sábado, 4 de março de 2017

A QUAL PAÍS PERTENCE A CÓRSEGA? FRANÇA OU ITÁLIA



Minha sogra me perguntou a que país pertencia a ilha de Córsega?
Lembrei-me que Napoleão Bonaparte quase nasce Italiano e não Francês por poucos anos. Então pensei que a Corsega pertencia a França porém uma duvida me atacou, não teria ela voltado para a Itália? Então fui pesquisar, o resultado segue abaixo:

A Córsega (em corso, Corsica; em francês, Corse) é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo por extensão (depois da Sicília, Sardenha e Chipre). Localiza-se a oeste da Itália, na zona geográfica italiana, constituindo uma região administrativa da França. É dividida em dois departamentos: Alta Córsega e Córsega do Sul. Separada da Sardenha por um curto trecho do Estreito de Bonifácio, emerge como uma enorme cadeia de montanhas rica em florestas do Mar Mediterrâneo, marcando a fronteira entre a parte ocidental do Mar Tirreno e o Mar Lígure. É universalmente conhecida como o berço de Napoleão Bonaparte (1769-1821), nascido em Ajaccio, um ano após a ilha ser ocupada pelo Reino da França. Também é o berço de Pascal Paoli (1725-1807), lutador e revolucionário córsico.
Sua capital e maior cidade é Ajaccio, que também é a capital da Córsega do Sul, enquanto que Bastia, a segunda mais populosa cidade da ilha, é a capital da Alta Córsega. Outras localidades importantes são Porto-Vecchio, Borgo, Corte e Calvi. Seu ponto mais alto é o Monte Cinto, com 2 706 metros de altura.
Com cerca de um terço do seu território protegido como parque nacional, e muito do belo litoral continuando imune do cimento que mudou grande parte da costa mediterrânica, a Córsega, quase despovoada (31 habitantes por quilômetro quadrado), com base da sua economia em boa parte no turismo, pode praticamente duplicar a sua população no verão.
A relação não resolvida entre a Córsega e a França, que a governa há 240 anos, manifesta-se não só a partir do apego de seu povo às suas tradições e sua língua (u Corsu, "linguagem poderosa, e o mais italiano entre os dialetos da Itália", segundo Niccolò Tommaseo), mas por indicadores estatísticos que revelam a crise econômica e social (perene último colocado do país francês por nascimento e emprego) e por seus fortes impulsos de autonomia e independência, que colidem com a constituição francesa.

Imperador Napoleão Bonaparte

A história da Córsega era italiana até o ano 1768, quando a França invadiu a ilha. O mais ilustre e conhecido habitante corso foi Napoleão Bonaparte, nascido em Ajaccio no ano de 1769. A casa onde nasceu está preservada e, na cidade, encontram-se várias referências à figura histórica, como praças e ruas. Apesar disso, o antigo imperador da França é menosprezado pelo seu próprio povo, que, historicamente, tem desejado uma maior autonomia ou mesmo a independência da ilha perante o domínio francês. O segundo homem importante de ilha é Pasquale Paoli, que representa a independência da Córsega.

AdicionarNiccolò Tommaseo
"Nós nascemos italianos pelo sentimento, mas, em primeiro lugar, nos sentimos italianos pelo idioma, pelas raízes, pelas tradições. Todos os italianos são irmãos para a História e para Deus... Como corsos, nós não queremos ser escravos, nem rebeldes e, como italianos, nós temos o direito de ser tratados como todos os outros irmãos italianos... Nós ganharemos ou nós morreremos (contra os franceses) com nossas armas em nossas mãos... A guerra contra a França há pouco é santa porque o nome de Deus é santo e justo. Aqui em nossas montanhas aparecerá para toda a Itália o sol da liberdade."

2 comentários:

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: