MIGUEL ÂNGELO
BUONARROTI ou Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
(fonte: Wikipédia)
Nascimento: 6 de março de 1475 em Caprese na
Itália.
Morte: 18 de fevereiro de 1564 (88 anos) em Roma
na Itália
Obras Principais: David, Teto da Capela Sistina,
Pietà.
Ocupação: Escultor, Arquiteto, Poeta e Pintor
Desenvolveu
o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde
viveram seus grandes mecenas, a família Médici de Florença, e vários papas
romanos.
Iniciou-se
como aprendiz dos irmãos David e Domenico Ghirlandaio em Florença, tendo seu
talento logo reconhecido, tornou-se protegido dos Médici, para quem realizou
várias obras.
Fixou-se me
Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua
carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu
estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade Clássica, do primeiro
Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na figura
humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança.
Várias de
suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se
na escultura o Baco (1), a Pietà (2), o David (3), as duas
tumbas Médici e o Moisés (4), na pintura o vasto
ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final
(5) no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da
Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e
desenhando a cúpula remodelou a praça do Capitólio Romano e projetou diversos
edifícios, e escreveu grande número de poesias.
Ainda
em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o
Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais
alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato
como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo
foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em
vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo
seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e
objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como
relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo
permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a
experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.
(1) Baco
(2) Pietà
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