domingo, 10 de março de 2013

Trabalho em grupo da oitava série:


TRABALHO EM EQUIPE

 

ELABORAR UM JORNAL SOBRE DETERMINADO

PERÍODO DA REVOLUÇÃO FRANCESA

 

 

            O principal objetivo de um jornal é informar o leitor sobre acontecimentos cotidianos. Hoje em dia existem vários tipos de jornal: o telejornal, o jornal que acessamos através da internet e o jornal impresso.

            O mais antigo jornal que se tem notícia, a Acta Diurna, foi produzido no século I a. C., em Roma, a mando de Julio César. A Acta eram placas brancas expostas em locais públicos que informavam os cidadãos sobre os principais acontecimentos políticos e sociais de Roma.

            Apenas no século XV, com a invenção dos tipos móveis metálicos, os jornais puderam ser impressos. Dois séculos depois, os jornais já eram publicados com freqüência.

            Atualmente, mesmo com a popularização do jornal eletrônico, o jornal em papel continua sendo um veículo bastante popular. Segundo a Associação Mundial de Jornais, mais de 1 bilhão de pessoas lêem um jornal todos os dias.

            O jornal impresso apresenta algumas divisões tradicionais: editorial, matéria assinada, economia, cultura, cotidiano, ciências, esportes, charges, óbitos, classificados, entre outras.

 

 

Passos para produzir o Jornal:

 

            Imaginem que vocês são jornalistas e trabalham em um jornal na França. Cada grupo terá um período especifico da Revolução Francesa para estudar e relatar via jornal:

 

1)     Formar um grupo de 5 ou 6 alunos;

2)     Pesquisar na internet e em outros livros mais informações sobre o período da Revolução Francesa;

3)     Selecionar os acontecimentos mais relevantes e registrá-los no caderno ou num arquivo do seu computador;

4)     Decidir a posição política defendida pelo jornal. Ou seja, se a maioria dos jornalistas será jacobina, girondina ou da planície;

5)     Inventar jornalista que vivenciaram os principais acontecimentos da Revolução Francesa: por exemplo, um que estava presente na queda da Bastilha (1789); o outro fez parte da Assembléia Constituinte (1789) ou da Convenção Nacional (1792), um outro era girondino e escapou da perseguição do Comitê de Salvação Pública (1793-1795), outro entrevistou Napoleão Bonaparte e assim por diante;

6)     Cada grupo irá decidir as seções que farão parte do jornal;

7)     Além das noticia que irão abordar os principais acontecimentos, o jornal poderá ter: cruzadinha, seção de óbitos, charges, tiras em quadrinhos, pinturas ou desenhos para ilustrar as reportagens, entre outras variedades.

8)     Ao finalizar a edição do jornal, o grupo deverá ler outros jornais produzidos pela sala e discutir qual posição política de fendia nesses jornais.

 

 

Fazer um relatório de participação pautando-se pelo que se segue:

·         O que aprenderam de novo sobre a Revolução Francesa;

·         Vocês gostaram de criar personagens jornalistas?

·         Quais foram as maiores dificuldades no processo de elaboração do jornal?

·         Todos os elementos do grupo participaram? Quem foi o relator, o coordenador, o animador?

·         Foi difícil decidir uma posição política para o Jornal?

·         Na sua opinião as matérias dos jornais são neutras ou seja apenas informam a realidade, ou expressam uma posição política?

3 comentários:

  1. O senhor pode me mandar um trabalho pra eu dar uma olhada, porque minha professora passou o mesmo trabalho que o seu, e eu não entendi muito bem, gostaria de ver o trabalho pra eu ter uma noção de como fazer... aguardo sua resposta brigadinho <3

    ResponderExcluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: