domingo, 12 de maio de 2019

DIFERENÇAS ENTRE A VESTIMENTA FEMININA ISLÂMICA



O hijab, é o rigoroso código de vestimenta feminina islâmica, significa “cobrir e esconder o corpo”, onde se determinam as formas de como devem se vestir uma mulher fora de casa, não podendo ser vista por nenhum outro homem, além de seu marido e familiares próximos.

Mesmo que a palavra hijab faça referência ao Código Islâmico de vestimenta feminina em seus diversos tipos e não a uma peça em concreto, o termo "Hijab" (o véu hijab) também pode se referir ao lenço que cobre o Cabelo e pescoço da mulher, mas não o rosto. Esta peça é a mais associada mundialmente ao Islã.

A burca é uma peça de tecido que cobre totalmente o corpo a partir do rosto onde uma espécie de grade na área dos olhos lhes permite uma escassa visão às mulheres, leva-se em uma só cor onde geralmente é celeste. A burca é usada de forma obrigatória no Afeganistão onde foi introduzida entre 1901 e 1919 durante o mandato do Emir Habibulla que impôs o seu uso às suas 200 mulheres. Também é usado por uma minoria do norte de África. Algumas pessoas chamam a burca como "a cadeia de tecido".



O nicab é um véu que cobre completamente o rosto exceto os olhos e é levado em conjunto com um vestido longo chamado abaya, geralmente ambas as roupas são apenas de cor preta. O uso do nicab é estendido por países do golfo persa, principalmente na Arábia Saudita , Bahrein , Catar , Emirados Árabes Unidos , Iraque , Kuwait e Omã , embora também seja utilizado em alguns lugares do norte de África e da Ásia Ocidental.


A burca e o nicab foram associadas a doenças da pele, bem como raquitismo, osteoporose, câncer, fortes dores de cabeça e náuseas devido à falta de exposição à luz solar.


O Chador é uma peça de tecido colocada sobre a cabeça que cobre todo o corpo, exceto o rosto e é usado na cor preta em sua maioria. O Chador é uma peça tipicamente do Irã e o seu uso não é obrigatório mesmo que quase a totalidade das mulheres iranianas o utilizem já que o governo promove o seu uso.



O khimar ou jimal é um véu muito parecido com o chador mas mais curto onde cobre o cabelo, o pescoço e os ombros chegando até a cintura, podem ser de diferentes cores.


O AL-Amira é um véu que consiste de duas peças, uma que cobre o cabelo e outra que é um lenço que cobre a mesma até os ombros, podem ser de diferentes cores. O AL-Amira é utilizado em países islâmicos especialmente do sudeste asiático como a Malásia , Indonésia , Brunei e Singapura , bem como no Líbano .


La shayla, é muito parecido com o véu hiyab e consiste em um pano retangular que deve ser enrolado ao redor da cabeça, caindo sobre os ombros, é muito utilizada no Líbano.




Em países europeus como a França , Países Baixos , Bulgária , Bélgica e Áustria (na Dinamarca está a ser discutido o tema) é proibido utilizar a burca ou o niqab em espaços públicos; o uso das outras roupas do Código Islâmico também é limitado por lei.


Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: