Leandro Karnal, em seu livro Conversas
com um Jovem Professor nos sugere que o profissional da educação deve
pensar em quatro linhas de força que devem cruzar quando falamos de uma boa
aula, vamos verificar cada uma delas no Blog do Maffei, mas uma por dia:
A segunda linha de força é o conteúdo em si. Existem
programas, livros, apostilas, coordenadores, vestibulares e muitas variáveis
que nos fazem, permanentemente, parecer atrasados com o conteúdo. Não importa o
quanto você corra: na última etapa, com frequência a mais interessante, você
está defasado. Para piorar: tudo e todos retardam o avanço do conteúdo. Avisos
da direção, indisciplina, feriados e um mundo infinito de coisas que acontecem
na sua aula e que impedem de falar ou de ensinar.
Planeje a quantidade de conteúdo que permita uma aula
produtiva. Dar demais ou de menos atrapalha o ritmo dos alunos. Se sua aula tem
45 minutos, digamos, pense que quase 15 (geralmente mais) serão perdidos nos
bueiros da chamada, indisciplina, avisos, mãos que se levantam para ir ao
banheiro etc. Então, imaginando que todo o conteúdo deve fazer link com o que
você deu na aula anterior naquela turma (lembre-se de que o aluno acabou de sair de uma aula sobre Tabela
Periódica e está entrando numa sobre Império Bizantino), que este link demore
uns cinco minutos e que você precisa reservar uns cinco minutos para fechar o
conteúdo retomando conceitos centrais e reforçando o que foi dado restam...
vinte minutos de aula. Evite começar lento e começar a correr quando o tempo se
esgota. A técnica não pode ser superior ao conteúdo: você não pode passar mais
tempo escrevendo do que explicando, mais tempo montando data-show do que
analisando e mais tempo removendo cadeiras para um debate do que realizando o
evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.