quinta-feira, 28 de junho de 2018

OS AMISH




         Amish é um grupo religioso cristão anabatista baseado nos Estados Unidos e Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis.
         Os anabatista (que vem do grego re-batizadores) são cristão sectários, a chamada “ala radical” da Reforma Protestante. Os anabatistas formavam um único grupo ou igreja, pois, havia diversos grupos chamados genericamente de “anabatistas” com crenças e práticas diferentes e divergentes. Eles foram assim chamados porque os convertidos eram batizados apenas na idade adulta, por isso, eles re-batizavam todos os seus prosélitos que já tivessem sido batizados quando crianças, pois creem que o verdadeiro batismo só tem valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo. Desta forma os anabatistas desconsideravam tanto o batismo católico quanto o batismo dos protestantes luteranos, reformados e anglicanos.

ORIGEM

         Como parte dos Mennonitas os Amish são descendentes dos grupos suíços de anabatistas chamados de Reforma radical. Os anabatistas suíços ou “os irmãos suíços” tiveram suas origens com Felix Manz (cerca de 1498 -1527) e Conrad Grebel (cerca de 1498 – 1526). O nome Mennonita foi aplicado mais tarde e veio de Menno Simons (1496 – 1561). Simons era um padre católico holandês que se converteu ao Anabatismo em 1536. O movimento Amish começou em 1693 com Jacob Amman (cerca de 1656 – 1730), um líder mennonita morando na Alsácia que acreditava que os Mennonitas da Suiça e Alsácia estava se afastando dos ensinamentos de Simons.

         Os primeiros Amish começaram a migrar para os Estados Unidos no século XVIII, para evitar perseguições e o serviço militar obrigatório. Os primeiros imigrantes foram para o condado de Berks, Pensilvânia.


A SOCIEDADE AMISH


         Estimativas do início da década de 2000 apontavam a existência de 198 mil membros da comunidade Amish no mundo, sendo 47 mil apenas na Pensilvânia. Esses grupos são compostos por descendentes de algumas centenas de alemães e suíços que migraram para os Estados Unidos e Canadá.

         Os Amish preferem viver afastados do restante da sociedade. Eles não prestam serviços militares, não pagam a Segurança Social e não aceitam qualquer forma de assistência do governo. Muitos evitam até mesmo fazer seguro de vida.


         A maioria fala um dialeto alemão conhecido como “alemão da Pensilvânia”. Eles dividem-se em irmandades, que por sua vez divide em distritos e congregações. Cada distrito é independente e tem suas próprias regras de convivência.


         O filme “A Testemunha”, com o ator Harrison Ford, mostra o modo de vida dos Amish nos Estados Unidos. Homens usando ternos e chapéus pretos e mulheres com a cabeça coberta por um capuz branco e com um vestido preto. A comunidade Amish considerou muito liberal a imagem que se fez deles.

         Os Amish não gostam de ser fotografados. Interpretam que, de acordo com a Bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada.

ESTILO DE VIDA
         Do ponto de vista médico, a sociedade Amish leva um estilo de vida exemplar e ideal, uma vez que praticam muita atividade física, não ingerem bebidas alcoólicas, não fumam, não têm relacionamento sexual fora do casamento, sensação de pertencimento a um grupo, consumo de alimentos saudáveis cultivados e criados por eles mesmos e sem presença de substâncias já conhecidas por causar câncer e outras doenças.

         Estudos realizados no estado estadunidense de Ohio, com os Amish, mostram que entre 1996 e 2003 houve 191 casos de câncer, o que é um número extremamente baixo ao equiparar proporcionalmente com a população não-Amish.


         A base da alimentação Amish é carne, tubérculos e massas sempre cultivados e criados por eles mesmos. Dentre as raras compras que fazem no mundo “exterior”, estão farinha, sal e açúcar.

CRENÇAS
         Os princípios enfatizados pelos Amish são:
·        A Bíblia, principalmente a ética do Novo Testamento, deve ser obedecida como a vontade de Deus, embora não sistematizando sua teologia, mas aplicando-as no dia-a-dia. A interpretação da Bíblia é realizada nos cultos e reuniões da igreja. Essa posição de evitar querelas tecnológicas evitou divisões de caráter doutrinário nas denominações anabatistas;


·        Credos e confissões são somente documentos para demonstrar aquilo em que se crê, mas requerem a adesão ou crença a eles. Aceitam, portanto, em essência os credos históricos do Cristianismo, mas não o professam;
·        A igreja é uma comunidade voluntária formada de pessoas renascidas. A igreja não é subordinada a nenhuma autoridade humana, seja ela o Estado, ou hierarquia religiosa. Assim evitam participar das atividades governamentais, jurar lealdade a nação, participar de guerras;


·        A igreja não é uma instituição espiritual e invisível, mas uma coletividade humana e real, marcada pela separação do mundo e do pecado e uma posição afirmativa em seguir os mandamentos de Cristo;
·        A igreja celebra o batismo adulto por aspersão como símbolo de reconhecimento e obediência a Cristo, e a Santa Ceia em memória da missão de Jesus Cristo;


·        A igreja tem autoridade de disciplinar seus membros e até mesmo sua expulsão, a fim de manter a pureza do indivíduo e da igreja;
·        A teologia anabatista é massivamente eclesiológica, baseada na vida comunitária e na igreja;
·        Quanto a salvação, os Amish creem no livre-arbítrio, o ser humano tem a capacidade de se arrepender de seus pecados e Deus regenera e ajuda-o andar em uma vida de regeneração.
·        Os Amish não creem que a conversão para Cristo seja uma experiência emocional de um momento, mas um processo que leva a vida inteira;
·        Visão sobre a natureza de Cristo única, pois é a visão da doutrina semi-nestoriana, crendo que Jesus Cristo foi concebido miraculosamente pelo Espírito Santo no ventre de Maria, mas não herdou nenhuma parte física dela Maria, seria portanto um instrumento usado por Deus para cumprir o seu plano;
·        A essência do cristianismo consiste em uma adesão prática aos ensinamentos de Cristo;
·        A ética do amor rege todas as relações humanas;
·        Pacifismo: Cristianismo e violência são incompatíveis.


CULTO


         O culto Amish é praticado da mesma maneira desde a concepção do anabatismo na época da Reforma Protestante. O culto é voltado a Deus e não tem o caráter evangelizador, portanto práticas como “chamada ao altar” ou “aceitar Jesus” não existem. Não constroem a igreja, assim reúnem-se em casas privadas ou em salas de escolas. As mulheres sentam-se separadas dos homens e cobrem a cabeça com um véu. O culto inicia com uma invocação de algum dos anciãos, seguem-se hinos, cantando do hinário Ausbund, que é o mesmo texto desde o século XVI e não contém notação musical. Então há uma oração, onde todos se ajoelham silenciosamente até que algum membro masculino ore pela igreja. A leitura e pregação da Bíblia é feita extemporaneamente, sem sermões preparados, e muitos elterns (anciãos) abrem as Escrituras aleatoriamente. Seguem uma oração do ministro e uma benção final. A congregação de despede com um ósculo.



CONTROVÉRSIAS
         Os Amish são muitas vezes confundidos com comunidades igualmente reservadas, mas de tradições e raízes completamente distintas. Algumas vezes até com os Fundamentalistas, com os quais mantêm poucas semelhanças.

         Uma das maiores comunidades Amish no mundo fica na Pensilvânia, Estados Unidos. Em outubro de 2006, uma chacina dentro de uma escola Amish resultou na morte de cinco crianças entre 6 e 13 anos, além do atirador de 32 anos, que se suicidou. O atirador era um motorista de caminhão de leite que atendia a comunidade. Fez reféns 10 meninas. No mesmo dia, membros da comunidade visitaram a família do motorista e assassin0, que se chamava Roberts, para dizer que o perdoavam. No enterro das meninas, o avô de uma das vítimas disse às outras crianças: “não devemos odiar aquele homem”. O fato inspirou o filme Amish “Grace”, no Brasil “Graça e Perdão”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: