domingo, 9 de dezembro de 2012

NIEMEYER PRESENTE, AGORA E ... PARA SEMPRE!



O brasileiro fica marcado como um dos principais nomes da arquitetura e também por seu engajamento político



O cartunista e ativista Carlos Latuff é colaborador do Opera Mundi. Seu trabalho, que já foi divulgado em diversos países, é conhecido por se dedicar a diversas causas políticas e sociais, tanto no Brasil quanto no exterior. Muitas de suas charges podem ser encontradas no http://latuffcartoons.wordpress.com/



Tributo ao mestre Oscar Niemeyer

Belo Tributo do escritor Vasco Vasconcelos:

sexta, 07 de dezembro de 2012

O Brasil está de luto. Morreu dia 05.12 aos 104 anos (1907-2012), um dos maiores expoentes da arquitetura mundial, o arquiteto, o gênio, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, vulgo Oscar Niemeyer.

Ele revolucionou com seus traços e formas os cenários dos homens. Dentre as mais de 500 obras, espalhadas por o todo o mundo, escolas, museus, pontes, palácios, igrejas, cassinos, etc., está a nossa querida Capital da República, Brasília-DF, a qual compus uma canção intitulada, Brasília Capital da Bossa Nova, Um Tributo aos 52 anos de Brasília, meu amor, disponível http://www.youtube.com/watch?v=7OAC0DXMSpg onde eu canto:

Quem me dera ter o lirismo do Vinícius/ A batuta do maestro Tom Jobim/ A batida do meu mestre João Gilberto/ Pra compor e cantar/ As Belezas da minha Brasília/ Ela é a Capital do meu país/ Detentora de uma singularidade/ É a Capital da Esperança/ Patrimônio Cultural da Humanidade/ Quando aqui cheguei/ De cara me apaixonei/ Pela sua arquitetura esplendorosa/ Projetada por Niemayer e Lúcio Costa/ Tem uma beleza rara/ Que nasceu/ Do Sonho de D. Bosco/ Construída pelo Nossa JK, e hoje todos querem te amar/ 8ª Maravilha do Mundo / Santuário de Mulheres Nota 10 (...) Como eu te adoro Brasília/ Pela sua natureza exuberante/ Seus ipês e suas flores do cerrado/ Que me deixa ainda mais apaixonado/Como eu te quero também/ Celeiro de poetas e cantores/ Terra prometida e generosa/ É também a Capital a Bossa Nova.

Portanto ele é merecedor da mais alta comenda do Governo Brasileiro. Brasília é toda sua Niemayer e orgulho para todos nós brasileiros.

Nesta oportunidade quero sugerir ao Governador do Distrito Federal, galardoar esse gigante da arquitetura mundial, denominando os nomes das Avenidas W/3/Sul e Norte, como Avenidas Oscar Niemayer, afinal devemos a ele tudo, por ter projetado a oitava maravilha do mundo (Brasília).

Que multipliquem homens com o Espírito de Brasilidade como Oscar Niemayer, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Descanse em paz Dr. Oscar Niemayer vai ser muito difícil substituir o seu legado. O Brasil está de luto e chora a sua triste partida.

Por Vasco Vasconcelos
Analista, Escritor e Jurista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: