quinta-feira, 26 de março de 2020

MAPA ATUALIZADO DO COVID-19 (CORONA VÍRUS) NO MUNDO, 25/03/2020


Você pode acompanhar a propagação do Coronavírus no mundo através do site:


Mapa do Coronavírus no mundo.

Provavelmente, na próxima informação sobre o número de casos do coronavírus, o mundo ultrapassará o meio milhão de casos.



terça-feira, 24 de março de 2020

MAPA ATUALIZADO DO COVID-19 (CORONA VÍRUS) NO MUNDO, 24/03/2020

Você pode acompanhar a propagação do Coronavírus no mundo através do site:


Mapa do Coronavírus no mundo.

Num único dia, os casos de coronavírus saltaram de 334.981 para 375.498 casos, ou seja, um aumento em números absolutos de 40.517 casos e de 14.652 mortes, passou para 16.362, ou seja, em números absolutos um total de 1.710 pessoas. No caso do Brasil passou de 904 casos para 1.546, o que dá aproximadamente 89% de aumento de casos em um único dia.

segunda-feira, 23 de março de 2020

MAPA ATUALIZADO DO COVID-19 (CORONAVÍRUS) NO MUNDO, 23/03/2020

Você pode acompanhar a propagação do Coronavírus no mundo através do site:

Mapa do Coronavírus no mundo.

Num único dia, faltando alguns países fazer sua confirmação como o Brasil, por exemplo, (vamos acreditar que seja um problema de fuso horário), 38.825 novos casos, repetindo, num único dia!


AFRICA UMA INCÓGNITA



O pequeno número infectados pelo Covid-19 no continente africano nos leva há algumas questões:


  1. Os casos estão subestimados, demonstrando que há um silêncio e uma certa invisibilidade deste continente bastante populoso?
  2. As informações não chegam ao OMS?
  3. O calor impede uma maior propagação a doença?
  4. O regime alimentar dos povos africanos deixam os corpos dos mesmos com mais imunidade?
  5. A pandemia na África está apenas começando e terá uma expansão gigantesca?







19 março 2020
Saúde
Chefe regional da OMS alerta sobre evolução “extremamente rápida” de notificações; mais de 62% dos países já confirmaram casos; especialistas investigam possível relação entre prevalência com clima ou temperaturas quentes. 
No continente africano, 34 dos 54 países já notificaram cerca de 650 casos de infeção pelo covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS. 

A diretora do Escritório da agência em África, Matshidiso Moeti, disse esta quinta-feira que essa evolução é “extremamente rápida” na região. Ela apresentou uma atualização num debate, em Genebra, promovido pelo Fórum Económico Mundial. 
Crescimento  
A África Subsaariana teve o primeiro caso anunciado em 28 de fevereiro. Em sua declaração, via videoconferência, a representante destacou que o crescimento na região foi rápido.  Há cerca de 10 dias, apenas “cinco países" tinham casos do vírus. 
Especialistas da agência têm analisado os padrões da gripe normal no continente com acadêmicos e outras instituições. A meta é tentar compreender a natureza do novo coronavírus e se a expansão pode ter relação com o clima e as temperaturas quentes da região.  
A diretora da OMS disse que, nas próximas semanas, pode-se “esperar um aumento com a chegada do inverno”. 
Moeti destacou que 43 países já têm kits de testes. 
Recursos  
A chefe regional da OMS também expressou preocupação com as restrições de viagem e seu impacto na capacidade de fornecer recursos necessários para conter as transmissões. A agência da ONU pondera criar corredores humanitários para lidar com o novo coronavírus. 
Em 27 países, foi observado que pessoas chegadas da Europa, o atual epicentro da infeção, tinham a doença ao entrar no continente africano. Em quatro países foi relatada transmissão local iniciadas por casos de recém-chegados da Europa e de nações africanas. 

A preocupação com o rápido aumento de casos marcou o debate em que participaram especialistas da OMS na África do Sul e Senegal, países mais afetados do continente Africano.  
Nairóbi deserta

Para a representante da OMS no Senegal, Lucile Imboua-Niava, a rotina e os hábitos de vida locais podem estar permitindo uma maior disseminação. O país tem 35 casos confirmados e 20 de transmissão local.




FONTE: OMS News

ORIGEM DO COVID-19




pandemia de COVID-19 é uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda causada pelo corona-vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. 



Acredita-se que o vírus tenha uma origem zoonótica, porque os primeiros casos confirmados tinham principalmente ligações ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, que também vendia animais vivos. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma pandemia.  Até 23 de março de 2020, pelo menos 318 209 casos da doença foram confirmados em mais de 180 países e territórios, com grandes surtos na China continental (mais de 81 000 casos), Itália (mais de 59 000 casos), Estados Unidos (mais de 32 000 casos), Espanha (mais de 28 000 casos) e Alemanha (mais de 24 000 casos). Pelo menos 13 664 pessoas morreram (mais de 5 400 na Itália, mais de 3 200 na China e mais de 1 700 na Espanha) e cerca de 94 700 foram curadas.


                Os cientistas chineses isolaram um novo coronavírus, o COVID-19, que foi encontrado ser pelo menos 70% semelhante na sequência genética ao SARS-CoV, e posteriormente mapearam e disponibilizaram a sua sequência genética. Inicialmente, o vírus não mostrou a mesma gravidade do SARS. 


                  As questões levantadas incluem se o vírus está circulando há mais tempo do que se pensava anteriormente, se Wuhan é realmente o centro do surto ou simplesmente o local em que foi identificado pela primeira vez com a vigilância e os testes em andamento, e se poderia haver uma possibilidade de que Wuhan seja um evento de super dispersão. 


                  Em 22 de janeiro de 2020, foi discutido por um comitê de emergência organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) se o incidente constituía uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC) sob os Regulamentos Internacionais de Saúde. A decisão foi adiada por falta de informação.  Em 23 de janeiro de 2020, a OMS decidiu não declarar o surto uma PHEIC. Entretanto, em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou o surto uma PHEIC, pedindo que "uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos". A declaração fez com que esta fosse apenas a sexta vez que essa medida foi invocada pela OMS, desde a pandemia de H1N1 em 2009. Na primeira semana de fevereiro de 2020, o número de mortes causado pelo novo corona vírus ultrapassou 800, superando o SARS, que matou 774 pessoas em todo o mundo entre 2002 e 2003. Posteriormente, no mês de fevereiro, o número de mortes subiu para mais de 1 400, e ultrapassou 3 000 em março.


                De acordo com as pesquisas da Universidade de Agricultura do Sul da China, o pangolim pode ter sido o hospedeiro intermediário do vírus, enquanto pesquisas do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, encontraram similaridade com a genética de morcegos e cobras. Os cientistas estudaram mil amostras de animais selvagens e determinaram que os genomas das sequências de vírus estudadas no pangolim eram 99% idênticos aos dos pacientes infectados pelo coronavírus em Wuhan.  
             

 Em 11 de fevereiro de 2020, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, anunciou o nome oficial da doença, que passaria a ser chamada de COVID-19, porque a palavra corona-vírus refere-se ao grupo que o vírus pertence, e não à última cepa descoberta, sendo que o vírus em si foi designado por SARS-CoV-2. 




O epidemiologista americano e consultor da OMS, Ira Longini, alertou que cerca de dois terços da população mundial podem ser infectados pelo COVID-19.  No dia 9 de março de 2020, o canal de notícias CNN passou a considerar o surto uma pandemia, sob justificativa de que o vírus encontrou um ponto de apoio em todos os continentes, exceto na Antártida, e que em vários países do mundo os casos continuam a crescer. No dia 11 de março de 2020, a OMS declarou o surto como pandemia. Os efeitos mundiais da pandemia incluem instabilidade social e econômica corridas às compras, xenofobia e racismo contra pessoas de descendência chinesa e do leste asiático, a disseminação on-line de informações falsas e teorias da conspiração sobre o vírus, e o encerramento de escolas e universidades em pelo menos 115 países, afetando mais de 1.6 bilhão de estudantes.  Até o momento, a transmissão a animais de companhia como cães e gatos ainda não foi confirmada, sendo considerado que estes animais não transmitem a doença.

Fonte: OMS e Wikipedia acesso em 22/03/2020.

domingo, 22 de março de 2020

MAPA ATUALIZADO DO COVID-19 (CORONAVÍRUS) NO MUNDO

Você pode acompanhar a propagação do Coronavírus no mundo através do site:

Mapa do Coronavírus no mundo.




Observação: Se os dizeres do blog estiverem atrapalhando para ver o mapa, basta clicar no mapa que abrirá sozinho.

sábado, 21 de março de 2020

TEOREMA DE PITÁGORAS - EXERCÍCIOS PROPOSTOS.


EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE TEOREMA DE PITÁGORAS








PITÁGORAS E SEU TEOREMA SOBRE OS TRIÂNGULOS RETÂNGULOS



PITÁGORAS – TUDO SÃO NÚMEROS 
(TEOREMA DE PITÁGORAS)



            Pitágoras de Samos – nascido por volta da sexta década do século VI a.C. e faleceu por volta do final deste mesmo século – foi um filósofo e matemático grego. A maioria das informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois que ele viveu, de modo que há pouca informação confiável sobre ele. O que se sabe é que nasceu na ilha de Samos e viajou para o Egito e toda a Grécia por volta de 530 a.C., posteriormente voltando a Samos. E por volta de 520 a.C. mudou-se para Crotona na Magna Grécia (Sicília e Península Itálica).


            Pitágoras imaginava os números como pontos, que determinavam formas. De qualquer modo, Pitágoras não se contentava em dizer frases: demonstrou que era necessário provar e verificar geometricamente um enunciado matemático, ou seja, expressá-lo como um teorema; assim se verifica o teorema de Pitágoras: somando os quadradinhos dos quadrados menores que correspondem aos catetos, vê-se que seu número é igual aos do quadrado maior, cujo lado constitui a hipotenusa de um triângulo.



            Pitágoras também mostrou que música e matemática são parentes: o comprimento e a tensão das cordas de uma Lira, por exemplo, podem ser convertidos em expressões matemáticas.


            O gênio de Samos era um homem religioso, acreditava nos vários deuses da mitologia grega, sendo um dos principais Zeus e, também na transmigração da alma: quando um homem morre sua alma passaria para outro ser humano ou animal. Só pela vida “pura”, que significava, para Pitágoras, austeridade, coragem, piedade, obediência, lealdade. Dizia a seus alunos: “Honra os deuses sobre todas as coisas, honra teu pai e tua mãe. Acostuma-se dominar a fome, o sono, a preguiça e a cólera”.

Zeus em seu trono no Olimpo.

            Mas acreditava igualmente numa série de superstições e preceitos, que talvez tenha assimilado dos povos do oriente: não comer carne por causa da reencarnação, não comer favas (vagens), não atiçar o fogo com o ferro, não erguer algo caído do chão. O melhor meio de purificar a alma, ensinava Pitágoras, era através da música. O universo – afirmava – era uma escala ou número musical, cuja própria existência se devia à sua harmonia, como astrônomo, seu principal mérito foi conceber o Universo em movimento. Como teórico de medicina, achava que o corpo humano era constituído basicamente por uma harmonia: homem doente era sinal de harmonia rompida. Como filósofo, deu origem a uma corrente que se desenvolveu durante os séculos seguintes inspirando – entre os principais pensadores gregos – inclusive Platão.



EM TEMPOS DE COVID-19


Em tempos de pandemia e isolamento temos que não se esquecer a solidariedade. Vimos profissionais da saúde arriscando-se a todo momento para salvarem vidas. Por isso o Blog do Maffei, além de trabalhar com possíveis informações para tentar barrar essa verdadeira peste, se propõe a colaborar com pais e alunos das escolas que estão com as aulas indefinidamente paralisadas.

Para isso, não só reativarei esse blog e o acessarei com mais frequência, para que tenhamos aulas e diálogos sobre História, Geografia, Filosofia, Matemática, Português, Inglês. Pois proponho com meus conhecimentos de autodidata e enciclopédico, mesmo estando sob condições de saúde não tão boas, porém não posso, nem consigo ficar sem fazer nada, sabendo que existem milhares ou milhões de crianças sem estudar, ou tendo dificuldades em acessar informações para não deixar seus estudos progredirem.

Para isso usarei não só o Blog, mas também minhas páginas do facebook, twiter, Likedin, whatsapp, instagram e e-mais. Reativarei todas minhas redes sociais e estarei a disposição para explicar exercícios, responder perguntas, sendo que as que eu não souber irei pesquisar e colocar a informação confiável de um profissional sério e zeloso com seus mais de 30 anos de vida profissional.

Abaixo enumero minhas redes sociais (nas quais já existe um bom material, principalmente de história,filosofia e geografia) que a partir desta publicação estarão abertas para alunos de todo Brasil e do mundo, para tanto, peço o favor dos não brasileiros, usarem o inglês ou o espanhol:

e-mail: clmaffei@terra.com.br

Instagram:






Facebook:

PAGINAS:

Maffei8ano

Filosofando com o Maffei

Ensinando e Aprendendo História:

Maffei6ano

Maffei9ano

EMEF Flávio de Souza Nogueira

Maffei Geografia

Maffei7ano

Twiter:







WhatsApp:

(15) 99700 6454



Linkedin:







Aproveito para pedir que, devido a gravidade do momento, não usaremos esses canais para outras funções a não ser as educativas.
Dentro do meu confinamento e das poucas opções e condições possíveis, acredito que essa é a forma mais digna de ajudar, pais, alunos e sociedade em geral, com minhas poucas habilidades intelectuais.
Ah, e é claro, ia esquecendo de dizer, tudo gratuitamente.

Cláudio Maffei
Professor

Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: