terça-feira, 19 de novembro de 2019

SINCRONIA, ANACRONIA E DIACRONIA

 No livro "A História Nova" de Jacques Le Goff, Philippe Ariés em seu texto sobre a história das mentalidades cita os conceitos de anacronia, diacronia e sincronia, achamos interessante desenvolver um pouco mais os conceitos:



SINCRONIA:
Estado ou condição de dois ou mais fenômenos ou fatos ocorrerem simultaneamente, juntamente, relacionados entre si ou não.





DIACRONIA:
Na linguística é a descrição de uma língua ou de parte dela ao longo de sua história, com mudanças que sofreu: gramática, histórica; linguística diacrônica, por extensão em antropologia é o conjunto dos fenômenos sociais, culturais etc., que ocorrem e se desenvolvem através do tempo.



ANACRONIA:
Estado do que é anacrônico, do que não obedece a sucessão normal dos acontecimentos registrada pela cronologia. Que não segue os registros ou períodos de tempos históricos. Etimologicamente, anacronia provém do grego ana=contra e de chronos = tempo, e se refere a um desencontro entre a ordem porque são narrados no discurso. Designa a alteração entre ordem dos acontecimentos e a ordem em que são apresentados no discurso. Esta discrepância entre a ordem dos fatos e o ritmo temporal designa-se analepse ("flashback" na terminologia cinematográfica) se há recuo no tempo, por exemplo pela evocação de fatos, e prolepse se existe avanço no tempo, recorrendo á antecipação dos acontecimentos. As anacronias podem resultar da necessidade de recuar no tempo para encontrar explicações para alguns fatos do presente ou para criar expectativas com informações antecipadas. Se a anacronia acontece antes do início da diegese da narrativa principal, é considerada externa; se sucede durante a narrativa principal, é designada como interna. 



Fonte: infopedia.pt/$anacronia  acessado em 18/11/2019)

LE GOFF, Jacques. A História Nova. Tradução de Eduardo Brandão. Martins Fontes, 2.ª Edição - São Paulo - 1993.
(onde se encontra o uso dos vocábulos acima: páginas 162  163)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: