quinta-feira, 13 de julho de 2017

HIPÓTESES SOBRE A ORIGEM DA VIDA: CRIANDO AS CONDIÇÕES DA TERRA ANCESTRAL

Stanley Lloyd Miller e Harold Clayton Urey

O EXPERIMENTO DE MILLER:

                A hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos foi testada pela primeira vez pelo químico americano Stanley Lloyd Miller, em 1953. Na época, Miller trabalhava com Harold Clayton Urey, na Universidade de Chicago, razão pela qual muitos preferem dizer experimento de Miller-Urey.
                Miller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva e introduziu nele os componentes que provavelmente constituíam a atmosfera naquela época: amônia(NH3), Hidrogênio (H2), metano (CH4) e vapor d’água.

                A água, ao ser fervida, forma vapor e promove a circulação em todo o sistema, em um só sentindo. No balão em que se encontra a mistura gasosa ocorrem descargas elétricas, simulando os raios que, na Terra primitiva, deviam ocorrer com frequência. Após as descargas elétricas, os materiais são submetidos a um resfriamento para simular a condensação nas altas camadas da atmosfera, que provoca as chuvas. A parte em U desse sistema simula os mares primitivos, que recebiam as chuvas e os compostos formados na atmosfera.
                Pela análise da água contida nessa parte em U pode-se verificar a formação de moléculas orgânicas, dentre elas alguns aminoácidos, substâncias que formam as proteínas.

               Moléculas Orgânicas



Fonte: Sônia Lopes_Bio Volume Único, Editora Saraiva, 2004
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: