domingo, 19 de agosto de 2018

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - SURGE O IMPERIALISMO




SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Este questionário que por hora apresento, elaborei-o a partir do Livro didático: Projeto Araribá – História – 9.º Ano , páginas 12 e 13 - 1.ª Edição, da Editora Moderna, no intuito de dar um rápido panorama da Revolução Industrial em sua segunda fase onde o capitalismo industrial passa a ser também capitalismo financeiro. Alguns conceitos como oligopólios, trustes, multinacionais, entre outros, poderão ajudar a muitos entenderem um pouco mais essa complicada trama histórica que foi a Revolução Industrial e o avanço do Capitalismo para sua fase Imperialista.

1)     O que inaugurou a 2.ª Revolução Industrial?
                Resposta: Inaugurou a Era dos Oligopólios e do Capitalismo Financeiro.




2)     O que são oligopólios?
               


Resposta: Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde “oligo” significa poucos e “polens” significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. Associações empresariais que levam a uma imensa concentração de capital nas mãos de grupos econômicos, onde poucas empresa detém o controle da maior parte dos mercados.



3)     Qual país foi mais industrializado na era do carvão e do ferro (aço), no século XVIII e primeira metade do século XIX?
                Resposta: Inglaterra




4)     Para que países estendeu-se a industrialização na segunda metade do século XIX?


                Resposta: Estendeu-se por diversos países da Europa Ocidental (França e Alemanha) e para a Europa Oriental (Rússia) e também alcançou os Estados Unidos e o Japão.
 


5)     Qual foi uma das conseqüências da 1.ª Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII?
                Resposta: Aprofundou a divisão social do trabalho ou o parcelamento das tarefas onde a partir de então cada trabalhador faria uma mesma e repetida operação.




6)     Com a 2.ª Revolução Industrial qual foi a nova divisão por ela criada?
        Resposta:Criava-se uma nova divisão internacional do trabalho, onde de um lado ficava os países ricos e industrializados e do outro, países consumidores de excedentes da produção gerada nos países ricos, sendo que os países pobres se especializaram em ser fornecedores de fontes de energia e matéria prima.





7)     A partir de 1860 qual foi o país que mais avançou no processo de industrialização na Europa e por quê?

                Resposta: A Alemanha, porque a economia alemã era a mais moderna e dinâmica de toda a Europa, liderando a produção de aço, de produtos químicos e de equipamentos elétricos e científicos.




8)     Quando se intensificou o desenvolvimento da economia alemã?
                Resposta: Quando houve o processo de unificação da Alemanha em 1871 a economia já vinha se desenvolvendo mas depois desse acontecimento político intensificou-se ainda mais o desenvolvimento alemão.


9)     Quais foram as medidas que o governo Alemão tomou para acelerar o desenvolvimento econômico?



                Resposta: O governo nacional liberou recursos para  a instalação de empresas e adotou medidas para proteger a indústria e a agricultura alemã, por meio de tarifas alfandegárias cobradas sobre as importações, os agricultores e os industriais eram protegidos da concorrência externa, podendo aumentar suas vendas e obter capitais para investir na mecanização do campo ou no aperfeiçoamento da produção industrial.




10)   Qual outro fator importante para a modernização da economia alemã?



                Resposta: Outro fator importante foi o incentivo dado às escolas e ao ensino das ciências aplicadas à produção industrial, graças ao papel da escola, as indústrias podiam dispor de uma grande oferta de técnicos, empregados com salários baixos.



11)   Como foi o desenvolvimento industrial na Rússia dos Czares?
               

Resposta: O desenvolvimento industrial na Rússia czarista foi sobretudo uma iniciativa do Estado, que realizou empréstimos no exterior para construir estradas de ferro e instalar empresas, algumas estrangeiras, de diferentes ramos, com destaque para os setores têxtil, de extração de carvão e de minérios de ferro.




12)   Como vivia o Japão antes de 1860?



                Resposta: O Japão antes de 1860 vivia uma situação semelhante à Europa medieval, havia um imperador, mas quem de fato detinha o poder eram os grandes senhores de terras chamados daimios e o país tinha muito pouco contato com os países ocidentais.


13)   Como essa situação mudou depois de 1860?



                Resposta: Mudou com a Revolução Meiji que centralizou o poder na figura do imperador e iniciou uma era de grandes reformas, que transformara o Japão numa grande potência.

14)   Quais mudanças econômicas foram adotadas após a Revolução Meiji?



                Resposta: O governo japonês assinou tratados comerciais com países do Ocidente, garantindo a entrada de produtos japoneses no mercado externo e promovendo um grande processo de industrialização.

15)   E na área da Educação houveram mudanças também depois da Revolução Meiji?



                Resposta: O Japão realizou uma ampla reforma educacional destinada a erradicar o analfabetismo e capacitar técnicos para a industria.




16)   Na segunda metade do século XIX como o Japão pôde iniciar sua arrancada industrial?
                
Resposta: Promovida pela iniciativa estatal o governo japonês captou capitais estrangeiros para financiar o desenvolvimento industrial que foram posteriormente transferidos para as mãos dos grandes grupos econômicos, os zaibatsu, controlados por algumas poucas famílias.



17)   Como estava o Japão após 1910?
               
Resposta: O Japão já tinha mais de 10 mil quilômetros de estradas de ferro construídas, grandes bancos, poderosas companhias de navegação e mineração, e sua produção têxtil era uma das maiores do mundo.





18)   Em que período aconteceu o grande salto da industrialização nos Estados Unidos?



                


Resposta: Ocorreu após o término da Guerra Civil que aconteceu de 1861 a 1865, onde o norte industrializado venceu o sul agrário e escravista e impôs seu projeto modernizador.




19)    Quais foram as medidas tomadas nos EUA para que houvesse a transformação para um país industrializado e urbanizado?



                Resposta: O governo estadunidense baixo leis protecionistas que amparavam a produção industrial e agrícola do país, a grande oferta de mão de obra barata, garantida pelas políticas de estimulo à imigração, a ocupação das terras do oeste e o incentivo do Estado à instalação de companhias de transportes e às comunicações.


20)   Como apareciam os EUA a partir de 1900 em relação à economia mundial?



                Resposta: Os Estados Unidos já ocupavam o primeiro lugar na produção mundial de aço, produto fundamental para a construção de ferrovias e na fabricação de máquinas agrícolas e industriais tendo assim a maior rede ferroviária do planeta.



21)   Qual era a população dos EUA no início do século XX?

                Resposta: A população urbana dos EUA saltou de 15%, em 1850, para 40% em 1900, ou seja, dos 75 milhões de habitantes nos Estados Unidos, 30 milhões viviam nas cidades.

22)  O que foi a fase conhecida como Capitalismo Industrial?

                Resposta: Até meados do século XIX as empresas funcionavam sem grandes recursos e se expandiam a medida que seus donos reinvestiam na própria empresa parte dos lucros obtidos, por essa razão predominava a pequena e média empresas familiares e como os recursos que alimentavam a produção eram obtidos da própria industria, essa fase ficou conhecida como a era do Capitalismo Industrial.

23)   Exponha sobre a fase chamada Era do Capitalismo financeiro:

        Resposta: A partir de 1880, as novas atividades econômicas – empresas de exploração de petróleo, usinas elétricas e siderúrgicas – exigiam grandes investimentos, que não podiam ser obtidos apenas com recursos próprios, sendo assim, as instituições bancárias assumiram um papel central a partir desse período, financiando as produções industrial, agrícola e mineral em cada país e controlando esses investimentos por meio da aquisição de ações.



24)   O que é um truste?



                Resposta: Associação de empresas de um mesmo ramo que se fundem com o objetivo de controlar os preços, a produção e o mercado.



25)  O que é um cartel?


                Resposta: Agrupamentos de empresas independentes que estabelecem acordos ocasionais com o propósito de dividir o mercado e combater os concorrentes.



26)  O que é uma holding?



               

 Resposta: Empresa que controla uma série de outras empresas, do mesmo ramo ou de setores diferentes, mediante a posse majoritária das ações dessas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: