TRABALHO EM EQUIPE
ELABORAR UM JORNAL SOBRE DETERMINADO
PERÍODO DA REVOLUÇÃO FRANCESA
O principal objetivo de um jornal é
informar o leitor sobre acontecimentos cotidianos. Hoje em dia existem vários
tipos de jornal: o telejornal, o jornal que acessamos através da internet e o
jornal impresso.
O mais antigo jornal que se tem
notícia, a Acta Diurna, foi produzido no século I a. C., em Roma, a mando de
Julio César. A Acta eram placas brancas expostas em locais públicos que
informavam os cidadãos sobre os principais acontecimentos políticos e sociais
de Roma.
Apenas no século XV, com a invenção
dos tipos móveis metálicos, os jornais puderam ser impressos. Dois séculos
depois, os jornais já eram publicados com freqüência.
Atualmente, mesmo com a popularização
do jornal eletrônico, o jornal em papel continua sendo um veículo bastante
popular. Segundo a Associação Mundial de Jornais, mais de 1 bilhão de pessoas
lêem um jornal todos os dias.
O jornal impresso apresenta algumas
divisões tradicionais: editorial, matéria assinada, economia, cultura,
cotidiano, ciências, esportes, charges, óbitos, classificados, entre outras.
Passos para produzir o Jornal:
Imaginem que vocês são jornalistas e
trabalham em um jornal na França. Cada grupo terá um período especifico da
Revolução Francesa para estudar e relatar via jornal:
1) Formar um grupo de 5 ou 6 alunos;
2) Pesquisar na internet e em outros livros mais
informações sobre o período da Revolução Francesa;
3) Selecionar os acontecimentos mais relevantes e
registrá-los no caderno ou num arquivo do seu computador;
4) Decidir a posição política defendida pelo jornal. Ou
seja, se a maioria dos jornalistas será jacobina, girondina ou da planície;
5) Inventar jornalista que vivenciaram os principais
acontecimentos da Revolução Francesa: por exemplo, um que estava presente na
queda da Bastilha (1789); o outro fez parte da Assembléia Constituinte (1789)
ou da Convenção Nacional (1792), um outro era girondino e escapou da perseguição
do Comitê de Salvação Pública (1793-1795), outro entrevistou Napoleão Bonaparte
e assim por diante;
6) Cada grupo irá decidir as seções que farão parte do
jornal;
7) Além das noticia que irão abordar os principais
acontecimentos, o jornal poderá ter: cruzadinha, seção de óbitos, charges,
tiras em quadrinhos, pinturas ou desenhos para ilustrar as reportagens, entre
outras variedades.
8) Ao finalizar a edição do jornal, o grupo deverá ler
outros jornais produzidos pela sala e discutir qual posição política de fendia
nesses jornais.
Fazer
um relatório de participação pautando-se pelo que se segue:
·
O que aprenderam
de novo sobre a Revolução Francesa;
·
Vocês gostaram
de criar personagens jornalistas?
·
Quais foram as
maiores dificuldades no processo de elaboração do jornal?
·
Todos os
elementos do grupo participaram? Quem foi o relator, o coordenador, o animador?
·
Foi difícil decidir
uma posição política para o Jornal?
·
Na sua opinião
as matérias dos jornais são neutras ou seja apenas informam a realidade, ou expressam
uma posição política?
Qual é o dia de entrega, professor?
ResponderExcluirOntem...quero ver se corrijo na Pascoa.
ResponderExcluirO senhor pode me mandar um trabalho pra eu dar uma olhada, porque minha professora passou o mesmo trabalho que o seu, e eu não entendi muito bem, gostaria de ver o trabalho pra eu ter uma noção de como fazer... aguardo sua resposta brigadinho <3
ResponderExcluir