TEXTOS SAGRADOS
SHRUTI
Shruti
significa “aquilo que é ouvido” e refere-se primordialmente aos Vedas que
compõem o mais antigo registro das escrituras hindus. Enquanto muitos hindus
veneram os Vedas como verdades eternas reveladas aos antigos sábios (Rsis),
alguns devotos não associam a criação deles com qualquer divindade ou pessoa,
acreditando serem leis do mundo espiritual, que existiriam mesmo se não
tivessem sido reveladas aos sábios. Os hindus acreditam que, como as verdades
espirituais dos Vedas são eternas, eles estão sendo expressos continuamente de
diferentes maneiras.
VEDAS
são os textos mais antigos do hinduísmo, e também influenciaram o budismo, o
jainismo e o siquismo. Os Vedas contêm hinos, encantamentos e rituais da Índia
antiga. Juntamente com o Livro dos Mortos, com o Enuma Elish, I Ching e o
Avesta, estes entre os mais antigos textos religiosos existentes. Além de seu
valor espiritual, eles também oferecem uma visão única da vida cotidiana na
Índia antiga. Enquanto a maioria dos hindus provavelmente nunca lera os Vedas,
a reverência por mais uma noção abstrata de conhecimento (Veda em hindu
significa “conhecimento” em sânscrito) está profundamente impregnada no coração
daqueles que seguem o Veda Dharma.
Existem
quatro Vedas (ver no blog do maffei o Hinduísmo 1) O Rig Veda, o Sama Veda, o
Yajur Veda e o Atharya Veda. O Rig Veda é o primeiro e mais importante deles,
cada Veda se divide em quatro partes: a primeira, o Veda propriamente dito, é o
Samhitã que contém mantras sagrados. As outras três partes formam um conjunto
em três camadas de comentários, costumeiramente em prosa, tidos como feitos
numa data um pouco posterior ao Samhitã, são os Brãhamana, Ãranyakas e os
Upanixades. As primeiras duas partes foram chamadas posteriormente de
Karmakãnda (parte ritualística), enquanto as últimas duas formam a Jñãnakãnda
(parte do conhecimento). Embora os Vedas tenham como foco os rituais, os
Upanixades se concentram numa abordagem espiritual e em ensinamentos
filosóficos, discutindo Brâman e a reencarnação.
UPANIXADES
são denominados Vedanta porque eles contém uma exposição da essência espiritual
dos Vedas. Entretanto é importante observar que Upanixades são textos e Vedabta
é uma filosofia. A palavra Upanishad significa “sentar-se próximo ou perto”,
pois os estudantes costumavam sentar-se no solo, próximos a seus mestres. Os
Upanixades organizaram mais precisamente a doutrina védica de auto-realização,
ioga e meditação, karma e reencarnação, que eram veladas no simbolismo da antiga
religião de mistérios. Os mais antigos Upanixades são geralmente associados a
um Veda em particular, através da exposição de uma brâmane ou Aranyaka enquanto
os mais recentes não.
Formando
o coração da Vedanta (final dos Vedas), eles contêm a técnica de adoração aos
deuses védicos e capturam a essência do Rig Veda: “A Verdade é Uma”. Eles
colocam a filosofia hindu separada e acolhendo uma única e transcendente força
imanente e inata na alma de cada ser humano, identificando o microcosmo e o
macrocosmo como uno. O hinduísmo primitivo é fundamentado nos quatro Vedas, o
hinduísmo clássico, a ioga e Vedanta e correntes tântricas do Bhakti foram
modelados com base nos Upanaxides.
SMRITIS
Os
textos hindus além dos shrutis são chamados coletivamente de Smiritis
(memória). Os mais célebres dentre os smritis são os poemas épicos que
consistem do Maabárata e do Ramaíana. O Bagavadguitá, parte integral do
Maabárata e um dos mais populares textos sacros do hinduísmo, contém
ensinamento filosóficos de Krshna, uma encarnação de Vishnu narradas ao
príncipe Arjuna às vésperas de uma grande guerra. O Bhagavad Gitã, narrado por
Krishna é descrito como a essência dos Vedas. O Gitã, no entanto, por vezes
também chamado Gitopanishad, costuma ser categorizado com maior frequência
entre os Shrutis, por ter um conteúdo de natureza upanixádica. Os Smritis
também incluem os Puranas, que ilustram ideias Hindus através de narrativas
vividas. Também existem textos de natureza sectária como o Devi Mahatmya, os
Tantras, os Yogas Sutras, Tirumantiram, Shiva Sutras e Agamas. Um texto mais
controverso, o Manusmriti é o livro de leis que epitomiza (relativo a epitome,
resumo de uma obra, tratados) os códigos sociais do sistema de castas.
PURANAS
– Os Puranas são considerados da classe smriti e são ensinamentos não escritos
passados oralmente de uma geração a outra. Eles são distintos dos shrutis ou
ensinamentos escritos tradicionais. Existem um total de 18 puranas maiores,
todos escritos em forma de versos. Acredita-se que estes textos foram escritos
muito anteriormente ao Ramayana e ao Mahabarata. Acredita-se que o mais antigo
purana provém de cerca de 300 a.C., e os mais recentes de 1300 – 1400. Apesar
de terem sido compostos em diferentes períodos, todos os puranas parecem ter
sidos revisados. Tal pode ser notado quando se observa que todos eles comenta
que o número de puranas é 18. Os puranas variam muito: o Skanda Purana é o mais
longo com 81.000 versos, enquanto o Brahma Purana e o Vamana Purana são os mais
curtos com 10.000 versos cada. O número total de versos em todos os 18 Puranas
é 400.000.
RAMAYANA
E MAHABARATA
O
Ramayana e o Mahabarata são os livros épicos nacionais da Índia. São
provavelmente os poemas mais longos escritos em todo o mundo. A obra conta a
história de um príncipe Rama de Ayodhya, cuja esposa Sita é abduzida pelo demônio
Rayana rei de Lanka.
O
Mahabarata é atribuído ao sábio Vyasa, e foi escrito no período entre 540 e 300
a.C. A obra que conta a lenda dos báratas, uma das tribos arianas, discute o
tri-varga ou as três metas da vida humana: Kama ou desfrute sensorial, artha ou
desenvolvimento econômico e darma a religiosidade mundana que se resume em
códigos de conduta moral e ritual.
O
Ramayana é atribuído ao poeta Valmiki e foi escrito no século I, apesar de ser
baseado em tradições orais que datam de seis ou sete séculos antes de Cristo.
BHAGAVAD
GITA
A
Bhagavad Gita é considerado parte do Maabárata (escrito em 400 a 300 a.C.), é
um texto central do hinduísmo, um diálogo filosófico entre o deus Krishna e o
guerreiro Arjuna. Este é um dos mais populares e acessíveis textos do
hinduísmo, e é de essencial importância para a religião. O Gita, discute
altruísmo, dever, devoção, meditação, integrando diferentes partes da filosofia
hindu.
AS
LEIS DE MANU
Manu
é o homem lendário, o “Adão” dos hindus. As leis de Manu, ou Manusmriti são uma
coleção de textos atribuídos a ele.
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