domingo, 17 de março de 2013

ASTECAS, MAIAS E INCAS












Os Povos Indígenas Na Época do Descobrimento

Origens:

 Os índios americanos teriam origem asiática. A sua entrada no continente foi entre 25.000 e 35.000 anos atrás.

 Acredita-se que os índios tenham vindo por uma conexão terrestre que seria hoje o estreito de Bering.

Quando Cristóvão Colombo descobriu a América o desenvolvimento cultural social econômico dos diferentes povos era heterogêneo  e a distribuição da população era desigual.

Nos lugares em que foi possível retirar do trabalho produtivo de alimentos massas consideráveis de pessoas, abriu-se a possibilidade para construção de cidades, templos, palácios, fortalezas, diques, caminhos, aquedutos; para elaborar uma ciência uma arte e uma produção espiritual bastante refinada.

Nas sociedades indígenas existiam até médicos, engenheiros, arquitetos, historiadores e poetas.Isso aconteceu no México península de Yucatã e parte da Guatemala e no vasto território andino onde se constituiu o império Inca.Em menor medida na atual Colômbia entre os Chibchas. 


Os Astecas


 As Origens:

 Vamos falar do povo Mexica ( daí nome atual do México) mas conhecido talvez com o nome de Asteca.

Os Astecas chegaram a constituir uma confederação chamada de confederação Asteca.Ao que tudo indica, imigrou de áreas localizadas bastantes ao norte e depois de uma peregrinação, talvez de séculos, fixou-se em uma região onde sobreviviam os restos de uma civilização muito superior a dos Toltecas.

Aproveitando de outra culturas os Astecas também fizeram a sua confederação e a sua cultura.

Economia:


Para economia os Astecas usavam as suas terras para plantar e sobreviver parte de sua plantação era para pagar tributo ao seus Deuses.


 Principais Acontecimentos Históricos:


O principal acontecimento histórico que aconteceu na civilização Asteca foi quando o espanhol Cortez chegou e acabou com a civilização ainda nova em brilhante florescimento.



Os Maias



Origens:


A civilização Maia já foi escrita e fantasiada pelos pesquisadores eles dizem e acreditam que a descobriram que esse povo é o mais antigo dos índios americanos.

Sem duvida os Maias foi o povo que atingiu o nível mais alto de civilização da América deve ter milhares de anos.Ainda que seu florescimento tenha ficado registrado(no chamado velho império) no sul da península de Yucatán que hoje departamento de Petén na Guatemala que está provado que migraram de outras regiões.

De acordo com o livro Chilam Balam De Chuyamel, teriam vindo do norte, de áreas bastante frias e montanhosas.O povo Maia  antes de serem agricultores eram pescadores, caçadores e coletores.Mas a agricultura os tornou sedentários e a provável descoberta do milho que algum antepassado menos evoluído deste cereal maravilhoso decidiu seu destino e os fixou na terra.


Organização Política


A palavra império que empregamos e que no geral é empregada pelos  historiadores e arqueólogos não define o tipo de organização política.Ao que tudo indica, a civilização que estamos vendo era constituída por cidades-estados que controlavam algumas terras e aldeias e que eventualmente formam uma confederação.

Os Maias não formarão nem confederações nem impérios.



 Os Incas


Origens:


Algumas teorias de pesquisadores levam a achar que esse povo seja de origem asiática o que não deve ser confundido com o império que ele construiu. Talvez sejam restos de uma civilização sobrevivente que naufragou no pacifico.

Existem inúmeras provas da existência de contatos entre indígenas americanos da costa do pacifico e os habitantes da polinésia os idiomas falados pelos dois povos apresentam semelhanças notáveis. A batata doce que se presume ser de origem americana, também é encontrada naquelas remotas áreas do pacífico. O algodão do nosso continente seria resultado do cruzamento de uma fibra asiática e o algodão selvagem do Peru.

No império Inca existiam as seguintes civilizações:

§       Chavim

§       Manabi

§       Chimu

§       Caras

§       Cuismancu

 Economia:


A economia Inca era feita através do comercio que era feito ali dentro do seu império a cada civilização outra forma de comercio Inca  era a agricultura eles plantavam e colhiam uma parte era para pagar tributo aos seus deuses.


Chibchas

Origens:

 Já fizemos algumas alusões sobre esse povo que viveu na atual Colômbia como sendo um dos que receberam a influência que veio do Peru.Mas do que isso, é provável que tenham conservado características bastantes antigas da civilização peruana que esta mesmo a frente que esta mesma chegou a perder.Alguns estudiosos espanhóis afirmam que a frente dos Chibchas havia um soberano civis e militares ilimitados.O sucessor de um soberano Chibcha era na maioria das vazes seus filhos.

Os Chibchas eram filhos do sol  e o venerava em um templo maravilhoso situado no sudeste da cidade de Bogotá



Conclusão:

Podemos concluir com esse trabalho sobre povos Pré- Colombianos que esses povos eram fieis ao seus deuses a aos seus superiores. Também podemos ver que esses povos formaram grandes civilizações na América a maioria desses povos Pré- Colombianos  vieram do continente asiático e atravessaram pelo estreito de berig.



(Livro consultado para pesquisa”História da América Hispano-Indigena”   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: