domingo, 19 de maio de 2013

OBRAS DE LEONARDO DA VINCI



HOMEM VITRUVIANO é um desenho que acompanhava as notas de Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Usou como técnica Lápis e tinta sobre o papel e tem como dimensão 34 cm por 24 cm e está na Gallerie dell’Accademia em Veneza na Itália.

Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.



MONA LISA – A GIOCONDA – LA JOCONDE – MONA LISA DEL GIOCONDO é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci este quadro foi pintado entre 1503 e 1506 com a técnica de pintura a óleo sobre madeira de álamo, tendo como dimensão 77 cm por 53 cm e está guardada e exposta no Museu do Louvre na França.




A ÚLTIMA CEIA  - pintura de Leonardo da Vinci datada de 1495 a 1497. A técnica utilizada é mista com predominância da têmpera e óleo sobre duas camadas de preparação de gesso aplicadas sobre reboco, está localizada no refeitório de Santa Maria delle Grazie em Milão, onde o Duque Ludovico de Sforza, mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas o pintor deu um maior realismo e profundidade ao lugar. Leonardo passou grande parte destes três anos de sua vida dando atenção integral a esta pintura que sofreu com o tempo várias agressões desde abertura de uma porta pelos padres até ao bombardeio aéreo na Segunda Guerra Mundial.

            A Última Ceia, que em italiano é L’Ultima Cena e também Il Cenacolo) é um afresco para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado com descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.


A VIRGEM DAS ROCHAS – ou A Virgem dos Rochedos por vezes chamada de Madonna dos Rochedos é datada de 1483 a 1846, tem as dimensões de 199 cm por 122 cm encontra-se no Museu de Louvre, Paris.

Existem duas versões quase idênticas uma encontrasse no Louvre e outra na National Gallery em Londres

ESTUDANDO A BIOGRAFIA DE UM AUTOR RENASCENTISTA - LEONARDO DA VINCI


Leonardo da Vinci


Fonte: Wikipédia.




Nascimento: 15 de abril de 1452 – Anchiano – Itália.

Morte: 02 de maio de 1519 (67 anos) – Amboise – França.


Ocupação: Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico.


Principais trabalhos: Mona Lisa, A Última Ceia, A Virgem das Rochas, Homem Vitruviano.

Leonardo da Vinci é considerado como um arquétipo do Homem da Renascença. Pouco se sabe sobre a sua vida pessoal e ele mesmo parece ter sido extremamente reservado no que respeita às suas relações mais intímas. No entanto, tem sido investido bastante esforço de pesquisa e especulação sobre este aspecto da sua vida, tanto pelo fascínio que o seu génio artístico e científico exerce, como pelo seu aparente magnetismo pessoal.

A descrição e a análise da personalidade de Leonardo, dos seus desejos pessoais e comportamento íntimo baseia-se num grande número de fontes: registos sobre ele, as suas biografias, os seus próprios diários, as suas pinturas e desenhos, os seus associados e especulações de contemporâneos seus. Este conjunto de informação revela o quadro de um homem que parece ter tido uma vida familiar encorajadora, que trabalhou cooperativamente com terceiros, tanto como aprendiz como mestre, e que providenciou bem pelas necessidades dos que estavam à sua responsabilidade.

Leonardo teve um conjunto importante de mecenas poderosos, incluindo o rei de França, e teve também, ao longo dos anos, um grande número de seguidores e alunos. Em particular, com dois destes alunos, Salai e Melzi, manteve uma relação de grande proximidade.

ALBERT EINSTEIN esse foi o cara!




MESTRES E ALUNOS


            É tarefa essencial do professor despertar a alegria de trabalhar e de conhecer. Caros meninos, como estou feliz por vê-los hoje diante de mim, juventude alegre de um país ensolarado e fecundo.

            Pensem que todas as maravilhas, objetos de seus estudos, são obra de muitas gerações, uma obra coletiva que exige de todos um esforço entusiasta e um labor difícil e impreterível. Tudo isto, nas mãos de vocês, se torna uma herança. Vocês a recebem, respeitam-na, aumentam-na e, mais tarde, irão transmiti-la fielmente à sua descendência. Deste modo somos mortais imortais, porque criamos juntos obras que nos sobrevivem.

            Se refletirem seriamente sobre isto, encontrarão um sentido para a vida e para seu progresso. E o julgamento que fizerem sobre os outros homens e as outras épocas será mais verdadeiro.


QUAL O SENTIDO DA VIDA?

            Tem um sentido minha vida? A vida de um homem tem sentido? Posso responder a tais perguntas se tenho espírito religioso. Mas, “fazer tais perguntas tem sentido?” Respondo: “Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver”.

 

(Textos extraídos do Livro Como Vejo o Mundo de Albert Einstein, editora Nova Fronteira – 1981)

sábado, 18 de maio de 2013

Materia Oitava Serie


Avaliação Mensal da 8.ª Série

 

REVOLUÇÃO FRANCESA

 

PERÍODO
ACONTECIMENTOS
França pré-revolucionária
antes de 1789
·         Regime Político: o Absolutismo Monarquico
·         possuía 25 milhões de habitantes onde mais de 20 milhões viviam na área rural;
·         sociedade estamental com resquícios da Idade Média
·         1.º Estado – Clero – bispos e abades – 120 mil pessoas;
·         2.º Estado – Nobreza – condes, marqueses, barões – 350 mil pessoas;
·         3.º Estado – Burguesia – sans-culottes (artesão, aprendizes e proletários) e camponeses;
·         Sobre a massa da população que pesava os impostos para manter os gastos do Estado;
Crise Econômica
·         Safra agrícola ruim
·         alta geral do preços, principalmente do cereais
·         a grande fome
·         queda na arrecadação de impostos
A convocação dos Estados Gerais 1788
 
·         Reforma fiscal
·         Voto por estado
·         Terceiro estado continuaria pagando os impostos
·         Assembléia Reunida a partir de 5 de maio de 1789
Assembléia Nacional Constituinte
·         A liderança burguesa do Terceiro Estado não aceita a votação por estado
·         Retirou-se da reunião e proclamou em julho o nome de Assembléia Nacional Constituinte
·         Luís XVI aceitou a monarquia constitucional
·         descontentamento popular com a escassez de alimentos
·         Em 14 de julho de 1789 os parisienses tomam a Bastilha
Monarquia Constitucional
·         Em agosto a Assembléia Constituinte aboliu o dizimo eclesiástico e todas as obrigações feudais
·         Aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
·         1791 – aprova a nova Constituição da França
Convenção Nacional República Francesa
·         Os sans-culottes defendem o sufrágio universal masculino
·         Fuga do Rei – detenção em Varennes
·         1792 – França declara guerra a Áustria e a Prússia
·         Prisão do rei por traição
·         Dissolução da Assembléia Legislativa e formação da Convenção Nacional
·         Formação do Exército popular
·         Derrota dos invasores austro-prussianos
·         Proclamação da republica
·         Luís XVI é guilhotinado
·         Formasse a primeira coligação para derrotar a França
Comitê de Salvação Publica
·         Em abril de 1793 a Convenção cria o Comitê de Salvação Publica
·         O comitê conseguiu reorganizar o Exercito e derrotar a coligação estrangeira
·         Liderança de Robespierre
·         É instalado o Terror (300 mil pessoas presas e 17 mil executadas na guilhotina)
·         Instalou o sufrágio universal;
·         confiscou as terras da nobreza emigrada e a distribuiu aos camponeses (reforma agrária);
·         aboliu a escravidão nas colônias francesas
Reação Termidoriana
e a formação do Diretório
·         a burguesia se assustou com o processo revolucionário (terror)
·         9 do termidor (27 de julho de 1794) os girondinos articula um golpe que expulsam os jacobinos da Convenção
·         Execução de Robespierre
·         Dissolução dos clubes políticos
·         Em maio de 1795 elege-se o Diretório
·         É aprovado nova constituição que reestabelece o voto censitário
·         Golpe do 18 Brumário – Diretório foi extinto e iniciou-se o Consulado
Era Napoleonica
·         Em 10 de novembro de 1799 o poder foi entregue a um jovem general chamado Napoleão Bonaparte

 

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

 

            A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

            Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

            Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

                        A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

            Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

            Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.

            O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

A Primeira etapa da Revolução Industrial

            Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

A Segunda Etapa da Revolução Industrial

            A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

A Terceira Etapa da Revolução Industrial

Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

(Livro didático: Projeto Araribá – História – 9.º Ano , páginas 12 e 13)

 

1)       O que inaugurou a 2.ª Revolução Industrial?

                Resposta: A Era dos Oligopólios e do Capitalismo Financeiro.

 

2)       O que são oligopólios?

                Resposta: Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde “oligo” significa poucos e “polens” significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. Associações empresariais que levam a uma imensa concentração de capital nas mãos de grupos econômicos, onde poucas empresa detém o controle da maior parte dos mercados.

 

3)       Qual país foi mais industrializado na era do carvão e do ferro (aço), no século XVIII e primeira metade do século XIX?

                Resposta: Inglaterra

 

4)       Para que países estendeu-se a industrialização na segunda metade do século XIX?

                Resposta: Estendeu-se por diversos países da Europa Ocidental (França e Alemanha) e para a Europa Oriental (Rússia) e também alcançou os Estados Unidos e o Japão.

 

5)       Qual foi uma das conseqüências da 1.ª Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII?

                Resposta: Aprofundou a divisão social do trabalho ou o parcelamento das tarefas onde a partir de então cada trabalhador faria uma mesma e repetida operação.

 

6)       Com a 2.ª Revolução Industrial qual foi a nova divisão por ela criada?

        Resposta:Criava-se uma nova divisão internacional do trabalho, onde de um lado ficava os países ricos e industrializados e do outro, países consumidores de excedentes da produção gerada nos países ricos, sendo que os países pobres se especializaram em ser fornecedores de fontes de energia e matéria prima.

 

7)       A partir de 1860 qual foi o país que mais avançou no processo de industrialização na Europa e por quê?

                Resposta: A Alemanha, porque a economia alemã era a mais moderna e dinâmica de toda a Europa, liderando a produção de aço, de produtos químicos e de equipamentos elétricos e científicos.

 

8)       Quando se intensificou o desenvolvimento da economia alemã?

                Resposta: Quando houve o processo de unificação da Alemanha em 1871 a economia já vinha se desenvolvendo mas depois desse acontecimento político intensificou-se ainda mais o desenvolvimento alemão.

 

9)       Quais foram as medidas que o governo Alemão tomou para acelerar o desenvolvimento econômico?

                Resposta: O governo nacional liberou recursos para  a instalação de empresas e adotou medidas para proteger a indústria e a agricultura alemã, por meio de tarifas alfandegárias cobradas sobre as importações, os agricultores e os industriais eram protegidos da concorrência externa, podendo aumentar suas vendas e obter capitais para investir na mecanização do campo ou no aperfeiçoamento da produção industrial.

 

10)    Qual outro fator importante para a modernização da economia alemã?

                Resposta: Outro fator importante foi o incentivo dado às escolas e ao ensino das ciências aplicadas à produção industrial, graças ao papel da escola, as indústrias podiam dispor de uma grande oferta de técnicos, empregados com salários baixos.

 

11)    Como foi o desenvolvimento industrial na Rússia dos Czares?

                Resposta: O desenvolvimento industrial na Rússia czarista foi sobretudo uma iniciativa do Estado, que realizou empréstimos no exterior para construir estradas de ferro e instalar empresas, algumas estrangeiras, de diferentes ramos, com destaque para os setores têxtil, de extração de carvão e de minérios de ferro.

 

12)    Como vivia o Japão antes de 1860?

                Resposta: O Japão antes de 1860 vivia uma situação semelhante à Europa medieval, havia um imperador, mas quem de fato detinha o poder eram os grandes senhores de terras chamados daimios e o país tinha muito pouco contato com os países ocidentais.

 

13)    Como essa situação mudou depois de 1860?

                Resposta: Mudou com a Revolução Meiji que centralizou o poder na figura do imperador e iniciou uma era de grandes reformas, que transformara o Japão numa grande potência.

 

14)    Quais mudanças econômicas foram adotadas após a Revolução Meiji?

                Resposta: O governo japonês assinou tratados comerciais com países do Ocidente, garantindo a entrada de produtos japoneses no mercado externo e promovendo um grande processo de industrialização.

 

15)    E na área da Educação houveram mudanças também depois da Revolução Meiji?

                Resposta: O Japão realizou uma ampla reforma educacional destinada a erradicar o analfabetismo e capacitar técnicos para a industria.

 

16)    Na segunda metade do século XIX como o Japão pôde iniciar sua arrancada industrial?

                Resposta: Promovida pela iniciativa estatal o governo japonês captou capitais estrangeiros para financiar o desenvolvimento industrial que foram posteriormente transferidos para as mãos dos grandes grupos econômicos, os zaibatsu, controlados por algumas poucas famílias.

 

17)    Como estava o Japão após 1910?

                Resposta: O Japão já tinha mais de 10 mil quilômetros de estradas de ferro construídas, grandes bancos, poderosas companhias de navegação e mineração, e sua produção têxtil era uma das maiores do mundo.

 

18)    Em que período aconteceu o grande salto da industrialização nos Estados Unidos?

                Resposta: Ocorreu após o término da Guerra Civil que aconteceu de 1861 a 1865, onde o norte industrializado venceu o sul agrário e escravista e impôs seu projeto modernizador.

 

19)     Quais foram as medidas tomadas nos EUA para que houvesse a transformação para um país industrializado e urbanizado?

                Resposta: O governo estadunidense baixo leis protecionistas que amparavam a produção industrial e agrícola do país, a grande oferta de mão de obra barata, garantida pelas políticas de estimulo à imigração, a ocupação das terras do oeste e o incentivo do Estado à instalação de companhias de transportes e às comunicações.

 

20)    Como apareciam os EUA a partir de 1900 em relação à economia mundial?

                Resposta: Os Estados Unidos já ocupavam o primeiro lugar na produção mundial de aço, produto fundamental para a construção de ferrovias e na fabricação de máquinas agrícolas e industriais tendo assim a maior rede ferroviária do planeta.

 

21)    Qual era a população dos EUA no início do século XX?

                Resposta: A população urbana dos EUA saltou de 15%, em 1850, para 40% em 1900, ou seja, dos 75 milhões de habitantes nos Estados Unidos, 30 milhões viviam nas cidades.

 

22)   O que foi a fase conhecida como Capitalismos Industrial?

                Resposta: Até meados do século XIX as empresas funcionavam sem grandes recursos e se expandiam a medida que seus donos reinvestiam na própria empresa parte dos lucros obtidos, por essa razão predominava a pequena e média empresas familiares e como os recursos que alimentavam a produção eram obtidos da própria industria, essa fase ficou conhecida como a era do Capitalismo Industrial.

 

23)    Exponha sobre a fase chamada Era do Capitalismo financeiro:

        Resposta: A partir de 1880, as novas atividades econômicas – empresas de exploração de petróleo, usinas elétricas e siderúrgicas – exigiam grandes investimentos, que não podiam ser obtidos apenas com recursos próprios, sendo assim, as instituições bancárias assumiram um papel central a partir desse período, financiando as produções industrial, agrícola e mineral em cada país e controlando esses investimentos por meio da aquisição de ações.

 

24)    O que é um truste?

                Resposta: Associação de empresas de um mesmo ramo que se fundem com o objetivo de controlar os preços, a produção e o mercado.

 

25)   O que é um cartel?

                Resposta: Agrupamentos de empresas independentes que estabelecem acordos ocasionais com o propósito de dividir o mercado e combater os concorrentes.

 

26)   O que é uma holding?

                Resposta: Empresa que controla uma série de outras empresas, do mesmo ramo ou de setores diferentes, mediante a posse majoritária das ações dessas empresas.

 

 

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