domingo, 12 de março de 2017

FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS POVOAMENTOS NO ORIENTE PRÓXIMO E ÁFRICA

O POVOAMENTO INICIAL DO ORIENTE

            As primeiras comunidades humanas que se desenvolveram no Oriente instalaram-se numa vasta região que vai da Mesopotâmia à Índia e do Egito à China. Elas se estabeleceram às margens de grandes rios como o Nilo, o Tigre, o Eufrates, o Ganges e o Amarelo.




                Essa ligação entre os rios e as primeiras comunidades humanas, Heródoto deixou registrada:

“O país da Assíria recebe pouca chuva: esta pouca chuva dificulta crescer a raiz do trigo; mas, graças à irrigação com a água do rio, cresce a plantação. Não é como no Egito, onde o rio sobe até os campos cultivados; a irrigação na Assíria é manual ou através de ‘máquinas elevatórias’. Porque a Babilônia inteira, tal como o Egito, esta cortada por canais; o maior deles tem até barcos que ligam o Eufrates, ao Tigre, onde foi construída a cidade de Nínive.” (Heródoto, Histórias, Livro I)

                Nas terras banhadas por esses rios, aproveitando-se das condições naturais, o homem organizou a sua sobrevivência.

A POPULAÇÃO FORMADORA DO ORIENTE

                O vasto território que abrange a chamada “Meia-lua Fértil”, passando pelo Egito, pela Mesopotâmia até o norte do golfo Pérsico, foi ocupado por três grupos humanos: os camitas, os semitas e os indo-europeus.
                Esses grupos, segundo os relatos bíblicos, são originários de Cam, Sam e Jafet, os filhos de Noé.
                Os três grupos humanos, semitas, camitas e indo-europeus, povoadores da “Meia-lua Fértil” no Antigo Oriente apresentavam características culturais semelhantes.
                Os semitas, povos nômades, chegaram do deserto da Arábia, e se instalaram nas margens dos grandes rios. No Nilo, por exemplo, misturaram-se aos camitas, que tinham chegado do deserto da África. Deslocaram-se, também para as planícies do Tigre e do Eufrates, onde se mesclaram aos sumérios, que habitavam a região.
                Dessa mistura formaram-se os acádios, os assírios e os babilônicos, os hebreus, os fenícios e os árabes.
                Os indo-europeus chegaram da Rússia Meridional e ocuparam vastas áreas da Ásia Menor, do planalto iraniano, da Índia, da Grécia e da Europa ocidental. Deles originaram-se os hititas, os medos, os persas, os gregos, os itálicos e vários povos bárbaros invasores do Império Romano do Ocidente.
                Os Indo-Europeus fixados nos vales do Indo e do Ganges, na Índia, entraram em contato com os sumérios da Mesopotâmia. Depois, avançaram até as margens do rio Amarelo, onde organizavam a civilização chinesa.
                O estudo das sociedades que se desenvolveram nessa vasta região banhada por grandes bacias fluviais é muito importante não só porque aí foi o chamado berço do mundo, mas principalmente porque parte da formação cultural dos povos ocidentais foi construída com o aproveitamento de muitas experiências realizadas pelos povos orientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: