sábado, 18 de maio de 2013

MATÉRIA DA PROVA PARA A SEXTA SÉRIE


Avaliação Mensal da 6.ª Série

 

Povos Árabes e Islamismo

 

História do Islamismo


Introdução

           A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavra para designar Deus em árabe).

           Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.

Vida do profeta Maomé

           Muhammad (Maomé) era da tribo de coraich e nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém encontra grande resistência e oposição. As tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de vários deuses tribais.

           Maomé começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano.

           Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Ao retornar para Meca, consegue implantar a religião muçulmana que passa a ser aceita e começa a se expandir pela península Arábica.

           Reconhecido como líder religioso e profeta, faleceu no ano de 632. Porém, a religião continuou crescendo após sua morte.

Livros Sagrados e doutrinas religiosas

           O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.

           Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.

Preceitos religiosos

           A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios:

           - Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta;

           - Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados;

           - Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos;

           - Realização diária das orações;

           - Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

Locais sagrados

           Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

Divisões do Islamismo

           Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.

 

ISLAMISMO

(Livro didático: Projeto Araribá – História – 7.º Ano , páginas 42 e 43, A Arábia e os Árabes)

 

1)       Onde vivem os povos árabes?

Resposta: Os povos árabes são oriundos e vivem na Península Arábica.

 

2)       Qual sua língua e qual a origem desta?

Resposta: Eles falam o árabe que é uma língua semita que tem a mesma origem da língua dos Hebreus.

 

3)       Como podemos dividir geograficamente a Península Arábica?

Resposta: Podemos dividir a Península Arábica em duas partes: uma dominada pelos desertos, dunas e oásis e outra situada nas regiões costeiras banhadas pelas águas do Mar Vermelho e do Oceano Indico.

 

4)       O que são os oásis?

Resposta: São pequenas áreas servidas de fontes de água que possibilitam desenvolver a agricultura devido à fertilidade do solo.

 

5)       Como viviam os grupos humanos que habitavam o deserto arábico?

Resposta: Os povos árabes que habitavam o deserto não tinham unidade política; a maioria vivia dispersa, cada grupo com suas leis e chefes tribais.

 

6)       Como eram chamados esses povos do deserto?

Resposta: Eram denominados Beduínos.

 

7)       Como era a vida dos Beduínos?

Resposta: Eram nômades, viviam andando pelo deserto em grupos armados, controlando a vida dos agricultores e artesãos dos oásis. Criavam camelos, carneiros e cabras, animais capazes de suportar o clima quente e seco do deserto.

 

8)       Como eram chamadas as regiões banhadas pelo Mar Vermelho e pelo Oceano Indico pelos romanos?

Resposta: Os romanos chamavam essas regiões de Arábia Feliz (Yemmen, em árabe), pois eram mais chuvosas e férteis.

 

9)       O que propiciou o fato das regiões litorâneas da Península Arábica serem mais chuvosas e férteis para os seus habitantes?

Resposta: Possibilitaram um desenvolvimento maior da agricultura e do comércio, além da formação de vilarejos.

 

10)   Como surgiram as cidades Árabes?

Resposta: Os comerciantes e artesãos que moravam em vilarejos onde se realizavam feiras periodicamente, com o passar do tempo  essas feiras tornaram-se permanentes dando origem às cidades árabes.

 

11)    Qual era a principal atividade econômica praticada nas cidades Árabes?

Resposta:  O comércio, pois esses árabes sedentários urbanos trocavam produtos com as grandes caravanas de comerciantes beduínos, que traziam produtos do Oriente e de várias regiões da Arábia.

 

12)   Como era a religião dos povos árabes até o século VII?

Resposta: A religião destes povos era politeísta e fetichista, acreditavam em deuses que se incorporavam em pedras ou árvores e que espíritos bons e maus manifestavam-se na forma animal.

 

13)   Qual era o principal centro de culto e peregrinação dos Árabes e o que havia lá para se adorar?

Resposta: Era Meca onde havia um santuário conhecido como Caaba e no interior deste santuário ficavam centenas de símbolos religiosos tribais entre esses símbolos destacava a Pedra Negra, que segundo a tradição, era branca, mas escureceu devido aos pecados humanos.

 

14)    Como era Meca?

Resposta: Era uma cidade com intensa prática religiosa que a transformou num grande centro comercial para todos os povos árabes, estimulando assim, ainda mais a peregrinação para a cidade e também seu desenvolvimento comercial.

 

15)    Como Meca era comandada?

Resposta: Meca era guardada pelos integrantes da tribo dos coraixitas, que controlavam as atividades econômicas da cidade.

 

 

16)    O que é uma Tribo?

Resposta: Grupo formado por um chefe e seus seguidores, ligados a um ancestral comum.

 

17)   O que é um Beduíno?

Resposta: Palavra de origem árabe que significa “aquele que vive no deserto”.

 

18)   O que significa o politeísmo?

Resposta: Crença na existência de mais de um deus.

 

19)   Qual a definição para uma pessoa fetichista?

Resposta: Pessoa que cultua objetos considerados sagrados.

 

20)   Qual animal era muito importante para os beduínos árabes, devido sua resistência ao calor e também por transportar uma grande quantidade de carga?

Resposta: O Camelo.

 
 

ISLAMISMO

NASCIMENTO E A EXPANÃO DO ISLÃ

(Livro didático: Projeto Araribá – História – 7.º Ano , páginas 44 e 45)

 

1)       Quem foi Maomé?

Resposta: Profeta árabe, criador da doutrina religiosa denominada islamismo.

 

2)       Quando e onde nasceu Maomé?

Resposta: Nasceu na cidade de Meca, por volta do ano de 570.

 

3)       Quando era jovem o que Maomé fazia e o que isso proporcionou a ele?

Resposta: Desde muito jovem Maomé acompanhava as caravanas de comércio com os seus pais o que proporcionou a ele entrar em contato com diferentes povos.

 

4)       Quais as duas religiões do Oriente Médio que influenciaram Maomé e qual sua principal característica?

Resposta: Maomé entrou em contato com as duas grandes religiões do Oriente Médio: o judaísmo e o cristianismo, que tinham como característica principal o monoteísmo, ou seja, a crença em um único deus.

 

5)       Como foi que Maomé adotou uma nova doutrina e passou a ser seu propagador?

Resposta: Segundo a tradição no ano de 610 Maomé recebeu uma revelação divina do arcanjo Gabriel, três anos depois passou a pregar entre os árabes a existência de um único deus: Alá, nome que era usado para designar um dos deuses locais.

 

6)       Como se passou a chamar a nova religião e o que significa?

Resposta: A nova religião recebeu o nome de islã, palavra de origem árabe que significa “submissão total à Deus”.

 

7)       Como passaram a se chamar os seguidores da nova doutrina islamita?

Resposta: Muçulmanos

 

8)       O que significa a palavra Muçulmano?

Resposta: Muçulmano deriva do verbo árabe aslama, que quer dizer submetido a Deus.

 

9)       Qual a fonte principal da religião islâmica?

Resposta: O judaísmo, pois segundo a tradição o profeta Maomé seria descendente de Ismael, o primeiro filho de Abraão, que é o patriarca fundador do judaísmo.

 

10)   Por onde Maomé começou suas peregrinações e quais suas primeiras atitudes?

Resposta: Maomé iniciou sua pregação monoteísta por Meca, que era um centro religioso do mundo árabe e lá destruiu todos os símbolos divinos tribais que estavam na Caaba, para demonstrar que Alá era o único e verdadeiro Deus.

 

11)   O que aconteceu com Maomé em Meca?

Resposta: Foi hostilizado pela elite da cidade e pelos seguidores de outros deuses e Maomé teve que fugir em 622.

 

12)   Para onde emigrou Maomé?

Resposta: Em 622, Maomé fugiu para a cidade de Yatrib, que passou se a chamar de Medina nome de origem árabe que significa a “cidade do profeta”.

 

13)   O que é a Hégira?

Resposta: É o nome como ficou conhecido a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina e este marca o início do calendário muçulmano.

 

14)   O que aconteceu com a doutrina de Maomé em Medina?

Resposta: Em Medina, Maomé, atraiu um grande número de seguidores e aliou-se aos chefes tribais conseguindo unificar as várias tribos  criando um único e grande Estado Árabe.

 

15)   O que é o Alcorão?

Resposta: Livro sagrado do islamismo que contém os ensinamentos transmitidos por Alá à Maomé

 

16)   O que é a Jihad?

Resposta: Na maioria das vezes a palavra “Jihad” é traduzida por guerra santa, porem significa literalmente “esforço em favor de Deus”. E para os muçulmanos trata-se de assumir o compromisso total com Alá, levando uma vida de acordo com os preceitos religiosos.

 

17)   Quando Maomé faleceu e qual problema ocorreu com a sua morte?

Resposta: O profeta Maomé morreu em 632 e iniciou uma luta pela sua sucessão, quando os califas passaram a chefiar os fiéis em meio de grandes disputas.

 

18)   O que significa a palavra Califa em árabe?

Resposta: Significa sucessores do profeta Maomé.

 

19)   Quem foi o escolhido para suceder o profeta Maomé?

Resposta: O escolhido para suceder Maomé foi Abu Bakr, um de seus primeiros seguidores.

 

20)   O que aconteceu após a morte de Abu Bakr?

Resposta: Iniciou-se o califado de Omar (634-644) este foi marcado pelas primeiras conquistas fora da Península Arábica: a Síria, o Egito, a Pérsia (atual Irã) e a Palestina foram conquistadas pelo Islã.

 

21)   O que foi a dinastia Omíada?

Resposta: A dinastia Omíada (661 – 650) iniciou-se com o quinto califa, e a partir daí o califado passou a ser hereditário e a capital do império foi transferida de Meca para Damasco, na Síria.

 

22)   Para onde se expandiu o Islã durante a dinastia Omíada?

Resposta: O islã expandiu-se para o Afeganistão, o norte da África e a Península Ibérica, constituindo o Império Muçulmano.

 

23)   Como foram os avanços dos Árabes na Europa?

Resposta: Após conquistar a península Ibérica os muçulmanos tentaram dominar o restante da Europa, mas foram barrados na Batalha de Poitiers em 732 pelos exércitos francos comandado por Carlos Martel, avô de Carlos Magno.

 

24)   Quem sucedeu a dinastia Omíada?

Resposta: No século VIII, a família dos Omíadas  foi substituída pela dos Abássidas, que transferiram a capital para Bagdá e reinou até 1258.

 

25)   Como os muçulmanos tratavam as outras religiões?

Resposta: A conversão forçada ao islã era proibida pelo Alcorão, devido a isso os muçulmanos adotaram políticas de estímulo à conversão, como oferecer isenção ou diminuição de impostos e facilidades para obter empréstimos e direitos políticos a outros povos o que impulsionou a conversão em massa dos povos conquistados.

 

26)   O que aconteceu com o islã após o século X?

Resposta: A partir do século X, o extenso território governado pelos Abássidas começou a enfraquecer politicamente, com o surgimento de dinastias regionais que favoreceu a invasão dos turcos-otomanos, que passaram a controlar a parte oriental dos domínios muçulmanos.

 

 

ISLAMISMO

ECONOMIA E CULTURA

(Livro didático: Projeto Araribá – História – 7.º Ano , páginas 46, 47 e 48)

 

 

1.       Os árabes foram grandes navegadores tanto no Mar Mediterrâneo quanto pelo Oceano Indico onde se apoderaram das principais rotas comerciais marítimas que ligavam o Ocidente e o Oriente. O que essa situação possibilitou?

Resposta: Possibilitou que os árabes comercializassem as mercadorias mais apreciadas da época: especiarias da Ásia oriental, pedras preciosas da Índia, seda da China e ouro, escravos e marfim da África.

 

2.       Além do comércio qual era outro destaque econômico dos povos Árabes?

Resposta: Os muçulmanos se destacavam também no artesanato, e seus produtos eram apreciados em todo o mundo medieval pela qualidade e variedade.

 

3.       Onde era produzido esse artesanato?

Resposta: Nas oficinas artesanais que se concentravam nas cidades e se especializaram na produção de alguns artigos.

 

4.       Qual era a principal produção artesanal de Bagdá?

Resposta: Vidros, jóias, cerâmicas e sedas.

 

5.       Qual era a principal produção de Toledo na Espanha Moura?

Resposta: Espadas de ferro.

 

6.       Qual era o nome das moedas árabes?

Resposta: Dinar de ouro

 

7.       Quais povos foram assimilados pela cultura árabe?

Resposta: Pelos egípcios, mesopotâmicos, persas que eram povos conquistados, pelos gregos, hindus e chineses que eram povos que mantinham relações comerciais com os árabes.

 

8.       Quais autores gregos foram traduzidos para o árabe?

Resposta: Platão e Aristóteles.

 

9.       Quais foram os avanços árabes na matemática?

Resposta: Os árabes aprimoraram e difundiram uma criação indiana, os símbolos de 0 a 9, conhecidos como algarismos indo-arábicos e também contribuíram para desenvolver a álgebra e a aritmética.

 

10.    Como se chamava a química para os árabes e o que quer dizer?

Resposta: Alquimia: em árabe alkimya, estudo de substâncias orgânicas para obter o elixir da longa vida e estudo dos metais e de suas supostas propriedades de transmutação em ouro.

 

11.    Quais foram as descobertas químicas produzidas pelos árabes?

Resposta: Produziram o álcool e o sabão e novas substâncias como e processos químicos como a extração do mercúrio, de novas fórmulas para preparar o vidro e o esmalte, as noções sobre ácidos e seus derivados.

 

12.    Quais foram os avanços árabes na medicina?

Resposta: ajudaram a identificar doenças contagiosas e formas de contaminação, fizeram a descoberta sobre a importância da higiene para a saúde e desenvolveram o conhecimento da Botânica por meio de criação de hortas medicinais.

 

13.    Qual livro importante foi reunido e escrito pelos árabes?

Resposta: As mil e uma noites.

 

14.    Quais destaques árabes na arquitetura?

Resposta: Deram especial importância às mesquitas (templos), ao palácio (sede do governo) e ao mercado.

 

9 comentários:

  1. Obrigado professor me ajudou de mais

    ResponderExcluir
  2. Ok, mas você pode se ajudar mais ainda: participando da aula e não fazendo bagunça! Boa prova!

    ResponderExcluir
  3. professor é muita coisa eu nao vou lembrar de tudo

    ResponderExcluir
  4. Essas perguntas são as mesmas do livro?

    ResponderExcluir
  5. Tenho Parkinson há quatro anos. Após pouca melhora com medicamentos, tentei por conta própria um tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic. Em alguns meses, percebi redução dos tremores, mais firmeza ao caminhar e mais energia. Essa experiência foi significativa para mim.
    Link: www.naturepathherbalclinic.com
    • info@naturepathherbalclinic.com

    ResponderExcluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: