quinta-feira, 30 de março de 2017

67 ANOS DA ESCOLA MONSENHOR SECKLER DE PORTO FELIZ




A necessidade de se construir em Porto Feliz um estabelecimento de ensino, que desse continuidade aos primeiros estudos ministrados nos Grupos Escolares e nas escolas rurais, foi captada por um conjunto de pessoas que se reuniam no Rotary Club de Porto Feliz, na segunda metade da década de 1940, e que se manifestaram em artigos no jornal local “A Comarca”.

 


Em 1947, o Rotary Club organizou a Sociedade “Ginásio das Monções S/A”, coletando verbas através de um Livro de Ouro e conseguindo, com o prefeito Lauro Maurino, a transferência de um terreno doado por Monsenhor Seckler para um Instituto de Menores. O Monsenhor impôs que, se dentro de 02 anos, as obras da escola não começassem, a ideia do Instituto retornaria.



O deputado José Rameiro Pereira apresentou o Projeto de Lei nº 158, de 09/09/1947, que criava um Ginásio Estadual em Porto Feliz, que foi aprovado e tornou-se a Lei nº 75, de 23/02/1948. O governador Adhemar de Barros lançou a pedra fundamental do Ginásio em 03/09/1947. Infelizmente o Monsenhor Seckler, um dos grandes batalhadores pela conquista dessa escola, faleceu em 20/11/1947, e teve seu nome perpetuado na mesma, em 1952.

No dia 30 de março de 1950, a ata de fundação foi lavrada e a escola funcionaria, provisoriamente, no “Grupo Escolar Coronel Esmédio”, até 1962, quando as obras no terreno cedido pelo Monsenhor se concretizaram, com a ajuda, inclusive, de verbas recebidas da Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens.

 


Histórico do Patrono

José Rodrigues Seckler, filho de Antônio Seckler e Maria Rodrigues Seckler, sitiantes de situação humilde, nasceu em Porto Feliz, em 05/11/1868. Quando criança, auxiliava o pai tangendo carro de boi na condução de cana-de-açúcar para o Engenho Central de Porto Feliz. Entrou no Seminário de São Paulo e formou-se em 28/02/1896, aos 28 anos, em Filosofia e Teologia, exercendo as funções de Mestre de Disciplina, onde adquiriu grande cultura humanística e revelou-se notável orador.

 

Após ordenado, viajou para Roma, percorrendo toda a Europa, visitando a Gruta de N. S. de Lourdes, na França e os lugares santos no Oriente Próximo. Regressando ao Brasil, o Monsenhor iniciou sua carreira apostólica, sendo coadjutor em Jundiaí e Bragança e, posteriormente, pároco em São Simão, Piracicaba, São Paulo (Brás), São Carlos, São José do Rio Preto, Bocaína, Viradouro e Taquaritinga. Até que em 1923 foi nomeado pároco em Porto Feliz. Nesses lugares, deixou fundadas várias entidades religiosas e assistenciais.

Em sua cidade natal, Monsenhor Seckler fundou a Associação N.S. do Rosário; foi provedor e capelão da Santa Casa de Misericórdia; um dos fundadores da Fábrica de Tecidos N.S. Mãe dos Homens e, também, vereador. Participou da luta por um Ginásio Estadual em Porto Feliz, doando parte de suas terras para a construção da atual Escola Estadual Monsenhor Seckler. Era um homem religioso e engajado na luta pelas conquistas sociais. Faleceu em 20/11/1947, aos 79 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: