sábado, 11 de março de 2017

O DIA DO SOGRO

O Dia do Sogro é comemorado anualmente em 10 de março.

Esta data foi criada com a intenção de homenagear a figura do sogro: pai do cônjuge de um indivíduo.
De forma geral, os sogros são categorizados popularmente como os "segundos pais" do companheiro (a) do seu filho (a).
Os sogros são “parentes por consideração”, ou seja, alguém que não possui a mesma herança sanguínea que determinada pessoa, mas que socialmente é considerado membro da família por afinidades.
A palavra “sogro” em inglês é traduzida para father in law, que em português significa "pai pela lei", diante das leis do matrimônio.
No Brasil, o dia 10 de março é a data que marca anualmente o Dia do Sogro. Embora não se tenha ideia da origem da comemoração, grande parte dos calendários marca o Dia do Sogro como a data em que se presta homenagem a uma pessoa que não tem um nível de parentesco consanguíneo e que se torna parte da família.
Ao contrário da sogra, o sogro numa família é motivo de piadas, trata-se de alguém que invariavelmente é classificado como pessoa de respeito, gente boa, ou até mesmo uma pessoa que pode causar um certo receio, que impõe a sua vontade, principalmente se for o pai da mulher e sua posição é de sogro do homem.
Para a mulher, o sogro geralmente é visto como um segundo pai, a pessoa mais experiente em quem se pode confiar, e o fato era ainda mais notório na época em que os filhos homens, depois de casados, iam morar com os pais, levando as futuras esposas consigo.
Trata-se de uma relação que se cria mais através do amor e do respeito, já que o sogro é o pai do marido ou da esposa, e não há herança sanguínea entre o sogro e o genro ou a nora.
Sempre pela sua postura e seus cuidados com relação aos filhos, o sogro é primeiramente visto como uma pessoa difícil de conquistas, mas que, passando a fase inicial do conhecimento, torna-se um excelente companheiro para o genro e um defensor da nora.
Para quem é sogro e deseja ver os filhos numa boa relação afetiva, a principal vontade é de se tornar também pai do genro ou da nora e assim, acaba tendo duas datas comemorativas, celebradas no Brasil: o Dia do Sogro e o Dia dos Pais. 


Homenagem para o Dia do Sogro
Entre as sugestões sobre como comemorar o Dia do Sogro, está a preparação de um almoço ou jantar em família, um churrasco, um passeio, uma visita à casa do sogro, ou mesmo um telefonema amigável e saudoso.

O objetivo principal é utilizar esta data para fortalecer os laços com o sogro ou resolvendo prováveis desavenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: