domingo, 12 de março de 2017

MESOPOTAMIC CIVILIZATION

A CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA

            
A estreita faixa de terra comprimida entre os rios Tigre e Eufrates foi chamada pelos gregos, na Antiguidade de Mesopotâmia, isto é, “terra entre rios”. Essa rica planície atraiu uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos civilização mesopotâmica. Entre esses povos temos: os sumérios, os babilônicos, os assírios e os caldeus.


Mapa atual de onde ficava a antiga Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigre.

  • OS SUMÉRIOS (4.000 a.C. – 1900 a.C.) estabeleceram-se no baixo vale do Eufrates (hoje sul do Iraque) e fundaram aí uma das mais antigas civilizações. A invenção da escrita é atribuída a eles. Como artistas, os sumérios salientaram-se nos trabalhos em metal, na lapidação de pedras preciosas e na escultura. O edifício característico da arquitetura suméria é o zigurate (construção em forma de torre, composta de sucessivos terraços e encimada por um pequeno templo).
  • OS BABILÔNIOS (1900 a.C – 1200 a.C) estabeleceram-se ao norte da região dos sumérios. Fundaram Babilônia, sua capital. Hamurabi, um rei babilônico, conseguiu conquistar toda a Mesopotâmia, fundando um vasto império ao qual impôs a mesma administração e as mesmas leis de talião (olho por olho, dente por dente, braço por braço etc.). É o famoso código de Hamurabi, o primeiro conjunto de leis escritas da História.
  • OS ASSÍRIOS (1200 a.C – 612 a.C.) aos poucos foram conquistando as regiões vizinhas à Babilônia e constituíram um vasto império. Estabeleceram sua capital ora em Nínive ora em Assur.
  • OS CALDEUS (612 a.C. – 539 a.C.) foram sem dúvida, os mais capazes cientistas de toda a História mesopotâmica, tendo deixado importantes contribuições no campo da astronomia.
            Vejamos alguns aspectos relacionados com a civilização mesopotâmica:
  • Relações Sociais: Sociedade dividida em castas – sacerdotes, aristocratas, militares e comerciantes (castas privilegiadas) e artesãos, camponeses e escravos (maioria da população).
  • Religião: Os mesopotâmicos adoravam diversas divindades. Cada cidade tinha um deus próprio e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também tornava mais cultuado. No tempo de Hamurabi, por exemplo, o deus Marduc da Babilônia foi adorado por todo o império.
  • Organização Política: As cidades pertenciam a um deus, representado pelo rei. O rei, auxiliado pro sacerdotes, funcionários e ministros, legislava em nome das divindades.
  • Atividade econômicas: As principais atividades econômicas era a agricultura e o comércio. Desenvolveram também a tecelagem, fabricavam armas, jóias e objetos de metal.
      O legado mesopotâmico: devemos aos mesopotâmicos vários elementos de nossa própria civilização. Vejamos alguns:
·        O ano de 12 meses e a semana de 7 dias;
·        A divisão do dia em 24 horas;
·        A crença nos horóscopos e os doze signos do zodíaco;
·        O hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da lua;
·        O círculo de 360 graus;

·        O processo aritmético da multiplicação.

Zigurat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: