Leonardo da Vinci
Fonte: Wikipédia.
Nascimento: 15 de abril de 1452 – Anchiano – Itália.
Morte: 02 de maio de 1519 (67 anos) – Amboise – França.
Ocupação: Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro,
matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico,
mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico.
Principais trabalhos: Mona Lisa, A Última Ceia, A Virgem
das Rochas, Homem Vitruviano.
Leonardo da Vinci é considerado como um arquétipo do Homem da Renascença. Pouco se sabe sobre a sua vida pessoal e ele mesmo parece ter sido extremamente reservado no que respeita às suas relações mais intímas. No entanto, tem sido investido bastante esforço de pesquisa e especulação sobre este aspecto da sua vida, tanto pelo fascínio que o seu génio artístico e científico exerce, como pelo seu aparente magnetismo pessoal.
A descrição e a análise da personalidade de Leonardo, dos seus desejos pessoais e comportamento íntimo baseia-se num grande número de fontes: registos sobre ele, as suas biografias, os seus próprios diários, as suas pinturas e desenhos, os seus associados e especulações de contemporâneos seus. Este conjunto de informação revela o quadro de um homem que parece ter tido uma vida familiar encorajadora, que trabalhou cooperativamente com terceiros, tanto como aprendiz como mestre, e que providenciou bem pelas necessidades dos que estavam à sua responsabilidade.
Leonardo teve um conjunto importante de mecenas poderosos, incluindo o rei de França, e teve também, ao longo dos anos, um grande número de seguidores e alunos. Em particular, com dois destes alunos, Salai e Melzi, manteve uma relação de grande proximidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.