sábado, 25 de março de 2017

SIBÉRIA UMA PEQUENA HISTÓRIA

 
A  Sibéria é a região em vermelho no mapa da Rússia, sendo a totalidade da marcação colorida a maior extensão da Sibéria.

A história da Sibéria pode ser traçada a partir de hordas nômades dos citas e os xiongnu (povo nômade da Ásia Central que tem a mesma origem de alguns povos chineses), que datam de antes da era cristã. As estepes do sul da Sibéria tornou-se a rota da seda e presenciaram a uma sucessão de impérios nômades, incluindo o Império Turco e o Império Mongol.



No final da Idade Média, o Budismo Lamaísta expandiu-se nas regiões ao sul do lago Baikal


Um marco na história da região foi a chegada dos russos nos séculos XVI e XVII, contemporâneo e, em muitos aspectos análogos a colonização europeia nas Américas. Durante o período imperial da história russa, na Sibéria era uma província agrícola que foi utilizada como lugar de exílio, entre outros de Avvakum (religioso que foi contra as reformas na Igreja Ortodoxa em 1562), Dostoievski e os Dezembristas (Oficiais do Exército Russo que chefiaram 3000 soldados numa revolta ocorrida em 1825, protestando contra a coroação de Nicolau I, após o seu irmão mais velho, Constantino, abdicar do trono).


Refugiados na Sibéria

O século XIX, viu a construção da Ferrovia Transiberiana, da industrialização e da descoberta de vastas reservas de recursos minerais na região.
A trans-siberiana.


A conquista e colonização da Sibéria pelos cossacos, e pelos russos, feita no século XVI, em geral, têm muitos paralelismos com a conquista do Oeste americano: um povo europeu tecnologicamente mais desenvolvido invade territórios ancestralmente ocupados por povos nômades, com menos sofisticação tecnológica e um estilo de vida, tradições e maneira de olhar para o mundo muito diferentes das do povo invasor, armado também com a sua cultura judaico-cristã-muçulmano. O resultado inevitável é a derrota militar dos povos com menor potencial tecnológico, que traz consigo uma assimilação cultural em grande medida feita pela força.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: