domingo, 19 de maio de 2013

OBRAS DE LEONARDO DA VINCI



HOMEM VITRUVIANO é um desenho que acompanhava as notas de Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Usou como técnica Lápis e tinta sobre o papel e tem como dimensão 34 cm por 24 cm e está na Gallerie dell’Accademia em Veneza na Itália.

Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.



MONA LISA – A GIOCONDA – LA JOCONDE – MONA LISA DEL GIOCONDO é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci este quadro foi pintado entre 1503 e 1506 com a técnica de pintura a óleo sobre madeira de álamo, tendo como dimensão 77 cm por 53 cm e está guardada e exposta no Museu do Louvre na França.




A ÚLTIMA CEIA  - pintura de Leonardo da Vinci datada de 1495 a 1497. A técnica utilizada é mista com predominância da têmpera e óleo sobre duas camadas de preparação de gesso aplicadas sobre reboco, está localizada no refeitório de Santa Maria delle Grazie em Milão, onde o Duque Ludovico de Sforza, mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas o pintor deu um maior realismo e profundidade ao lugar. Leonardo passou grande parte destes três anos de sua vida dando atenção integral a esta pintura que sofreu com o tempo várias agressões desde abertura de uma porta pelos padres até ao bombardeio aéreo na Segunda Guerra Mundial.

            A Última Ceia, que em italiano é L’Ultima Cena e também Il Cenacolo) é um afresco para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado com descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.


A VIRGEM DAS ROCHAS – ou A Virgem dos Rochedos por vezes chamada de Madonna dos Rochedos é datada de 1483 a 1846, tem as dimensões de 199 cm por 122 cm encontra-se no Museu de Louvre, Paris.

Existem duas versões quase idênticas uma encontrasse no Louvre e outra na National Gallery em Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: