domingo, 1 de maio de 2022

HANNAH ARENDT

 

         Hannah Arendt foi uma importante filosofa e teórica política alemã de origem judaica. É considerada uma das mais importantes pensadoras do século XX. Suas obras se destacam na análise e crítica combativa aos regimes totalitários e à violência social.


 

Nascimento: Hannah Arendt nasceu na cidade de Linden (Alemanha) em 14 de outubro de 1906.


 

Vida amorosa: Casou-se por duas vezes. Foi esposa de Günther Anders  (entre 1929 e 1937) e de Heinrich Blücher  (entre 1940 e 1970).


 

Formação: - Formou-se em Filosofia na Universidade de Marburg (Alemanha). Seu doutorado foi pela Universidade de Heidelberg (Alemanha). Foi professora universitária.


 

Posição Política: Em 1933, assumiu a posição de luta contra o nacional-socialismo na Alemanha. Emigrou para os Estados Unidos com a ascensão do nazismo na Alemanha. Nos EUA, em 1951, nacionalizou-se estado-unidense.


 

Falecimento: Faleceu em 4 de dezembro de 1975, aos 69 anos, na cidade de Nova Iorque (Estados Unidos). A causa da morte foi infarto do miocárdio.



 

Principais ideias e linhas de análise em suas obras

 

Hannah Arendt se destacou por desenvolver uma forma de reflexão política inovadora. Nesse sentido, ela desafiou conceitos tradicionais e convencionais como, por exemplo, a questão da existência da direita e da esquerda na política.

 

Em 1951, lançou seu primeiro livro: Origens do Totalitarismo. Nele, ela analisou as origens dos regimes totalitários de Hitler (na Alemanha) e da Stalin (na União Soviética), apontando-os como fenômenos políticos novos. Arendt afirma que esses regimes utilizaram o terror como forma de imposição ideológica para a sociedade.



 

Hannah Arendt analisou os diversos elementos sociais que explicam como a sociedade (alemã e soviética) “aceitou” as atrocidades realizadas pelos estados totalitários.

 

Analisou as raízes da sociedade moderna. Nesse sentido, destaca-se a análise sobre os significados que as sociedades atribuem à política e a existência.

 

Abordou a questão do poder nas sociedades.

 

 

Principais obras de Hannah Arendt:

 

As Origens do Totalitarismo (1951)

 

A Condição Humana (1958)

 

Entre o Passado e o Futuro (1961)

 

Da Revolução (1963)

 

Eichmann em Jerusalém (1963)

 

Sobre a Violência (1970)

 

Homens em Tempos Sombrios (1974)

 

A Vida do Espírito (1977)

 

A Promessa Política (1993) – reunião de textos inéditos publicados após sua morte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: