domingo, 27 de janeiro de 2013

Biografia - História da minha vida

 
Este se transforma neste



Cláudio Maffei

 

Professor de História, licenciado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, hoje Uniso, em 1988, já dava aula em 1987, efetivado no Estado de São Paulo em 1994, e na Prefeitura Municipal de Sorocaba em 1996.

Desde criança tinha uma inclinação para as questões voltadas para a natureza, talvez devido a seu pai Octávio de Michetti Maffei, ser criador de pássaros e sua mãe Maria Jonadyr Moreau Maffei, ser uma adoradora de plantas e vasos ornamentais. Nasceu e viveu grande parte da sua vida na Rua Antônio Magnatti, rua que desemboca no Parque das Monções, onde Claudio Maffei vivia na Gruta como fosse seu quintal. No quarto ano, na escola Coronel Esmédio, apresentou para seu professor, Sr. Nei Potel, uma redação que dava sugestões para acabar com a poluição do Rio Tiete, isso nos idos de 1976. Seu pai Octávio vivia brigando com o mesmo porque o pequeno Cláudio, sempre andava colocando placas no Parque das Monções pedindo que os turistas e visitantes não arrancassem flores.

Já nesse período começou a escrever algumas poesias como esta:

 

IRRACIONAL

 

O homem sim é irracional

Mata o bicho

E depois o joga no lixo

Porque é apenas um animal

 

A onça mata para comer

Nunca para jogar

Nem para a caça praticar

Assim tende a viver

 

O homem sem coração

Mata o animal

Até em uma desmatação

 

O homem não pode morrer

Mas também não é preciso

Matar tanto para viver.

 

Quando estava na 8.a série, em 1980, começou a colecionar em fascículos a enciclopédia Novo Conhecer, local onde lia principalmente os assuntos relativos aos fenômenos naturais e químicos, a leitura diária dos fascículos dessa enciclopédia deu uma base sólida nos seus conhecimentos posteriores. Também é desta época um de seus poemas:

 

 

A ÁGUA, AR E SOL

 

Líquido da vida

Ciclo sem igual

Tudo precisa dela

E é um mineral

 

O ar que respiramos

É um gás vital

Sem ele não existe

O animal nem o vegetal

 

O calor da vida

Luz e amor

Que esta estrela

Tende a nos impor

 

Quando entrou na faculdade em 1986, conheceu um movimento ecológico coordenado pelo jovem Gabriel Bittencourt denominado NEMI, Núcleo Ecológico Morro de Ipanema e logo se engajou na luta contra a instalação de ARAMAR (Centro de Pesquisas Nucleares da Marinha) em Iperó, sendo um dos mais aguerridos militantes.

Na década de 90 militou e foi presidente de um grupo de defesa dos Direitos Humanos chamado Solidariedade Popular, sendo seu primeiro e único presidente. Em 1996 foi eleito vereador com expressiva votação, sendo o primeiro vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores na cidade de Porto Feliz, e apresentou vários projetos de lei sobre meio-ambiente, citemos algum deles:

Projeto de lei que dispões sobre a Instituição no Município de Porto Feliz da Semana das Águas e dá outras providencias;

Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a Instituir o Programa “Adote uma Praça” e dá outras providências;

E um Projeto de Lei que criava a Lei Municipal do Meio Ambiente – Dispões sobre a política de proteção, conservação e recuperação do meio ambiente e dá outras providencias, que infelizmente foi arquivada pelos vereadores.

Em 2004 concorre a eleição e é eleito prefeito de Porto Feliz, reeleito em 2008, sendo um dos prefeitos mais atuantes na elaboração de políticas públicas para o Comitê de Bacias do Sorocaba e Médio Tietê e assumiu a presidência do CERISO, e tem um papel fundamental na criação do Consórcio de Saneamento do Sorocaba e Médio Tietê, CISAB. Além de um grande incentivador dos plantios de árvores no município, tem orgulho de ter construído juntamente com o SAAE a ETE “Chico do Saae”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: