Amish é um grupo religioso cristão anabatista baseado nos
Estados Unidos e Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o
uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis.
Os anabatista (que vem do grego re-batizadores) são cristão
sectários, a chamada “ala radical” da Reforma Protestante. Os anabatistas
formavam um único grupo ou igreja, pois, havia diversos grupos chamados
genericamente de “anabatistas” com crenças e práticas diferentes e divergentes.
Eles foram assim chamados porque os convertidos eram batizados apenas na idade
adulta, por isso, eles re-batizavam todos os seus prosélitos que já tivessem
sido batizados quando crianças, pois creem que o verdadeiro batismo só tem
valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo. Desta forma os
anabatistas desconsideravam tanto o batismo católico quanto o batismo dos
protestantes luteranos, reformados e anglicanos.
ORIGEM
Como parte dos Mennonitas os Amish são descendentes dos
grupos suíços de anabatistas chamados de Reforma radical. Os anabatistas suíços
ou “os irmãos suíços” tiveram suas origens com Felix Manz (cerca de 1498 -1527)
e Conrad Grebel (cerca de 1498 – 1526). O nome Mennonita foi aplicado mais
tarde e veio de Menno Simons (1496 – 1561). Simons era um padre católico
holandês que se converteu ao Anabatismo em 1536. O movimento Amish começou em
1693 com Jacob Amman (cerca de 1656 – 1730), um líder mennonita morando na
Alsácia que acreditava que os Mennonitas da Suiça e Alsácia estava se afastando
dos ensinamentos de Simons.
Os primeiros Amish começaram a migrar para os Estados Unidos
no século XVIII, para evitar perseguições e o serviço militar obrigatório. Os
primeiros imigrantes foram para o condado de Berks, Pensilvânia.
A SOCIEDADE AMISH
Estimativas do início da década de 2000 apontavam a
existência de 198 mil membros da comunidade Amish no mundo, sendo 47 mil apenas
na Pensilvânia. Esses grupos são compostos por descendentes de algumas centenas
de alemães e suíços que migraram para os Estados Unidos e Canadá.
Os Amish preferem viver afastados do restante da sociedade.
Eles não prestam serviços militares, não pagam a Segurança Social e não aceitam
qualquer forma de assistência do governo. Muitos evitam até mesmo fazer seguro
de vida.
A maioria fala um dialeto alemão conhecido como “alemão da
Pensilvânia”. Eles dividem-se em irmandades, que por sua vez divide em
distritos e congregações. Cada distrito é independente e tem suas próprias
regras de convivência.
O filme “A Testemunha”, com o ator Harrison Ford, mostra o
modo de vida dos Amish nos Estados Unidos. Homens usando ternos e chapéus
pretos e mulheres com a cabeça coberta por um capuz branco e com um vestido
preto. A comunidade Amish considerou muito liberal a imagem que se fez deles.
Os Amish não gostam de ser fotografados. Interpretam que, de
acordo com a Bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada.
ESTILO DE VIDA
Do ponto de vista médico, a sociedade Amish leva um estilo
de vida exemplar e ideal, uma vez que praticam muita atividade física, não
ingerem bebidas alcoólicas, não fumam, não têm relacionamento sexual fora do
casamento, sensação de pertencimento a um grupo, consumo de alimentos saudáveis
cultivados e criados por eles mesmos e sem presença de substâncias já
conhecidas por causar câncer e outras doenças.
Estudos realizados no estado estadunidense de Ohio, com os
Amish, mostram que entre 1996 e 2003 houve 191 casos de câncer, o que é um
número extremamente baixo ao equiparar proporcionalmente com a população
não-Amish.
A base da alimentação Amish é carne, tubérculos e massas
sempre cultivados e criados por eles mesmos. Dentre as raras compras que fazem
no mundo “exterior”, estão farinha, sal e açúcar.
CRENÇAS
Os princípios enfatizados pelos Amish são:
·
A Bíblia, principalmente a ética do Novo
Testamento, deve ser obedecida como a vontade de Deus, embora não
sistematizando sua teologia, mas aplicando-as no dia-a-dia. A interpretação da
Bíblia é realizada nos cultos e reuniões da igreja. Essa posição de evitar
querelas tecnológicas evitou divisões de caráter doutrinário nas denominações
anabatistas;
·
Credos e confissões são somente documentos
para demonstrar aquilo em que se crê, mas requerem a adesão ou crença a eles.
Aceitam, portanto, em essência os credos históricos do Cristianismo, mas não o
professam;
·
A igreja é uma comunidade voluntária formada de
pessoas renascidas. A igreja não é subordinada a nenhuma autoridade humana,
seja ela o Estado, ou hierarquia religiosa. Assim evitam participar das
atividades governamentais, jurar lealdade a nação, participar de guerras;
·
A igreja não é uma instituição espiritual e
invisível, mas uma coletividade humana e real, marcada pela separação do mundo
e do pecado e uma posição afirmativa em seguir os mandamentos de Cristo;
·
A igreja celebra o batismo adulto por
aspersão como símbolo de reconhecimento e obediência a Cristo, e a Santa Ceia
em memória da missão de Jesus Cristo;
·
A igreja tem autoridade de disciplinar seus
membros e até mesmo sua expulsão, a fim de manter a pureza do indivíduo e da
igreja;
·
A teologia anabatista é massivamente
eclesiológica, baseada na vida comunitária e na igreja;
·
Quanto a salvação, os Amish creem no
livre-arbítrio, o ser humano tem a capacidade de se arrepender de seus pecados
e Deus regenera e ajuda-o andar em uma vida de regeneração.
·
Os Amish não creem que a conversão para
Cristo seja uma experiência emocional de um momento, mas um processo que leva a
vida inteira;
·
Visão sobre a natureza de Cristo única, pois
é a visão da doutrina semi-nestoriana, crendo que Jesus Cristo foi concebido
miraculosamente pelo Espírito Santo no ventre de Maria, mas não herdou nenhuma
parte física dela Maria, seria portanto um instrumento usado por Deus para
cumprir o seu plano;
·
A essência do cristianismo consiste em uma
adesão prática aos ensinamentos de Cristo;
·
A ética do amor rege todas as relações
humanas;
·
Pacifismo: Cristianismo e violência são
incompatíveis.
CULTO
O culto Amish é praticado da mesma maneira desde a concepção
do anabatismo na época da Reforma Protestante. O culto é voltado a Deus e não
tem o caráter evangelizador, portanto práticas como “chamada ao altar” ou “aceitar
Jesus” não existem. Não constroem a igreja, assim reúnem-se em casas privadas
ou em salas de escolas. As mulheres sentam-se separadas dos homens e cobrem a
cabeça com um véu. O culto inicia com uma invocação de algum dos anciãos,
seguem-se hinos, cantando do hinário Ausbund, que é o mesmo texto desde o século
XVI e não contém notação musical. Então há uma oração, onde todos se ajoelham
silenciosamente até que algum membro masculino ore pela igreja. A leitura e
pregação da Bíblia é feita extemporaneamente, sem sermões preparados, e muitos
elterns (anciãos) abrem as Escrituras aleatoriamente. Seguem uma oração do
ministro e uma benção final. A congregação de despede com um ósculo.
CONTROVÉRSIAS
Os Amish são muitas vezes confundidos com comunidades
igualmente reservadas, mas de tradições e raízes completamente distintas.
Algumas vezes até com os Fundamentalistas, com os quais mantêm poucas
semelhanças.
Uma das maiores comunidades Amish no mundo fica na
Pensilvânia, Estados Unidos. Em outubro de 2006, uma chacina dentro de uma
escola Amish resultou na morte de cinco crianças entre 6 e 13 anos, além do
atirador de 32 anos, que se suicidou. O atirador era um motorista de caminhão
de leite que atendia a comunidade. Fez reféns 10 meninas. No mesmo dia, membros
da comunidade visitaram a família do motorista e assassin0, que se chamava
Roberts, para dizer que o perdoavam. No enterro das meninas, o avô de uma das
vítimas disse às outras crianças: “não devemos odiar aquele homem”. O fato
inspirou o filme Amish “Grace”, no Brasil “Graça e Perdão”.