sábado, 26 de maio de 2018

O QUE É HISTORIA ? SE NÃO QUISER SE ATRAPALHAR ACHE A SUA PRÓPRIA DEFINIÇÃO !


MULTIPLAS DEFINIÇÕES PARA A PALAVRA HISTÓRIA

            Na semana passada fui convidado para um culto numa igreja evangélica onde as pastora preletora usou a seguinte expressão: “as palavras têm poder”. Confesso que acredito piamente nestas palavras, pois acredito que as palavras, em todas as línguas, foram criadas para exprimir algo material, ou até “espiritual” e nesse sentido carrega um poder quase oculto que transcende a forma banal como as pronunciamos.
            Depois desta longa introdução coloco aqui meu desejo, procurar múltiplas definições desta poderosa palavra: a História.
            Início com uma frase do cara famoso mais perto da minha humilde pessoa, esse cara sou eu mesmo e costumo em minhas aulas expressar que para mim História é:
“Ciência que tem como objeto os seres humanos num determinado lapso temporal que através de pesquisas buscam comprovar determinados fatos.” (Sir Cláudio Maffei)


            Já que o cara mais famoso que conheço não convence muito vamos procurar outras definições para a ciência representada pela musa grega Clio.
            Comecemos por Napoleão Bonaparte, que por sinal, não era historiador:
“A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo”. (Napoleão Bonaparte)


            O segundo também não é historiador, mas a Literatura e a História andam muito próximas:
“Escrever a História é um modo de nos livrarmos do passado”. (Johann Goethe)


            Agora vamos para um filósofo, notem que estamos aproximando: “O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores” (Cícero)


            Continuemos com um filósofo e continuemos falando do historiador, a profissão daquele que faz a História. “O bom historiador escreve do passado, criticando o presente e projetando o futuro. Toda a História que vale é a do futuro”. (Agostinho Silva).


            Olha ele de novo, mas agora com uma concepção bastante difundida do que é História: “A História é a testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.” (Cícero) Quando seu professor falar que a História é a mestra da vida, dá um truco nele e diz Cícero!
            Agora vamos a alguns historiadores: “A História é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a História sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo dos tempos”. (Georges Duby).


            “A incompreensão do presente nasce da ignorância do passado”. (Marc Bloch) Por essa dá para entender que o Bloch diria algo assim do que é História (a versão é daquele primeiro famosão): A História é a Ciência da compreensão do presente através da compreensão do passado).


            E agora uma do conhecido “pai da História”, e não me venham com a infame perguntinha de quem é a mãe: “Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro” (Heródoto).


            Agora vai uma mulher, mas já aviso, é pura coincidência, ela não é a mãe da história! “A História é filha de seu tempo” (Vavy Pacheco Borges).


            “Desde que um homem assume atitude de historiador, tem que esquecer todas as considerações, como o amor aos amigos e o ódio aos inimigos... Pois assim como os seres vivos se tornam inúteis quando privados de olhos, também a História da qual foi retirada a verdade nada mais é que um conto sem proveito” (Políbio).


            “Houve outrora um funcionário chamado ‘lembrete’. O título era um eufemismo para cobrador de dívidas. A tarefa oficial era lembrar às pessoas o que elas gostariam de ter esquecido. Uma das mais importantes funções do historiador é ser um lembrete”. (Peter Burke).


            E para terminar vamos a Jean Glénisson, historiador francês que vai busca a palavra em sua etimologia: “Os gregos foram os primeiros a utilizá-los: istwr significa, originalmente, aquele que sabe, o testemunho. Daí vem  istwria, a busca, a pesquisa, seguida de seus resultados: o saber, seja ele referente à natureza, à filosofia ou ao passado humano. Depois, certamente por influência de Heródoto – que intitula Histórias o resultado de suas pesquisas acerca das guerras entre gregos e persas – o termo assume o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, de saber propriamente histórico. Esta evolução parece estar terminada já na época de Políbio, no século II a.C. Com reserva de que, como o saber histórico daqueles tempos não conhecia o rigor atualmente exigido, associando-se ainda as fábulas e as lendas aos fatos precisos, a palavra empregada para designar o saber histórico significava: narrativa.


            Voltando as explanações do famosão citado acima, a História é a Ciência que estuda os seres humanos, homens, mulheres e outros gêneros que existirem e para ser Ciência precisa de um método que é a pesquisa em suas diferentes formas e uma conclusão ou confirmação/negação do que está sendo pesquisado. Zéfini!
           





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: