domingo, 12 de agosto de 2018

SOCIEDADES PRÉ-COLOMBIANAS










               Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, encontrou uma enorme variedade de povos indígenas. Ou seja, quando chamamos todos aqueles povos de “índios”, estamos esquecendo que esses povos eram muitos diferentes um dos outros. Chamá-los simplesmente de “índios” passa a falsa impressão de que eram como calças jeans de nossa sociedade: todas iguais.


         Uma das maneiras possíveis de compreender melhor essas diferenças é examinar os tipos de desenvolvimento econômico e tecnológico que existiam nessas sociedades indígenas. Repare que alguns povos já faziam cidades enquanto outros sequer plantavam:


         1) SOCIEDADES COLETORA E CAÇADORAS
                  
Era o caso de muitos índios como os jês (Brasil), e também os patagões (Argentina) e os esquimós (Alasca). Embora vivessem na mesma região, suas aldeias nunca se fixavam no mesmo local, o que significa que eram nômades. Como desconheciam a agricultura, sua sobrevivência vinha da caça e da coleta.


         2) SOCIEDADES DE CULTURA DE SUBSISTÊNCIA
                  
Embora não tivessem abandonado a caça e a coleta, esses grupos cobriam boa parte da alimentação com a agricultura. Os tupis-guaranis do Brasil, por exemplo, estavam iniciando essa etapa. Outros, como os huronianos e os pueblos (EUA), também. Os chibchas (Colômbia) inclusive já ensaiavam um tipo de irrigação.

         3) SOCIEDADES AVANÇADAS COM PRODUÇÃO AGRÍCOLA EXCEDENTE.
                  
Ruínas Maias de El Caracol em Belize
Nesses agrupamentos já existia um Estado organizado que administrava e controlava a sociedade. A produção agrícola utilizava instrumentos e irrigação. Esta tecnologia dava condições para que houvesse outros tipos de trabalho, como os de artesãos, funcionário público, mercador, médico, engenheiro, e astrônomo. Estamos falando de magníficas sociedades, especialmente dos incas (Peru), astecas (México) e maias (México e Guatemala). Estes povos construíam pirâmides, estradas e cidades fabulosas. Eram realizações fantásticas, grandiosas como as das antigas civilizações da Mesopotâmia, do Extremo-Oriente ou da África.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: