domingo, 5 de dezembro de 2021

REFORMA PROTESTANTE II

 



PROTESTANTISMO (ORIGENS – 2)


 

JOÃO CALVINO

            Nascido a 10 de julho de 1509 em Noyon (comuna francesa no departamento de Oise, em Altos da França aproximadamente a 95 quilômetros a norte de Paris), e faleceu em Genebra na Suíça em 27 de maio de 1564, foi um teólogo francês, líder religioso e escritor cristão. Considerado como um dos principais líderes da Reforma Protestante, em particular na França.

            As ideias de Calvino tiveram uma grande influência não apenas sobre a teologia cristã, mas também sobre a vida social, política e até mesmo sobre o sistema econômico de diversos países, sendo amplamente consideradas como tendo possuído um forte impacto na formação do mundo moderno capitalista. O sistema teológico bíblico que ele criou é geralmente conhecido como calvinismo, ainda que o próprio Calvino tivesse repudiado veementemente o uso de tal nome para descrevê-lo.




            Esta variante do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africâneres – brancos de origem europeia), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.

            Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do apelido de família “Cauvin” para o latim “Calvinus” deu origem ao nome “Calvino”, pelo qual ficou conhecido.

            Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha apenas oito anos de idade, o que faz com que Calvino seja considerado pertencente à segunda geração da Reforma Protestante. Para muitos historiadores, Calvino teria sido para o povo de língua francesa aquilo que Lutero foi para o povo de língua alemã – uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana[1].

            Segundo Bernad Cottret, biógrafo francês de Calvino:

“Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já em um imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo”.

            Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja Católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, orando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como “padre”.


           Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente no centro do protestantismo europeu e João Calvino permanece hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.




[1] Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequenas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados. (Fonte: Wikipédia. Acesso em 04 de dez. 2021).

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: