domingo, 12 de março de 2017

EFEMÉRIDES 2017



1517. Há 500 anos, Martinho Lutero afixou na porta de uma igreja alemã suas 95 propostas para reformar o catolicismo, dando início à Reforma Luterana.  Com isso a Igreja Católica deixa de ter a hegemonia sobre os povos cristãos da Europa. Observação: vão virar seus olhos para as Américas, veja as missões jesuíticas.



1817. Há 200 anos, aconteceu a Revolução Pernambucana no Brasil, contra os portugueses;

1817. Nascimento de Henry David Thoreau, um filósofo americano, que pode ser considerado um dos primeiros incentivadores de ações de "Desobediência Civil", como, por exemplo, o não pagamento de impostos. 

1867. Há 150 anos, foi criada a dinamite. Dinamite é um artefato explosivo à base de nitroglicerina, misturado com terra diatomácea (dióxido de silício em pó) ou com outro material absorvente, como serragem, argila, polpa de celulose ou pó de conchas, mais seguro que a pólvora e que a própria nitroglicerina em seu estado puro. Dinamites usando materiais orgânicos como a serragem são menos estáveis, e seu uso está sendo gradualmente descontinuado. Foi inventado por Alfred Nobel em Krümmel (Geesthacht, Schleswig-Holstein, Alemanha), que a patenteou como pó de segurança para explodir, em 1867. A palavra dinamite vem do grego δυναμις (dunamis), com o sufixo sueco -it, o que em tradução livre quer dizer "conectado com a força".

1867.Também foi publicado o primeiro volume de “O capital”, a principal obra do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) que iria desnudar as entranhas do capitalismo a partir da mercadoria. Foi mais explosivo que a dinamite acima.

1917. Há 100 anos, foram escolhidos os primeiros vencedores do Prêmio Pulitzer, nas áreas de jornalismo e literatura;
Aconteceu a gloriosa Revolução Russa;

Nasceram Jânio Quadros, o político, e Roberto Campos, o economista e diplomata; e morreu Eufemio Zapata, o militar mexicano, irmão de Emiliano Zapata, líder da Revolução Mexicana de 1910.
Jânio Quadros
Eufêmio Zapata
1937. Há 80 anos, Getúlio Vargas, após um golpe, deu início ao Estado Novo;

Nasceram Baden Powell, o grande compositor, e Saddam Hussein, o ditador iraquiano; e faleceu Noel Rosa, o Poeta da Vila.


1957. Há 60 anos, aconteceu a independência de Gana, na África;

Nasceu José Sócrates, político português; e morreu Laika, a cadela russa de 3 anos que se tornou o primeiro animal a ir ao espaço.

1967. Há 50 anos, a República dos Estados Unidos do Brasil passou a ser chamada República Federativa do Brasil;
Começou a Guerra dos Seis Dias, de Israel contra Egito, Síria e Jordânia;
Nasceram Kurt Cobain, o cantor americano, e Marcelo D2, o rapper brasileiro; morreram Che Guevara, o guerrilheiro argentino, e Castello Branco, general da ditadura brasileira.


1977. Há 40 anos, foi criado o estado de Mato Grosso do Sul;

Morreram Elvis Presley, cantor americano, e Charlie Chaplin, o gênio britânico das artes.


1987. Há 30 anos, Ayrton Senna venceu, pela primeira vez, o GP de Mônaco de Fórmula-1; nasceu Lionel Messi, o craque argentino; faleceu Carlos Drummond de Andrade, o poeta brasileiro.


2007. Há 10 anos, a Apple lançou o iPhone; a França aboliu a pena de morte de sua Constituição; a Varig foi vendida para a Gol; morreram Boris Iéltsin, o ex-presidente da Rússia; Enéas Carneiro e ACM, políticos brasileiros; e Luciano Pavarotti, o tenor italiano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: