domingo, 2 de junho de 2013

GALILEU GALILEI



(artigo publicado no jornal jpporto)


É muito bom ser professor de História. Essa polêmica Ciência nos dá muita tranqüilidade (a chamada paciência histórica) porque os exemplos que dela emana vindos do passado muito nos revelam e ensinam.


Como o de Galileu Galilei nascido em Pisa em 15 de fevereiro de 1564 e morto em Florença em 8 de janeiro de 1642, foi um dos mais notáveis entre os físicos e astrônomos renascentistas e é considerado um dos maiores gênios da humanidade juntamente com Leonardo da Vinci, Isaac Newton e Einstein.

Em Florença, Itália, um dos maiores estudos de Galileu levou-o a conclusão que o “Centro Planetário” era o Sol e não a Terra, que nosso planeta azul girava ao redor do Sol como os outros planetas, conforme a teoria do grande Nicolau Copérnico.

Na segunda década de 1600 Galileu Galilei esteve em Roma onde enfrentou drástica oposição as suas opiniões, principalmente advindas do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) que pronunciou que a teoria Heliocêntrica que declarava que o Sol era o centro do universo era heréticaue declarava que o Sol era o centro do universo era herin.

 (ou seja, contra os princípios da Igreja Católica) e que a idéia de que a Terra se move estava "teologicamente" equivocada.

         Galileu era católico fervoroso, mas tinha um temperamento conflituoso, vivendo numa época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia sua doutrina para fazer frente à Reforma Protestante. O Papa sentiu que a aceitação do modelo Heliocêntrico como ferramenta tinha sido abusada e convocou Galileu a Roma para ser julgado. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado a abjurar publicamente as suas idéias e a prisão domiciliar para não ser levado a fogueira. A prisão de Galileu tornou-se um exemplo muito citado da "luta entre fé e ciência". Enquanto que na Itália e nas zonas católicas seus livros eram proibidos, Galilei publicou sem quaisquer problemas nos Países Baixos, onde o protestantismo se tinha sobreposto ao catolicismo. Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se a Terra.

         Galileu morreu cego condenado pela Igreja, longe do convívio público. Obras de Galileu foram censuradas e proibidas pela Igreja Católica Romana. 341 anos após a sua morte, em 1983, num gesto de humildade, a Igreja Católica acabou revendo o processo e decidiu pela absolvição de Galileu que ocorreu em 1999.

         Casos históricos como o de Galileu demonstram a ironia do destino em relação àquelas pessoas que pretendem fazer mudanças, que não aceitam de braços cruzados o mundo injusto como ele está e procuram lutar para modificá-lo.

         Hoje os tempos são outros, porém os inquisidores de plantão continuam a solta, alguns disfarçados, outros mais descarados, porém continuam em busca daqueles que ousam querer mudar o “status quo” para enviá-los as fogueiras.

         Em homenagem a esses neo-inquisidores prometo se um dia eu voltar a ter um cachorro ou um gato de estimação (cachorrinho este, que a minha filha Luíza, muito tem me cobrado) se chamará Galileu Galilei, e ao latir, tentarei ensiná-lo a dizer: “Eppur si muove!
 Este é o meu gato Galileu (promessa feita promessa cumprida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: