domingo, 29 de maio de 2022

IDADE DOS METAIS

 



       A Idade dos Metais acontece concomitantemente com o final da Idade da Pedra. A pedra é um material que não vai deixar de ser usado, porém para algumas ferramentas os seres humanos vão encontrar materiais com maiores possibilidades de uso diversificado, graças as novas maneiras de utilizar os metais, principalmente fundindo-o ou prensando-o com outros instrumentos até tornarem-se razoavelmente achatado e cortante.

         A chamada Idade dos Metais corresponde a um período bastante próximo (em relação a existência dos hominídeos), aproximadamente seis mil anos a.C., quando os humanos descobriram metais e começaram a utilizá-los no seu cotidiano produzindo objetos e fabricando armas. Essa última fase pré-histórica, melhor dizendo, antes das primeiras grandes civilizações, marca a transição destes dois períodos dando início à chamada Antiguidade Oriental e é dividida em três fases, cada uma delas marcada por um diferente tipo de metal utilizado, a saber:

a) Idade do Cobre;

b) Idade do Bronze; e

c) Idade do Ferro.


Principais Características da Idade dos Metais

         Por ser a última fase da Pré-História, a Idade dos Metais herdou as contribuições das fases anteriores, principalmente do Neolítico, que tantas transformações vivenciou. O surgimento da agricultura propiciou a sedentarização dos hominídeos, ou seja, eles deixaram de se deslocar de uma região para outra e começaram a morar num único lugar. Além disso, o surgimento e o controle do fogo contribuíram também para o uso dos metais.

         A Idade dos Metais ocorreu em 6 mil anos a.C. e foi marcada pelo surgimento das primeiras cidades (aglomerados humanos). A produção agrícola aumentou e, consequentemente, a população. Os metais começaram a ocupar espaço como instrumento de trabalho dos hominídeos, e as fogueiras, além de aquecer, iluminar a noite e assar os alimentos passam a ser utilizado para fundir os metais e a ajudar na fabricação de armas e outros objetos. As atividades do dia a dia se tornaram mais eficientes.

         Outra característica da Idade dos Metais foi o surgimento do artesão. Esse trabalhador, liberado do trabalho na agricultura, passou a ser o responsável por utilizar os metais na produção de artefatos. Era uma atividade especializada e que exigia qualificação.

         Ao longo do tempo e com o desenvolvimento dos primeiros grupos humanos, as relações sociais se tornaram mais complexas e a divisão do trabalho era feita a partir das mudanças ocorridas neste último período da Pré-História. Não era apenas um aglomerado urbano que usava o metais, e sim vários grupos, o que resultou no aumento de conflitos entre povos e cidades.

         As disputas por terras férteis para a prática da agricultura e as rivalidades entre grupos fizeram com que esses conflitos acontecessem com mais frequência. Nesse contexto, em vez de armar fabricadas com ossos e dentes de animais, optou-se pelo uso de armas de metal.

Períodos da Idade dos Metais

         Como visto acima a historiografia divide a Idade dos Metais em três fases de acordo com o tipo de metal utilizado. São as idades do Cobre, do Bronze e do Ferro.

a)  Idade do Cobre 

        O cobre foi o primeiro metal descoberto e utilizado pelos hominídeos e serviu para fabricar armas e utensílios domésticos. Esse metal era martelado a frio, e o fogo serviu para fundi-lo e modelá-lo. Os objetos fabricados com o cobre eram utilizados para armazenar a produção agrícola excedente e estavam relacionados com a quantidade de alimentos produzida.

b)  Idade do Bronze

         Os povos da Pré-História ficaram marcados pela experiência, praticidade e busca por soluções para os problemas do cotidiano. Para criar objetos mais resistentes, os hominídeos misturavam os metais encontrados e perceberam que essa mistura poderia ajudar no que mais precisavam.

         Ao misturar o cobre com estanho, por exemplo, chegou-se ao bronze, um metal resistente e que foi de grande valia na confecção de armas e de objetos de uso diário.


c)   Idade do Ferro

         O ferro foi o último metal encontrado e utilizado pelos hominídeos durante a Pré-História e foi muito usado na fabricação de armas e de ferramentas para a agricultura. Para se fabricar o ferro, era necessário muito esforço e trabalho, como a fundição, a retirada de impurezas e a regulagem da quantidade de carbono utilizada. Por conta dessas exigências, o uso do ferro só acontecia após o artesão aprender todo o processo de preparação.

A Arte da Idade dos Metais

         As armas e os objetos fabricados a partir dos metais são as principais fontes históricas sobre esse período. A modelagem e a fundição impressas pelos hominídeos na fabricação desses artefatos se tornaram verdadeiras obras artísticas pelo contorno e características próprias

 

Fonte: Mundo Educação – UOL. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/idade-dos-Metais.htm#:~:text=Idade%20dos%20Metais-,A%20Idade%20dos%20Metais%20corresponde%20ao%20%C3%BAltimo%20per%C3%ADodo%20da%20Pr%C3%A9,guerras%20e%20na%20produ%C3%A7%C3%A3o%20agr%C3%ADcola. Acesso em 29 de maio de 2022.

2 comentários:

  1. Ótima Matéria, Parabéns 👏👏👏!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Egeson, é um grande prazer tê-lo no Blog do Maffei, volte sempre! Sua opinião nos é de grande valia.

    ResponderExcluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: