domingo, 2 de abril de 2017

UM FILME DE ESPIONAGEM ESTADUNIDENSE NO ORIENTE (NA VISÃO DELES, É CLARO)

Para você se divertir no final de noite de domingo, que tal um filminho?

FORÇAS ESPECIAIS


HELLO MISS X-KEY! A X-KEYSCORE E A ESPIONAGEM ESTADUNIDENSE




Não estranhem a troca de artigos masculinos e femininos nesta matéria, pois ora o X-Keyscore é tratado como programa e ora a X-Keyscore é chamada como ferramenta, em relação ao título apelei para o cavalheirinsmo.
Com a deserção de Edward Snowden das fileiras da espionagem estadunidense, o mesmo revelou para o jornal britânico Guardian detalhes sobre o que parece ser uma das mais poderosas ferramentas dos arapongas dos Estados Unidos, a X-Keyscore. Segundo ele, o sistema faria uma coleta de informações da internet que, depois, seriam analisadas. Com ele, é possível checar conteúdo de e-mails enviados e recebidos, além de atividades das pessoas em redes sociais e históricos de navegação.

Edward Snowden

A X-Keyscore usaria filtros para detectar eventos “anômalos” como o uso de linguagem diferente da região onde o internauta se encontra, algumas buscas na web ou se a pessoa usa criptografia em mensagens pessoais, por exemplo. Nos documentos, um mapa mostra a posição de centenas de servidores usados pela X-Keyscore – um deles próximo a Brasília.
No total, as agências de inteligência norte-americanas empregam 107.035 pessoas, segundo dados do Washington Post. Destes, 23,4 mil são militares. A NSA é, de longe, a agência que mais contrata militares, já que 64% dos não-civis trabalham para ela, 14.950 pessoas no total. A agência também é uma das que mais contratam matemáticos nos EUA, segundo informações do seu site oficial.
A agência fica em Maryland, estado no nordeste dos Estados Unidos, e tem cerca de 1.300 prédios e construções formando sua sede, que está em um terreno de aproximadamente 140 hectares, de acordo com o jornal britânico Sunday Times

Sede da NSA

O X-KEYSCORE
X-Keyscore (Programa de Vigilância) é um programa da NSA usado no sistema de vigilância mundial, que permite que aos seus analistas façam pesquisas em imensos bancos de dados que contêm os e-mails, conversas online e buscas de internet de milhões de pessoas ao redor do mundo. Os documentos revelam que qualquer pessoa com acesso aos bancos de dados pode fazer tais pesquisas, incluindo funcionários das empresas contratadas. Não é necessária qualquer autorização especial nem justificativas específica para acessar os dados de quem quer que seja. A ferramenta é compartilhada com outras agências, incluindo as agências do Canada, UK, Austrália, Nova Zelândia e da Alemanha.
A existência da X-Keyscore foi revelada em julho de 2013 pelo Jornal O Globo e pelo The Sydney Morning Herald australiano, com base nos documentos da NSA expostos por Edward Snowden. Quando da revelação de sua existência, o codinome do programa e alguns outros codinomes já eram encontrado em alguns anúncios de empregos e em curriculum vitae de funcionários,
A X-Keyscore dá aos analistas americanos acesso à basicamente tudo o que o usuário típico faz na internet.


O sistema funciona em uma infraestrutura com cerca de 500 servidores espalhados pelo mundo. Os servidores foram instalados em diversos países sem conhecimento dos mesmos, inclusive no Brasil. conforme é mostrado em uma apresentação da NSA exposta por Snowden. De acordo com as revelações, em janeiro de 2013 apenas, a NSA tinha recolhido 2,3 bilhões de dados de usuários brasileiros.  Comentando sobre o programa, o Jornal The Guardian, que teve acesso aos documentos do programa afirmou que: “a quantidade de comunicações a que a NSA tem acesso por meio de programas como o X-Keyscore é assustadoramente grande".

O X-Keyscore pode ver as caixas de entrada e saída de e-mails de qualquer pessoa em todas as partes do mundo, bastando apenas ter em mãos um endereço de correio eletrônico. Permite também que os analistas da NSA leiam o conteúdo que os usuários produzem nas redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter, Flickr e outras. As revelações contidas em um dos documentos da NSA expostos por Edward Snowden, mostram que, entre outras coisas, o software permite a intervenção em tempo real na navegação de milhões de usuários na Internet para descobrir o que cada internauta está fazendo na Web a cada instante. O programa consegue mapear as pessoas a partir de localidades, enquanto elas usam o Google Maps, por exemplo. Os documentos mostram as imagens de como funciona a interceptação e coleta de comunicações mundialmente, sejam comunicações telefônicas, e-mails ou por quaisquer outros meios. Os dados coletados mundialmente são então enviados para armazenamento no gigantesco Centro de Processamento de Dados Utah, sob administração da NSA.
Em 26 de Janeiro de 2014, Edward Snowden foi entrevistado na televisão alemã por Norddeutscher Rundfunk. Ele perguntou a Snowden o que ele poderia fazer usando o X-Keyscore. Snowden respondeu: " Você pode ler os e-mails de qualquer pessoa em todo o mundo, de qualquer pessoa que você tenha o endereço de e-mail. Qualquer website: Você pode ver o tráfego entrando e saindo do Site. Qualquer computador em que uma pessoa se senta: Você pode ver. Qualquer laptop que você estiver seguindo: você pode segui-lo enquanto ele se movimenta de um local para outro em qualquer parte do mundo. É uma fonte que serve para todas as informações que NSA busca.
Sentado em meu escritório, eu tinha a capacidade de analisar qualquer um, desde um contador até um juiz federal, incluindo o presidente, desde que eu tenha o seu e-mail pessoal", palavras do ex-técnico da CIA Edward Snowden, em 10 de junho de 2013, quando revelou pela primeira vez ao mundo os documentos que detalhavam o programa de espionagem online dos Estados Unidos. Snowden falou ainda dos motivos pelos quais tais programas de Vigilância em massa precisam ser revelados ao mundo.



Uma apresentação da NSA sobre X-Keyscore datada de 2008, diz que o sistema é um "DNI”, ou seja, uma Rede de Inteligência Digital. Isto diz respeito aos diversos tipos de inteligência, derivada do tráfego de internet. Quanto à capacidade do X-Keyscore, Snowden, que tem familiaridade com o X-Keyscore, disse ainda: “Você pode marcar indivíduos. Vamos dizer que você trabalhe para uma importante Corporação Alemã e eu quero ter acesso a sua Rede de computadores. Eu posso descobrir seu nome de usuário em um website qualquer, descobrir seu nome real e começar a seguir seus contatos, amigos e a partir daí criar o que e chamada sua ‘impressão digital’, que e a atividade única relacionada a você na Internet e então eu posso seguir você onde quer que você vá no mundo, qualquer lugar em que você tente esconder sua presença online”.

De acordo com os documentos vistos pelo The Guardian, qualquer analista de nível inferior pode, usando o X-keyscore “ouvir qualquer ligação que ele queira, ler qualquer e-mail, ver qualquer história de pesquisas na Internet, ver documentos Microsoft. E tudo isto e feito sem precisar obter uma ordem judicial e, nem mesmo autorização de um superior.

O CORSO QUE ABALOU A EUROPA



Napoleão Bonaparte (1769-1821), o mais jovem general da França, ascendeu no período da Revolução Francesa, foi imperador francês, com o título de Napoleão I. Líder político, ditador e comandante do Exército Francês. Conquistou uma grande extensão territorial para a França.


Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, capital da ilha de Córsega, França, no dia 15 de agosto de 1769. Filho de Carlos Maria Bonaparte, jurista, formado em Pisa, Itália, e de Letízia Ramolino, descendentes de família da pequena nobreza da Ligúria, Itália. Segundo filho de uma família de sete irmãos.
Iniciou seus estudos em Ajaccio. Com 10 anos de idade ingressou no colégio militar de Brienne, na França. Durante cinco anos estudou Matemática, Geometria, Álgebra, Trigonometria e História. Leu narrações militares e biografias de homens ilustres. Em 1784 ingressou na Escola Real Militar de Paris, onde começou sua carreira. Aos 16 anos de idade já era subtenente de artilharia.


Em 1789, teve início a vitoriosa Revolução Francesa, que levou a França a passar por profundas modificações políticas, sociais e econômicas. A aristocracia do Antigo Regime perdeu seus privilégios, libertando os camponeses dos antigos laços feudais que os prendiam aos nobres e ao clero. Foi a alavanca que levou a França do regime feudal para o capitalista. No dia 21 de janeiro de 1793, o rei Luís XVI foi guilhotinado na praça da Revolução em Paris. Nessa época, Napoleão Bonaparte realizava missões secundárias pelo interior da França.


Ainda em 1793, Napoleão teve sua grande oportunidade em Toulon. A cidade se rebelara contra o novo governo republicano do país. O comandante da artilharia local foi ferido na batalha e Napoleão assumiu o comando. Derrotou os revoltosos, sendo nomeado general de brigada, com apenas 24 anos.


No dia 4 de outubro de 1795, Napoleão vence mais uma batalha, na revolta dos partidários da monarquia. Em consequência recebe nova patente, é nomeado comandante do Exército Francês. Nessa época conhece Josefina  Beauharnais, viúva de um general guilhotinado na Revolução. No dia 9 de março de 1796, realiza-se a cerimônia de casamento. Dois dias depois Napoleão parte para a guerra na Itália. No comando do exército francês, derrota as tropas na Itália e na Áustria, derrubando os velhos regimes monárquicos e obtendo importantes conquistas territoriais para a França.



A insatisfação na França era grande, a burguesia se ressentia da instabilidade social e política. Napoleão aproveita e num golpe de estado, no dia 18 de Brumário (data do novo calendário estabelecido pela revolução), correspondente a 9 de novembro de 1799, assume o governo. É nomeado Primeiro Cônsul, depois Cônsul Vitalício. Por meio de um plebiscito é nomeado Imperador e coroado na catedral de Notre-Dame, com o título de Napoleão I.



Napoleão Bonaparte cercou-se de uma corte suntuosa, os generais e os altos funcionários recebem títulos de nobreza. Seus irmãos se transformam em monarcas: Joseph torna-se rei de Nápoles, Louis rei da Holanda, Jerôme rei da Westfália. Elisa, sua irmã torna-se grã-duquesa de Toscana. Sem filhos para sucedê-lo, separa-se de Josefina, e em 1810 casa-se com Maria Luísa da Áustria, filha de Francisco II e irmã de D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I. Enfim teve um filho, mas que teve uma vida breve.


A expansão territorial continuou. Em pouco tempo conquista a Itália, os Países Baixos, a Polônia e vários principados da Alemanha. Tem contra si a Inglaterra, que controla os mares e ajuda as nações dominadas. Em 1806, decreta o bloqueio continental contra a Inglaterra. Só o Czar Alexandre I não cumpre a determinação. Napoleão invade a Rússia e encontra Moscou incendiada. Sem a base de apoio, enfrenta um inverno rigoroso e a resistência do povo. Vencido, em 1812, retira-se. A França é invadida, Napoleão abdica e se exila na ilha de Elba, na Toscana, Itália.


Em 1814 Napoleão escapa de Elba, entra em Paris, é aplaudido pelo povo e pelas tropas. Por cem dias reassume o poder. Mas é novamente derrotado, pelos ingleses, desta vez em 1815, na batalha de Waterloo. A França é invadida, Napoleão é preso e mandado para a ilha de Santa Helena, no meio do Atlântico.



Napoleão Bonaparte morreu na ilha de Santa Helena, no dia 5 de maio de 1821, depois de 6 anos de exilio. Seus restos mortais encontram-se no Panteão dos Inválidos, em Paris.


quinta-feira, 30 de março de 2017

67 ANOS DA ESCOLA MONSENHOR SECKLER DE PORTO FELIZ




A necessidade de se construir em Porto Feliz um estabelecimento de ensino, que desse continuidade aos primeiros estudos ministrados nos Grupos Escolares e nas escolas rurais, foi captada por um conjunto de pessoas que se reuniam no Rotary Club de Porto Feliz, na segunda metade da década de 1940, e que se manifestaram em artigos no jornal local “A Comarca”.

 


Em 1947, o Rotary Club organizou a Sociedade “Ginásio das Monções S/A”, coletando verbas através de um Livro de Ouro e conseguindo, com o prefeito Lauro Maurino, a transferência de um terreno doado por Monsenhor Seckler para um Instituto de Menores. O Monsenhor impôs que, se dentro de 02 anos, as obras da escola não começassem, a ideia do Instituto retornaria.



O deputado José Rameiro Pereira apresentou o Projeto de Lei nº 158, de 09/09/1947, que criava um Ginásio Estadual em Porto Feliz, que foi aprovado e tornou-se a Lei nº 75, de 23/02/1948. O governador Adhemar de Barros lançou a pedra fundamental do Ginásio em 03/09/1947. Infelizmente o Monsenhor Seckler, um dos grandes batalhadores pela conquista dessa escola, faleceu em 20/11/1947, e teve seu nome perpetuado na mesma, em 1952.

No dia 30 de março de 1950, a ata de fundação foi lavrada e a escola funcionaria, provisoriamente, no “Grupo Escolar Coronel Esmédio”, até 1962, quando as obras no terreno cedido pelo Monsenhor se concretizaram, com a ajuda, inclusive, de verbas recebidas da Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens.

 


Histórico do Patrono

José Rodrigues Seckler, filho de Antônio Seckler e Maria Rodrigues Seckler, sitiantes de situação humilde, nasceu em Porto Feliz, em 05/11/1868. Quando criança, auxiliava o pai tangendo carro de boi na condução de cana-de-açúcar para o Engenho Central de Porto Feliz. Entrou no Seminário de São Paulo e formou-se em 28/02/1896, aos 28 anos, em Filosofia e Teologia, exercendo as funções de Mestre de Disciplina, onde adquiriu grande cultura humanística e revelou-se notável orador.

 

Após ordenado, viajou para Roma, percorrendo toda a Europa, visitando a Gruta de N. S. de Lourdes, na França e os lugares santos no Oriente Próximo. Regressando ao Brasil, o Monsenhor iniciou sua carreira apostólica, sendo coadjutor em Jundiaí e Bragança e, posteriormente, pároco em São Simão, Piracicaba, São Paulo (Brás), São Carlos, São José do Rio Preto, Bocaína, Viradouro e Taquaritinga. Até que em 1923 foi nomeado pároco em Porto Feliz. Nesses lugares, deixou fundadas várias entidades religiosas e assistenciais.

Em sua cidade natal, Monsenhor Seckler fundou a Associação N.S. do Rosário; foi provedor e capelão da Santa Casa de Misericórdia; um dos fundadores da Fábrica de Tecidos N.S. Mãe dos Homens e, também, vereador. Participou da luta por um Ginásio Estadual em Porto Feliz, doando parte de suas terras para a construção da atual Escola Estadual Monsenhor Seckler. Era um homem religioso e engajado na luta pelas conquistas sociais. Faleceu em 20/11/1947, aos 79 anos.

UMA GUERRA MUNDIAL FRUTO DO CHOQUE DO IMPERIALISMO EUROPEU.



A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.
Belle Epóque
Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.
Causas
Com essa disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo pela frente. O países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Além disso, foi desenvolvido uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.
Não podemos esquecer do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.



Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Sarajevo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.
A Guerra
Com a guerra tendo iniciado, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde haviam colônias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.
Coube ao Japão invadir as colônias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.
Todos esses ataques fez com que em pouco tempo a Tríplice Entente tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.
No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.
A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.
Consequências da Primeira Guerra Mundial
A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:
• Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
• Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
• Fragmentação do império Austro-Húngaro 
• Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
• Divisão do império turco após 200 anos de decadência 

• Aumento do desemprego na Europa


terça-feira, 28 de março de 2017

OS TRABALHADORES CONTRA-ATACAM NO SÉCULO XIX




Entre os séculos XV e XVIII, a Europa passou por profundas alterações com o estabelecimento de colônias e a expansão do comércio. Nesse período, principalmente na Inglaterra, o uso do dinheiro se popularizou, e a crescente demanda por produtos manufaturados nos mercados interno e externo tornou necessária uma maior organização produtiva. Foi então que teve início um processo, que mais tarde passou a ser conhecido no mundo todo como a Revolução Industrial. 
Com a expansão industrial ganharam destaque duas classes intrinsecamente relacionadas: o proletariado e a burguesia. Apesar de o país viver uma fase caracterizada pelo Liberalismo Econômico ditado por John Smith, que pregava a não intervenção do Estado nas atividades econômicas e defendia que cada indivíduo deveria se preocupar com o seu próprio bem-estar (individualismo) ganharam espaço nesse contexto as chamadas propostas coletivistas. 
As principais correntes de esquerda que ganharam força no século XIX foram Comunismo, Socialismo e Anarquismo. Apesar de possuírem o mesmo foco, a transformação social, essas propostas possuíam algumas divergências e características muito próprias, que não permite usá-las como sinônimos. 





* Comunismo: facção em oposição ao capitalismo que propõe uma sociedade sem classes, sem partidos e sem Estado. Para os comunistas, o estabelecimento da chamada "Ditadura do Proletariado" deve passar primeiro por uma transição socialista, sendo comandada pelo Partido Comunista. Seus principais teóricos são Karl Marx e Friedrich Engels. 

* Socialismo: diferente dos comunistas, os socialistas veem a sua proposta como uma meta, e não uma fase de transição. Para eles deve haver pluripartidarismo, economia de mercado e um Estado que promova a justiça social. O Socialismo também é avesso a "Ditadura do Proletariado", defendendo regras democráticas e as eleições. São seus principais defensores: Ferdinand Lassalle e August Bebel. 

* Anarquismo: considerado mais radical, o Anarquismo é contrário a qualquer tipo de governo ou autoridade, já que essa seria uma forma de dominação de um homem sobre os demais. Para os anarquistas, uma sociedade sem classes e sem Estado seria estabelecida por meio da "Ação Direta", uma espécie de "Greve Geral" sem que fosse necessária a elaboração de um programa eleitoral ou a criação de um partido. Seus principais expoentes foram: Pierre-Joseph Proudhon e Pyotr Alexeyevich Kropotkin.

segunda-feira, 27 de março de 2017

O MUNDO NOVAMENTE EM GUERRA.

II Guerra Mundial (1939 - 1945)



A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.



No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Tal acontecimento proporcionou drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.



Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.
A partir dessa ideologia, os países citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexá-los aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do Pacífico.
A consolidação da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido, declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.



O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros.
Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.


Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

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