada ou não. Elas só devem ser batizadas após atingir
a maioridade legal e, somente se, não morar mais com os pais que estão em um
relacionamento e/ou casamento homossexual. Além disso, a criança deve rejeitar
a prática de casamento ou coabitação homossexual. Quando o fato se tornou
público, milhares de pessoas pediram excomunhão nos EUA. A igreja afirma que
essa política de batismo visa proteger a criança.
A igreja afirma ser neutra em matéria de política
partidária. Isso se aplica em todas as nações em que está estabelecida. Os
Santos dos Últimos Dias afirmam serem submissos ao regime político de seu país.
Entre os princípios da Igreja Mórmon, está o incentivo a seus membros em
desempenhar seu papel como cidadãos responsáveis em suas comunidades, inclusive
usando seu direito ao voto nas eleições. Nos Estados Unidos onde o voto é
obrigatório, a igreja recomenda que seus adeptos façam o uso do voto, mas
afirma que não indica qualquer candidato a seus membros ou faz apologia a
partidos políticos, assim como não permite que suas propriedades sejam usadas
para fins políticos partidários. Declara-se apartidária.
A igreja tem sido alvo de críticas por sua postura, muitas
vezes controversa, desde seus primeiros anos em Nova York e Pensilvânia. Na
década de 1820, as críticas davam-se em torno da afirmação de Joseph Smith Jr. Em
ter descoberto um conjunto de placas de ouro, e a partir do qual o Livro de
Mórmon foi traduzido. Na década de 1830, a maior crítica deu-se ao suposto
envolvimento de Joseph Smith Jr. em um fraudulento golpe bancário, inclusive
com a impressão ilegal de dinheiro – o AntiKirtland Safety Society Bank, no
estado de Ohio. Houve também a publicação do Livro de Mandamentos, onde
aparecia a suposta revelação de Deus para que todos os bens dos gentios fossem “consagrados”
aos Santos dos Últimos Dias no Missouri, culminando assim na Guerra Mórmon em
1838. Na década de 1840, a crítica maior era centrada nas aspirações
teocráticas da igreja em Nauvoo, no estado de Illinois, onde Joseph Smith Jr. foi
proclamado prefeito da cidade. A publicação desta crítica pelo jornal Nauvoo
Expositor desencadeou a fúria do prefeito, que mandou seu exército, também
ilegal, destruir a imprensa deste jornal. Uma série de eventos foram
desencadeados e culminou no seu assassinato em 1844.
Após a igreja aceitar abertamente a prática do casamento
plural durante a segunda metade do século XIX, inúmeras críticas em nível nacional
sobrevieram em tornaram-se bastante comuns, principalmente pelo fato dos
Estados Unidos não permitirem a prática da poligamia no país. Críticas também
surgiram em torno das aspirações teocráticas da igreja no território de Utah.
Em 1857, a igreja também recebeu críticas da imprensa após o Massacre de Mountain
Meadows no sul de Utah, no qual colonos mórmons uniram-se a índios nativos da
região com o objetivo de criar o estado de Deseret.
Críticos acadêmicos têm questionado a legitimidade de Joseph
Smith Jr. como um profeta, especialmente a autenticidade histórica do Livro de
Mórmon, pela absoluta falta de provas a seu favor e pelas inúmeras provas
contra, e do Livro de Abraão, pois hoje todos os fac-símiles e o texto dos
papiros “traduzidos” não passam do Livro dos Mortos do Egípcios.
A crítica contra a igreja também se dá sobre o revisionismo
histórico, a oposição da igreja à homossexualidade e as políticas racistas e
sexistas. Entre notáveis críticos da Igreja Mórmon do século XX estão Jerald
Tanner e Sandra Tanner além de Fawn Brodie.
Parte dos membros da igreja fizeram intensa campanha em 2008
a favor da lei que permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a campanha
chegou a arrecadar mais de 20 milhões de dólares, investidos em campanhas
publicitárias na Califórnia, o que gerou debates contrários à denominação e
protestos de organizações dos direitos dos homossexuais entre outros. Embora a
igreja ainda afirme ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apoiou
leis que garantiam direitos a comunidade LGBT em Salt Lake City.
Devido às grandes diferenças em sua doutrina, a igreja é
geralmente distinta da tradição histórica do Cristianismo, muitas vezes chamada
de não Cristão, por católicos, ortodoxos, protestantes e outras denominações
religiosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.