sexta-feira, 8 de julho de 2022

A EXCOMUNHÃO DE ESPINOSA

Caleidoscópio Espinosa

    “Pela decisão dos anjos e julgamento dos santos, excomungamos, expulsamos, execramos e maldizemos Baruch de Espinosa... Maldito seja de dia e maldito seja de noite, maldito seja quando se deita e maldito seja quando se levanta; maldito seja quando sai, maldito seja quando regressa... Ordenamos que ninguém mantenha com ele comunicação oral ou escrita, que ninguém lhe preste favor algum, que ninguém permaneça com ele sob o mesmo teto ou a menos de quatro jardas, que ninguém leia algo escrito ou transcrito por ele”

            Essas palavras fazem parte do texto de excomunhão de Espinosa, promulgada pela comunidade judaica de Amsterdam a 27 de julho de 1656, devido a que Espinosa pensou e exprimiu, a que situação concreta esse pensamento respondia e quais suas consequências.

            Em 1656, Baruch de Espinosa foi excomungado de sua sinagoga e expulso da comunidade judaica, por ter se recusado a aceitar determinados aspectos da ortodoxia judaica. Ele achava que o cristianismo e o judaísmo sobreviviam graças a dogmas e rituais rígidos e negava que a Bíblia tivesse sido inspirada por Deus da primeira à última palavra, afirmando que, quando um crente lê a Bíblia, tem de manter em mente o período em que foi escrita. 

           Assim Espinosa propunha uma leitura “crítica”, o que revelou uma série de incoerências nos textos sagrados das religiões judaico-cristãs. A oposição que Espinosa encontrou em todos os setores levou-o a viver uma vida reclusa, dedicada inteiramente à filosofia. Depois de ser expulso da comunidade judaica, trabalhou como polidor de lentes ópticas para ganhar a vida. Acredita-se que o pó de vidro dessas lentes tenha contribuído para sua morte de tuberculose.

           Na fase final da vida, ofereceram-lhe um cargo de professor na Universidade de Heildelberg, mas ele o recusou, acreditando que seria uma ameaça a sua liberdade intelectual. Espinosa tinha uma crença inquebrantável na liberdade de pensamento e de expressão. Interessava-se principalmente pela ética e foi um grande defensor da tolerância religiosa. Seus pontos de vista radicais sobre a Bíblia e o dogma religioso foram tidos como perniciosos. Ele foi rotulado de ateu, embora na verdade tivesse sido um homem extremamente religioso. Lamentavelmente, a animosidade de que foi alvo fez com que sua obra máxima, “A Ética”, só fosse publicada depois de sua morte.

 

Carta de Excomunhão de Baruch Espinosa Emitida pela Comunidade Judaica Portuguesa de Amsterdam em 1656:

“Os senhores do Mahamad fazem saber a vossas mercês: como há dias que, tendo notícia das más opiniões de Baruch de Espinosa, procuraram por diferentes modos e promessas retirá-lo de seus maus caminhos; e que, não podendo remediá-los antes, pelo contrário, tendo a cada dia maiores notícias das horrendas heresias que praticava e ensinava, e das enormes obras que praticava; tendo disso muitas testemunhas fidedignas que depuseram e testemunharam tudo em presença do dito Espinosa, de que ficou convencido, o qual tendo tudo examinado em presença dos senhores Hahamín, deliberaram com o seu parecer que o dito Espinosa seja excomungado e apartado de toda a nação de Israel como atualmente o põe com o seguinte Herém[1]”:

“Com a sentença dos Anjos, com dito dos Santos, com o consentimento do Deus Bendito e o consentimento de todo este Kahal Kadosh[2], diante dos Santos Sepharin, estes, com seiscentos e treze parceiros que estão escritos neles, nós Excomungamos, apartamos, amaldiçoamos e praguejamos a Baruch de Espinosa, como o Herém que excomungou Josué a Jericó, com as palavras que maldisse Elias aos moços, e com todas as maldições que estão escritas na Lei. Maldito seja de dia e maldito seja de noite, maldito seja em seu deitar e maldito seja em seu levantar, maldito ele em seu sair e maldito ele seu entrar; não queira Adonai[3] perdoar a ele, que então semeie o furor de Adonai e seu zelo neste homem caia nele todas as maldições escritas no livro desta Lei. E vós, os apegados com Adonai, vosso Deus, sejais atento todos vós hoje. Advertindo que ninguém lhe pode falar oralmente nem por escrito, nem lhe fazer nenhum favor, nem estar com ele debaixo do mesmo teto, nem junto com ele a menos de quatro côvados[4] nem ler papel algum feito ou escrito por ele.”

Fontes:

Site: Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,2303-biografia-9,00.jhtm. Acesso em 08 de jul. 2022.

Site: Confederação Israelita do Brasil. Disponível em: https://www.conib.org.br/carta-de-excomunhao-de-baruch-espinoza/. Acesso em 08 de jul. 2022.

SPINOZA,Benedictus. Texto e Tradução de Marilena Chauí. Coleção Os Pensadores, 3.ª Edição – São Paulo – Abril Cultural, 1983.



[1] Herém ou Cherém – é o mais alto grau de punição dentro do judaísmo em que a pessoa é totalmente excluída da comunidade judaica. 

[2] Kahal Kodosh – Sinagoga do local. 

[3] Adonai – entre os hebreus, um dos nomes de Deus no Velho Testamento, designando-o a partir de seu atributo de senhor. Yahweh – o tetragrama, as quatro consoantes que representam o nome de Deus – escrito dizem Adonai, porque o nome de Deus é inefável e Adonai é o título de superioridade utilizado para Deus na Tora. 

[4] Côvados – três palmos, isto é, 0,66 metros, igual ao cúbito. 



8 comentários:

  1. Achei top, nos gostamos do mesmos assuntos, também tenho um blog que de assuntos ligados judaísmo e religião.

    Blogedmilsonoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Edmilson, futuro historiador. Obrigado por visitar e comentar em nosso Blog. Visitei o seu também e gostei muito. Embora seja muito crítico e cético, gosto dos assuntos de teologia e religiões. Mantenhamos comunicantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, vamos manter contato, estou ainda escrevendo novos posters, meu blog ainda é novo está entrando no 3 mês, parte dos posters deste blog são de um blog antigo, já li o ética do Espinoza, e um livro muito bom tenho uma edição, você tem página no Facebook para nós conversarmos?

      Excluir
  3. Tenho Facebook sim: https://www.facebook.com/ClaudioMaffeiPortoFeliz.

    ResponderExcluir
  4. O Blog do Maffei está no ar desde dezembro de 2012 então este ano vamos fazer 10 anos de vida.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O Blog tem aproximadamente 480 mil visualizações, esperamos chegar nas 500 mil até nosso aniversário de 10 anos. Por isso ficaremos muito agradecidos se puder sempre estar indicando, compartilhado e entrando em nosso Blog.

    ResponderExcluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: