domingo, 5 de dezembro de 2021

REFORMA PROTESTANTE (Origens IV) - PURITANISMO

 


REFORMA PROTESTANTE (Origens IV) 

PURITANISMO


 

          O puritanismo designa uma concepção da fé cristã desenvolvida na Inglaterra por uma comunidade de protestantes radicais depois da Reforma. Segundo o pensador francês Alexis de Tocqueville, em seu livro “A Democracia na América”, trata-se tanto de uma teoria política como de uma doutrina religiosa.

            O adjetivo “puritano” pode designar tanto o membro de um grupo de calvinistas rigoristas como aquele que é rígido nos costumes, especialmente quanto ao comportamento sexual (pessoa austera, rígida e moralista).

            A Revolução Puritana foi um movimento surgido na Inglaterra no século XVII, de confissão calvinista, que rejeitava tanto a Igreja Romana como o ritualismo e organização na Igreja Anglicana[1].

Elisabeth I da Inglaterra
           As críticas à política da rainha Elisabeth I (ver nota 13) partiram de grupos calvinistas, que foram denominados puritanos porque pretendiam purificar a Igreja Anglicana, retirando-lhes os resíduos do catolicismo, de modo a tornar sua liturgia mais próxima do calvinismo[2].

         Desde o início, os puritanos já aceitavam a doutrina da predestinação[3]. O movimento foi perseguido na Inglaterra, razão pela qual muitos fugiram, em busca de outros lugares com maior liberdade religiosa. Um grupo, liderado por John Winthrop[4], chegou às colinas da Nova Inglaterra nas 13 Colônias Inglesas na América em Abril de 1630.

 

As Origens Calvinistas do Puritanismo

 

João Calvino

          Quando Calvino vivia em Genebra iniciou-se um conflito entre os partidários da casa de Saboia (Católicos) e os confederados (protestantes), que deram mais tarde origens aos grupos huguenotes na França.

            A variante calvinista do protestantismo seria bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os Africâneres), Inglaterra, Escócia e EUA. Dando origem a vários segmentos que mudaram profundamente a história da humanidade. Calvino se opôs à Igreja Católica e aos anabatistas[5].

            Os calvinistas ingleses estavam descontentes com a Reforma na Inglaterra, que não teria sido suficientemente radical e romperam com a Igreja Anglicana para continuar a realiza-la. Com os ideais iluministas, e a doutrina de Calvino, os primeiros protestantes ingleses se tornaram um grupo tipicamente conservador.

 

Os Puritanos não se Desenvolviam na Inglaterra

Henrique VIII
           O surgimento do puritanismo está ligado às confusões amorosas do rei Henrique VIII[6] (1509 – 1547) e à chegada do protestantismo continental à Inglaterra. O movimento puritano em seus primórdios, foi claramente apoiado por João Calvino (1509 – 1564 – ver nota 2), que a partir de 1548 passou a se corresponder com os principais líderes da Reforma Inglesa. Em 1534 foi promulgado o “Ato de Supremacia”, tornando o rei “cabeça supremo da Igreja da Inglaterra”. Com a anulação do seu casamento com Catarina de Aragão[7], tia de Carlos V[8], o rei Henrique VIII e o parlamento inglês separam a Igreja da Inglaterra de Roma, em 1536, adotando a doutrina calvinista apenas por comodismo. A Reforma, então, teve início na Inglaterra pela autoridade do rei e do parlamento. No anos de 1547, Eduardo VI, um menino muito enfermo, tornou-se rei da Inglaterra e Irlanda era filho de Henrique VIII com Joana Seymour, foi o terceiro monarca da Casa de Tudor e o primeiro rei inglês criado como protestante falecendo em 6 de julho de 1553 no Palácio de Placentia.

Maria I
       A Reforma Protestante avançou rapidamente na Inglaterra, pois o Duque de Somerset[9], o regente do trono, simpatizava-se com a fé reformada. Thomas Cranmer[10], o grande líder da Reforma Inglesa, publicou o “Livro de Oração Comum”, dando ao povo a sua primeira liturgia em inglês. Maria Tudors[11], católica romana, tornou-se rainha em 1553. Assessorada pelo Cardeal Reginald Pole[12], em 1554 ela restaurou o Catolicismo na Inglaterra.

            Em 1555, intensificou a perseguição aos protestantes. Trezentos deles foram martirizados, entre eles, o arcebispo da Cantuária, Thomas Cranmer (canonizado pela Igreja Anglicana – ver nota 10), e os bispos Latimer e Ridley. Oitocentos protestantes fugiram para o continente, para cidades como Genebra e Frankfurt, onde absorveram os princípios doutrinários dos reformadores continentais. Elisabeth I[13] ascendeu ao trono aos 25 anos em 1558, estabeleceu o “Acordo Elisabetano”, que era insuficientemente reformado para satisfazer àqueles que logo seriam conhecidos como “puritanos”. 

          Em seguida, promulgou o Ato da Uniformidade (1559), que autorizou o “Livro de Oração Comum” e restaurou o Ato de Supremacia. Em 1562, foram redigidos os “Trinta e Nove Artigos da Religião”, que são o padrão histórico da Igreja da Inglaterra, e a partir de janeiro de 1563, foram estabelecidos pelo parlamento como a posição doutrinária da Igreja Anglicana. Em torno de 1567 – 1568, uma antiga controvérsia sobre vestimentas atingiu seu auge na Igreja da Inglaterra. A questão imediata era se os pregadores tinham de usar os trajes clericais prescritos. A controvérsia marcou uma crescente impaciência entre os puritanos com relação à situação de uma igreja “reformada pela metade”.

            Thomas Cartwright[14], professor da Universidade de Cambridge, perdeu sua posição por causa de suas pregações sobre os primeiros capítulos do livro dos “Atos dos Apóstolos”, nas quais argumentou a favor de um cristianismo simplificado e uma forma presbiteriana de governo eclesiástico.

Maria Stuart e Jaime I
            A primeira igreja presbiteriana foi a de Wandsworth, fundada em 1572. Um pouco antes disso, em 1570, Elizabeth foi excomungada pelo papa Pio V[15]. A morte de Elizabeth ocorreu em 1603, e ela não deixou herdeiro. Apenas indicou como seu sucessor James I[16], filho de Maria Stuart[17], que já governava a Escócia. Quando o rei foi coroado, os puritanos, por causa da suposta formação presbiteriana do rei, inicialmente tiveram esperança de que sua situação melhorasse. Para manifestar essa esperança, eles lhe apresentaram, quando de sua chegada em 1603, a “Petição Milenar”, assinada por cerca de mil ministros puritanos, na qual pediam que a Igreja Anglicana fosse completamente “puritana” na liturgia e na administração.

Carlos I
           Em 1604, encontraram-se com o novo rei na conferência de Hampton Court para apresentar seus pedidos. O rei ameaçou “expulsá-los da terra, ou fazer pior, “tendo dito que o presbiterianismo se harmonizava tanto com a monarquia como Deus com o diabo”. Carlos I[18], opositor dos puritanos, foi coroado rei da Inglaterra em 1625. Já em 1628, William Laud[19] tornou-se bispo de Londres (em 1633 foi nomeado Arcebispo de Cantuária) e empreendeu medidas para eliminar a dissidência da Igreja Anglicana. Ele buscou instituir práticas cerimoniais consideradas “papistas”, além de ignorar a justificação pela fé, por causa de suas ênfases pelagianas[20], reprimindo violentamente os puritanos e forçando-os a emigrar para a América.


        Em 1630, John Winthrop (ver nota 4) liderou o primeiro grupo de puritanos até baía de Massachusetts e, em 1636, foi fundado o Harvard College, Laud tentou impor o anglicanismo na Escócia, só que isto degenerou num motim que serviu para aliar os puritanos e escoceses calvinistas. Em 1638, os líderes escoceses reuniram-se numa “Solene Liga e Aliança” e seus exércitos marcharam contra as tropas do rei, que fugiram.

          No ano de 1640, o parlamento restringiu o poder do rei Carlos I. As emigrações para a Nova Inglaterra estacionaram consideravelmente. A Assembleia de Westminster, assim chamada por reunir-se na Abadia de Westminster, templo anglicano de Londres, foi convocada pelo parlamento da Inglaterra em 1643 para deliberar a respeito do estabelecimento do governo e liturgia da igreja e “para defender a pureza da doutrina da Igreja Anglicana contra todas as falsas calúnias e difamações”.

            É considerada a mais notável assembleia protestante de todos os tempos, tanto pela distinção dos elementos que a constituíram, como pela obra que realizou e ainda pelas corporações eclesiásticas que receberam dela os padrões da fé e as influências salutares durante esses trezentos anos.

 

Abadia de Westminster - Londres

A Assembleia de Westminster

         A Assembleia de Westminster caracterizou-se não somente pela erudição teológica, mas por uma profunda espiritualidade. Gastava-se muito tempo em oração e tudo era feito em um espírito de reverência. Cada documento produzido era encaminhado ao parlamento para aprovação, o que só acontecia após muita discussão e estudo. Os chamados “Padrões Presbiterianos” elaborados pela assembleia foram os seguintes:

1.    Diretório do Culto Público: concluído em dezembro de 1644 e aprovado pelo parlamento no mês seguinte. Tomou o lugar do “Livro de Oração Comum”. Também foi preparado o Saltério: uma versão dos Salmos para uso no culto (novembro de 1645);

2.    Forma de Governo Eclesiástico: concluída em 1644 e aprovada pelo parlamento em 1648. Instituiu a forma de governo presbiteriana em lugar da episcopal, com seus bispos e arcebispos;

3.    Confissão de Fé: concluída em dezembro de 1646 e sancionada pelo parlamento em março de 1648;

4.    Catecismo Maior e Breve Catecismo: concluídos no final de 1647 e aprovados pelo parlamento em março de 1648;


Oliver Cromwell - O Lord Protector
           Como consequência do auxílio dos escoceses, as forças parlamentares derrotaram o rei Carlos I, que foi decapitado em 1649.

            O comandante vitorioso, Oliver Cromwell [21], assumiu o governo. Porém, em 1660, Carlos II[22], subiu ao trono e restaurou o episcopado na Igreja da Inglaterra. Teve início nova era de perseguições contra presbiterianos.

            Na Escócia, a assembleia geral da Igreja da Escócia adotou os “Padrões de Westminster logo que foram aprovados, deixando de lado os seus próprios documentos de doutrina, liturgia e governo que vinham da época de John Knox[23]. A justificativa era o desejo de maior unidade entre os presbiterianos das Ilhas Britânicas. Da Escócia, esses padrões foram levados para outras partes do mundo.

Consequências

Uma Puritana
           O puritanismo não conseguiu substituir as estruturas de plausibilidade que o anglicanismo ofereceu à nação inglesa. As estruturas sociais anglicanas permaneceram. Apenas para uma pequena e influente minoria esta situação não era satisfatória, e esse grupo era o dos puritanos, que travaram vigorosas e infrutíferas batalhas com o governo político-religioso da Inglaterra. Em todos esses eventos, o apoio de Calvino foi influente na tentativa de levar sua doutrina a uma nação cujos laços com Roma haviam sido cortados apenas pela vaidade de um rei.

            A Doutrina Calvinista é hoje largamente professada entre os fiéis anglicanos, e nela sobraram apenas traços da liturgia do catolicismo. Muitos puritanos fugiram para países como os Estados Unidos, onde introduziram o presbiterianismo oriundo da reforma calvinista da Igreja da Escócia.

Cabeça decepada de Oliver Cromwell


 



[1] Ver no Blog do Maffei em: https://radiomaffei.blogspot.com/2021/12/reforma-protestante-origem-vi-os.html. Acessado em 05 de dez. de 2021.

 

[2] Ver no Blog do Maffei em: https://radiomaffei.blogspot.com/2021/12/reforma-protestante-ii.html. Acessado em 05 de dez. de 2021.

 

[3] Predestinação (do termo latino praedestinatione) é uma destinação antecipada à salvação, a grandes feitos, etc. Em teologia especificamente, é a doutrina segundo a qual todos os eventos têm sido determinados por Deus. João Calvino interpretou a predestinação bíblica com o significado de que Deus quer a condenação eterna para algumas pessoas e a salvação para outras. Além disso, a predestinação é uma teoria onde cada pessoa tem seu destino desde o nascimento, ou seja, cada pessoa tem seu caminho trilhado por Deus antes de nascer. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.

 

[4] John Winthrop – Nascido em Edwardstone, Sulfolk, Inglaterra em 12 de janeiro de 1587 ou 1588, falecido em Boston em 26 de março de 1649. Foi um advogado puritano inglês e uma das figuras principais da fundação da Província da Baía de Massachusetts, o primeiro grande empreendimento de colonização da Nova Inglaterra, em 1630, e prestou serviço como governador em 12 dos 20 primeiros anos de existência da província. Seus escritos e sua visão da colônia como “uma cidade sobre a colina” (nos termos do Sermão da Montanha de Jesus) dominaram o desenvolvimento da Nova Inglaterra, influenciando o governo e a religião das colônias vizinhas. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.

John Winthrop
 

[5] Anabatistas (rebatizadores – do grego novamente batizar) – é um movimento cristão do anabatismo, a chamada “ala radical” da Reforma Protestante. Os anabatistas não formavam um único grupo ou igreja, pois havia diversos grupos chamados genericamente de “anabatistas” com crenças e práticas diferentes e divergentes. Eles foram assim chamados porque os convertidos era batizados apenas na idade adulta, por isso eles rebatizavam todos os seus seguidores que já tivessem sido batizados quando crianças, pois creem que o verdadeiro batismo só tem valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo. Os principais grupos anabatistas são os amish, huteritas e menonitas. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.



 [6] Henrique VIII – Nascido em 28 de junho de 1491 no palácio de Placentia em Greenwich, Londres, Inglaterra e falecido em 28 de janeiro de 1547 em Windsor, Berkshire, Inglaterra. Foi rei da Inglaterra até sua morte, e também Senhor e depois Rei da Irlanda. Henrique foi o segundo filho do monarca inglês da Casa de Tudor a ocupar o trono, sucedendo Henrique VII. Conhecido como o fundador da Igreja Anglicana. As suas lutas contra Roma conduziram à recusa da autoridade papal da igreja inglesa, à dissolução dos Mosteiros e a sua autoproclamação como Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra. Ainda continuou a acreditar nos principais ensinamentos católicos mesmo após sua excomunhão. Henrique VIII realizou a união legal da Inglaterra e Gales e os Atos das Leis em Galés de 1535 e 1542.



 [7] Catarina de Aragão – Nascida em Alcalá de Henares em 16 de dezembro de 1485 e falecida no Castelo de Kimbolton, Cambridgeshire, conhecido como Condado de Cambridge, Inglaterra, em 7 de janeiro de 1536. Foi Princesa de Espanha e a primeira rainha consorte de Henrique VIII de Inglaterra, sendo mãe da rainha Maria I. Conversava tanto em Espanhol nativo, quanto em latim, grego, francês e, mais tarde inglês. Quando rainha, o seu tempo foi maioritariamente empenhado em obras de caridade, o que lhe conferiu o amor do povo inglês. Filha de Isabel I de Castela e Fernando de Aragão, Catarina tinha três anos quando estava noiva de Arthur, príncipe de Gales, herdeiro aparente do trono inglês. Eles se casaram em 1501, mas Arthur morreu cinco meses depois. Ela ocupou o cargo de embaixadora da Coroa Aragonesa na Inglaterra em 1507, a primeira embaixadora da história da Europa. Catarina posteriormente casou-se com o irmão mais novo de Arthur, o recém-ascendido Henrique VIII, em 1509. Por seis meses em 1513, ela serviu como regente da Inglaterra enquanto Henrique VIII estava na França. Durante esse período, os ingleses venceram a Batalha de Flodden, um evento em que Catarina desempenhou um papel importante com um discurso emocionado sobre a coragem inglesa. Sua união com Henrique não resultou em um herdeiro masculino para o trono. Henrique entrou com um pedido de anulação do casamento, alegando que ela teria consumado o anterior, com seu irmão mais velho, falecido pouco depois de desposar Catarina, Arthur, Príncipe de Gales. Uma série de eventos seguiu a esse pedido, levando o rompimento da coroa inglesa com a Igreja Católica Romana após o papa negar sua separação. O rei, assumindo a supremacia religiosa no país, conseguiu a anulação e casou-se com sua amante Ana Bolena. Catarina, todavia, nunca aceitou a decisão, e continuo considerando-se sua legítima esposa e Rainha da Inglaterra. (Fonte Wikipédia: acesso em 5 de dez. 2021)



 [8] Carlos V (1500 – 1558) foi o Sacro Imperador e Arquiduque da Áustria a partir de 1519, Rei da Espanha como Carlos I a partir de 1516 e Senhor dos Países Baixos como Duque da Borgonha a partir de 1506. Como chefe da crescente Casa de Habsburgo, durante a primeira metade do século XVI, seus domínios na Europa incluíam o Sacro Império Romano, estendendo-se da Alemanha ao norte da Itália, com domínio direto sobre as terras hereditárias austríacas e os Países Baixos da Borgonha, tendo também unificado a Espanha com seus reinos do sul da Itália de Nápoles, Sicília e Sardenha, assim como o império colonial espanhol. (Fonte Wikipédia: acesso em 5 de dez. 2021)

 


[9] Eduardo Seymor – 1.º Duque de Somerset – Nascido cerca de 1500 e falecido em 22 de janeiro de 1552, também era o 1.º Conde de Hertford e o 1.º Visconde Beauchamp. Conhecido como Edward Semel foi um militar e político inglês, o irmão mais velho da rainha Joana Seymor, terceira esposa de Henrique VIII da Inglaterra. Era tio de Eduardo VI e serviu como Lorde Protetor durante a minoridade do sobrinho de 1547 a 1549. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.


 

[10] Thomas Cranmer – Nascido em Aslockton em 2 de julho de 1489 e falecido em Oxford em 21 de março de 1556. Foi um dos líderes da Reforma Inglesa e Arcebispo de Cantuária durante os reinados de Henrique VIII, Eduardo VI e Maria I. Cranmer ajudou a construir o caso para a anulação do casamento de Henrique com Catarina de Aragão, que foi uma das causas da separação da Igreja Anglicana e da união com a Igreja Católica. Junto com Thomas Cromwell, ele apoiava o princípio da Supremacia Real, em que o rei era considerado o soberano da igreja do seu reino. Durante seu período como arcebispo, foi responsável por estabelecer as primeiras estruturas doutrinais e litúrgicas da reformada Igreja da Inglaterra por causa das disputas de poder entre os conservadores e os reformistas religiosos. Entretanto, ele conseguiu publicar o primeiro vernáculo autorizado, a “Exortação e Ladainha”. Quando Eduardo chegou ao trono, Cranmer conseguiu promover grandes reformas. Escreveu e compilou as duas primeiras edições do “Livro de Oração Comum”, uma liturgia completa para a Igreja Anglicana. Com a ajuda de vários reformistas continentais a que deu refúgio, ele desenvolveu novos padrões doutrinais em áreas como a eucaristia, celibato clerical, o papel das imagens em locais de culto e a veneração dos santos. Cranmer promulgou novas doutrinas através do “Livro de Oração”, das homílias e outras publicações. Cranmer foi acusado quando Maria I assumiu o trono da Inglaterra, e condenado de traição por seu apoio a Jane Grey, como Rainha, mas Maria Tudor poupou sua vida, resolvendo julgá-lo por heresia, mantendo-o preso até fevereiro de 1556, permanecendo Cranmer como arcebispo. Em novembro de 1554, o Cardeal Reginald Pole foi a Inglaterra para restabelecer os laços do país com o catolicismo. Pole foi indicado como arcebispo de Cantuária em 1556. Entrementes, Cranmer, enfraquecido pelos mais de dois anos de prisão, declarou vários arrependimentos, reafirmando sua crença na transubstanciação e na supremacia papal dizendo posteriormente, que o fez a fim de evitar sua execução. Apesar disso, Cranmer foi sentenciado à morte pela fogueira. De acordo com John Foxe, em 21 de março de 1556, Cranmer foi prazido em procissão à Igreja de Santa Maria, em Oxford, onde ele foi forçado a fazer uma declaração pública afirmando seu arrependimento. Em vez disso, Cranmer retirou sua declaração anterior de arrependimento e denunciou a doutrina da Igreja Católica e o papa, dizendo: “E sobre o papa, eu o recuso, como inimigo de Cristo e Anticristo, com toda sua falsa doutrina”. Após isso, Cranmer foi executado na fogueira. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.



 

[11] Maria Tudor (Maria I) – Nascida em Greenwich, Londres, Inglaterra em 18 de fevereiro de 1516 e falecida em Londres em 17 de novembro de 1558. Foi Rainha da Inglaterra e Irlanda de 1553 até sua morte, além de Rainha Consorte da Espanha a partir de 1556. Sendo filha de Henrique VIII com sua primeira esposa, Catarina de Aragão, atuou como o quarto e penúltimo monarca da Casa de Tudor. Em 1533, quando seu pai decidiu anular o casamento com sua mãe para se casar com Ana Bolena, ela foi declarada como filha ilegítima do rei e excluída da linha de sucessão, sendo substituída por sua meia-irmã, Isabel; no entanto, retornou à mesma através de uma lei aprovada em 1543. Ela havia sido restabelecida como a herdeira do trono atrás de seu meio-irmão, Eduardo VI, cujo reinado aplicou a Reforma Protestante na Inglaterra, proibindo o Catolicismo – religião seguida por Maria – fosse praticado em todo o reino. Quando teve conhecimento de sua iminente morte, movido pela diferença religiosa com sua meia-irmã, Eduardo assinou um documento onde escolhia sua prima, Joana Grey, como sua legítima sucessora. Porém, Maria reuniu forças no reino e conquistou o apoio popular, depondo-a a nove dias depois da sua ascensão. Em seu reinado, Maria reverteu as reformas religiosas implantadas por Eduardo e o protestantismo passou a ser proibido na Inglaterra. Em 1556, ela se tornou Rainha Consorte da Espanha graças ao seu casamento com Felipe II, único filho de seu primo, Carlos V. O matrimônio foi recebido com uma revolta popular organizada por Thomas Wyatt que buscava depô-la em favor de sua meia-irmã; no entanto, o levante fracassou e Isabel foi aprisionada na Torre de Londres. Por outro lado, Maria não teve filhos, passou por duas gravidezes psicológicas, uma em 1554 e outra em 1557, o que a fez ser ridicularizada na Europa, tornando a sucessão de Isabel iminente. No entanto, Maria só veio reconhecê-la como sucessora dias antes de sua morte, em 1558. Maria é reconhecida como a primeira mulher a obter sucesso na reivindicação do trono da Inglaterra – a Imperatriz Matilde fracassou em sua tentativa – apesar da concorrência e determinação dos opositores. Em seus primeiros anos, gozava de apoio popular e simpatia, principalmente pela população católica. Apesar de seu reinado ser lembrado pelas perseguições aos protestantes, que lhe renderam o epíteto de “Maria Sangrenta”, suas políticas de reforma fiscal, expansão naval e exploração colonial se tornaram bem-sucedidas no Período Isabelino. Além disso, foi honrada pelo papa Paulo IV com uma Rosa de Ouro. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.



 

[12] Reginald Pole – Nascido em Stourton, Castle, condado de Staffordshire, Inglaterra em 3 de março de 1500 e falecido em Londres em 17 de novembro de 1558. Foi um prelado inglês da Igreja Católica Romana (e um dos últimos do país), Arcebispo da Cantuária durante a reforma católica na Inglaterra. Em 1534, o rei Henrique VIII rompeu completa e definitivamente com Roma. Pressionado pelo rei a escrever sua opinião sobre a legalidade de seu casamento com a rainha Catarina, viúva de seu falecido irmão, e também sobre a instituição divina da supremacia papal, Pole consentiu com relutância e respondeu em um tratado intitulado “Pro Ecclesiasticae Unitatis Defensione”. A obra estava na linguagem e nos argumentos mais intransigentes, pois ele estava convencido de que era seu dever perante Deus falar francamente, independentemente do custo para si mesmo e sua família. O livro não foi divulgado até uma data posterior. Foi enviado em particular para o rei em 27 de maio de 1536. Quando o rei Henrique viu a resposta de Pole, enviou um mensageiro, para que trouxesse de volta a Pole, pedindo-lhe que retornasse a Inglaterra para explicar certas questões sobre o tratado. Pole decidiu não voltar para sua terra natal. Nessa época foi chamado a Roma pelo papa Paulo III; o papa queria indica-lo para uma comissão que ele havia formado sob a presidência do cardeal Contarini para preparar um esquema para a reforma interna da igreja. Se ele aceitou o convite papal, ele claramente estava do lado do papa contra o rei. Por um tempo, ele pareceu duvidar de qual era seu dever. Instado pelo bispo Gian Matteo Giberti, de Verona, e pelo arcebispo Carafa, a obedecer a Deus e não ao homem, ele aceitou o convite do papa e foi a Roma em meados de novembro de 1536. Quando o papa Paulo III expressou a Pole que pretendia promove-lo ao cardinalato, ele expressou sua resistência a ideia, mas o papa desconsiderou suas objeções. Recebeu a tonsura eclesiástica (cerimônia religiosa em que o bispo dá um corte de cabelo do ordinando ao conferir-lhe o primeiro grau de Ordem no Clero, chamado também de “prima tonsura”, desde o século IV, tornou-se costume entre o clero cortar os cabelos, sendo que no século V, a tonsura foi introduzida como sinal distintivo) pouco antes de sua promoção ao cardinalato. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.



 

[13] Isabel I ou Elizabeth I – nascida em Greenwich, Londres em 7 de setembro de 1533 e falecida em Richmond, Londres, Inglaterra em 24 de março de 1603. Também chamada de “A Rainha Virgem”, “Gloriana” ou “Boa Rainha Bess” (“Bess” era como Roberto Durdley, seu favorito, a chamava) foi Rainha da Inglaterra e Irlanda de 1558 até sua morte e a quinta e última monarca da Casa Tudor. Como filha do rei Henrique VIII, Elizabeth nasceu dentro da linha de sucessão; entretanto, a sua mãe Ana Bolena foi executada dois anos e meio após seu nascimento e o casamento dos seus pais foi anulado. Elizabeth foi declarada ilegítima. O seu meio-irmão Eduardo VI sucedeu a Dom Henrique e reinou até morrer em 1553. Antes da sua morte, Eduardo nomeou Joana Grey, como rainha, excluindo da sucessão as suas meias-irmãs Elizabeth e a católica Maria I, apesar da existência de um estatuto declarando o contrário. Porém, o seu testamento acabou anulado e Maria tornou-se rainha, tendo Joana sido executada. Elizabeth foi também feita prisioneira, durante cerca de um ano em que durou o reinado de Maria, por suspeitas de apoiar rebeldes protestantes. Elizabeth sucedeu Maria em 1558 e passou a reinar com um conselho. A rainha passou a depender muito de um grupo de conselheiros de confiança liderados por Guilherme Cecil, o Barão de Burghley. Uma das suas primeiras ações como rainha foi o estabelecimento de uma igreja protestante inglesa, da qual tornou-se sua Governadora Suprema. A Resolução Religiosa Elizabetana mais tarde desenvolveu-se na atual Igreja Anglicana. Era também esperado que ela se casasse e gerasse um herdeiro para continuar a linhagem da Casa de Tudor, porém, nunca se casou apesar de ter tido vários pretendentes. Elizabeth ficou famosa pela sua castidade enquanto envelhecia. Um culto cresceu a seu redor tendo sido celebrada em pinturas, desfiles e obras literárias. A governança de Elizabeth foi mais moderada do que a do pai e a dos meios-irmãos. Um de seus lemas era video et taceo (“Vejo e digo nada”). Era relativamente tolerante em questões religiosas, evitando perseguições sistemáticas. Depois de 1570, quando o papa a declarou ilegítima e permitiu aos seus súditos que a deixassem de lhe obedecê-la, várias aspirações ameaçaram a sua vida. Todos os planos foram derrotados com a ajuda dos serviços secretos dos seus ministros. Elizabeth era cautelosa em assuntos estrangeiros, movimentando-se entre as grandes potências da França e Espanha. Apoiou, sem entusiasmo, várias campanhas militares ineficazes e mal equipadas nos Países Baixos do Sul, na França e Irlanda. Porém, por volta de 1580, uma guerra contra a Espanha tornou-se inevitável. Quando os espanhóis finalmente decidiram em 1588 tentar conquistar a Inglaterra, o fracasso da Armada Invencível associou Elizabeth a uma das maiores vitórias militares da história inglesa. O reinado ficou para sempre conhecido com Período Elisabetano, famoso acima de tudo pelo florescimento do drama inglês, liderado por dramaturgos como William Shakespeare e Christopher Marlowe, além das proezas marítimas dos aventureiros ingleses como Sir Francis Drake. Alguns historiadores são mais contidos nas suas avaliações a Elizabeth. Eles representam-na como uma governante temperamental, às vezes indecisa e que teve muita sorte. Uma série de problemas econômicos e militares diminuíram a sua popularidade ao final de seu reinado. Elizabeth é reconhecida como uma intérprete carismática e uma sobrevivente obstinada num período em que o governo era um instituição desorganizada e limitada, e monarcas de países vizinhos enfrentavam problemas internos que ameaçavam seus tronos. Assim foi o caso da rival Maria da Escócia, que foi presa por Elizabeth em 1568, e acabou por ser executada em 1587. Depois dos curtos reinados de Eduardo VI e Maria I, o seu período de 44 anos no trono deu estabilidade ao reino e ajudou a criar um sentimento de identidade nacional. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.



 [14] Thomas Cartwright – nasceu cerca de 1535 e morreu em 27 de dezembro de 1603. Foi um pregador e teólogo puritano inglês. Cartwright provavelmente nasceu em Royston, Hertfordshire, na Inglaterra e estudou teologia no Saint John’s College, Cambridge. Com a ascensão da Rainha Maria I (ver nota 11) em 1553, ele foi forçado a deixar a universidade e encontrou a ocupação de escrivão de um conselheiro legal. Com a ascensão da rainha Elizabeth I, cinco anos depois, ele retornou seus estudos teológicos, e logo foi eleito membro do Saint John’s e mais tarde do Trinity College Cambridge. Em 1564, Cartwright se opôs a Thomas Preston em uma disputa teológica realizada por ocasião da visita de estado de Elizabeth, e no ano seguinte chamou a atenção para a atitude puritana no cerimonial e na organização da igreja. Ele era popular na Irlanda como capelão de Adam Loftus, arcebispo de Armagh (1565 – 1567). Em 1569, Cartwright foi nomeado professor de Divindade de Lady Margaret em Cambridge (professor mais antigo da Universidade de Cambridge, essa titulação foi fundada inicialmente como um leitor por Lady Margaret Beaufort, mãe do rei Henrique VII, em 1502. Desde a sua nova dotação no final do século XX, é agora especificamente uma cadeira de Novo Testamento e primeiros estudos cristãos). Em 1570, ele fez a “primeira convocação pública para o presbiterianismo” na Igreja da Inglaterra. Em resposta, John Whitgift, ao se tornar vice-chanceler, privou-o do cargo em dezembro de 1570 e – como mestre da Trindade – de sua bolsa em setembro de 1571. Isso foi resultado do uso que Cartwright fez de sua posição: nos sermões em que fez um apelo público ao presbiterianismo, criticou a hierarquia e a constituição da Igreja da Inglaterra, que comparou desfavoravelmente com a organização cristã primitiva. A luta entre ele e Whitgift foi tão intensa que o chanceler William Cecis, teve de interferir. Após sua privação por Whitgift, Cartwright visitou Theodore Beza em Genebra. Ele retornou à Inglaterra em 1572, e poderia ter se tornado professor de hebraico em Cambridge, mas por sua simpatia expressa e notória “Admoestação ao Parlamento” de John Field e Thomas Wilcox. Para escapar da prisão, ele foi novamente para o exterior e oficiou como clérigo para os residentes ingleses em Antuérpia e depois em Middelburg. Em 1576, Cartwright visitou e organizou as igrejas huguenotes das Ilhas do Canal e, após revisar a versão renana do Novo Testamento, novamente estabeleceu-se pastor em Antuérpia, recusando a oferta de uma cadeira na Universidade de Saint Andrews (Escócia). Em 1585, ele voltou sem permissão para Londres, foi preso por um curto período e tornou-se mestre do hospital do Conde Leicester em Warwick, conhecido como Hospital Lord Leycester, no mesmo ano. Em 1590, foi intimado perante o tribunal de alta comissão e preso, e em 1591 foi mais uma vez internado na prisão de Fleet. Ele não foi tratado com severidade, e uma influência poderosa logo garantiu sua libertação. Ele visitou Guernsey (uma ilha no Canal Inglês na costa da Normandia, que faz parte do Bailiwich de Guernsey, uma dependência da Coroa Britânica) em 1595 – 1598, e passou seus últimos anos em honra e prosperidade em Warwick, onde morreu em 27 de dezembro de 1603. Cartwright era um homem de muita cultura e originalidade, mas era considerado extremamente impulsivo. Suas opiniões eram distintamente presbiterianas, e ele se opôs fortemente aos brownistas (um grupo de dissidente ingleses ou dos primeiros separatistas da Igreja da Inglaterra. Eles foram nomeados em homenagem a Robert Browe, que nasceu em Tolehorpe Hall em Rutland, Inglaterra, na década de 1550. A maioria dos separatistas a bordo do Mayflower em 1620 eram Brownistas e, de fato, os peregrinos eram conhecidos no século XX como a emigração brownista) ou independentes. Ele nunca concebeu uma separação entre a igreja e o estado, e pode ter se recusado a tolerar qualquer não conformidade com a igreja presbiteriana nacional reformada. No entanto, acredita-se que o puritanismo da época deve sua sistematização e muito de sua força a ele. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.

 


[15] Papa Pio V – Nascido em Bosco, Ducado de Milão, na Itália em 17 de janeiro de 1504 e falecido em 1.º de maio de 1572, no Vaticano. Chamava-se Antonio Ghislieri, foi inquisidor, chefe da Igreja Católica e governante dos Estados Papais de 8 de janeiro de 1566 até a data da sua morte em 1572. É venerado como um santo da Igreja Católica. Ele foi notável principalmente por seu papel no Concílio de Trento, na Contrarreforma e na padronização do Rito Romano na Igreja Latina. Pio V declarou Tomás de Aquino um Doutor da Igreja. Como cardeal Ghislieri ganhou reputação por colocar a ortodoxia diante de personalidades, processando oito bispos franceses por heresia. Ele também se manteve firme contra o nepotismo, repreendendo seu antecessor Pio IV quando este quis elevar a cardeal um membro de sua família com apenas 13 anos de idade, e subsidiar um sobrinho com o tesouro papal. Por meio da bula papal de 1570, “Regnas in Excelsis, Pio V excomungou Elisabeth I da Inglaterra por heresia e perseguição aos católicos ingleses durante o seu reinado. Também organizou a formação da Liga Sagrada, uma aliança de estados católicos para combater o avanço do Império Otomano na Europa Oriental. Embora em menor número, a Liga Sagrada derrotou os otomanos na Batalha de Lepanto, em 1571. Pio V atribuiu a vitória a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória. Os biógrafos relatam que, quando a Batalha de Lepanto terminou, Pio V se levantou e foi até uma janela, onde estava olhando para o leste “... Olhando para o céu, ele gritou: ‘Uma trégua para os negócios – nossa grande tarefa no momento é agradecer a Deus pela vitória que Ele acabou de dar ao exército cristão’ “. Fonte: Wikipédia. Acesso em 5 de dez. de 2021.

 


[16] Jaime I da Inglaterra e Jaime VI da Escócia – Nascido em Edimburgo, Escócia em 19 de junho de 1566 e falecido em 27 de março de 1625 em Cheshunt, no condado de Hertfordshire no sul da Inglaterra. Foi o rei da Escócia (Jaime VI) e Rei da Inglaterra e Irlanda (Jaime I) pela União das Coroas como Jaime I. Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com seu próprio parlamento, sistema judiciário e leis, governados por Jaime em união pessoal. Ele sucedeu ao trono escocês com apenas treze anos, logo após sua mãe Maria da Escócia ter sido forçada a abdicar em seu favor. Quatro regentes governaram o país durante sua menoridade, que encerrou-se oficialmente em 1578, apesar dele apenas ter assumido total controle de seu governo em 1583. Em 1603, ele sucedeu Elizabeth I como o monarca da Inglaterra e Irlanda, reinando nos três países por mais 22 anos até sua morte, em 1625, aos 58 anos, no período conhecido como Era Jacobita, em sua homenagem. Após a União das Coroas, ele passou a viver na Inglaterra, voltando para a Escócia apenas em 1617 e se intitulando “Rei da Grã-Bretanha e Irlanda”. Jaime foi um grande defensor de um parlamento único para a Inglaterra e Escócia. Durante seu reinado, começaram o Plantation de Uster e a colonização britânica na América. Com 57 anos e 246 dias, seu reinado na Escócia foi o mais longo da história. Ele realizou a maioria de seus objetivos em seu país natal, porém enfrentou grandes dificuldades na Inglaterra, incluindo a conspiração da pólvora e vários conflitos com o parlamento inglês. A “Era de Ouro” da literatura e dramaturgia do Período Elisabetano continuou sob Jaime, com escritores como William Shakespeare, John Donne, Bem Jonson e Francis Bacon contribuindo para uma cultura literária florescente. O próprio Jaime era um acadêmico talentoso, tendo escrito obras como “Daemonologie”, “The True Law of Free Monarchies” e “Basilikon Doron”. Ele patrocinou a tradução da Bíblia que foi nomeada em sua homenagem: a Bíblia do Rei Jaime. Anthony Weldon afirmou que Jaime tinha sido denominado “o tolo mais sábio da cristandade”, um epíteto que desde então é associado ao monarca. Porém, desde o século XX, os historiadores revisaram a reputação de Jaime e o trataram como um rei sério e ponderado. “. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.

 


[17] Maria Stuart – Nascida no Palácio de Linlithgow, West Lotian, Escócia em 7 ou 12 de dezembro de 1542 e faleceu em 8 de fevereiro de 1587, decapitada no Castelo de Fotheringhay em Northamptoshire, Inglaterra. É também conhecida por Maria I da Escócia, de 14 de dezembro de 1542 até sua abdicação em 24 de julho de 1567. Também foi Rainha Consorte da França como esposa de Francisco II de 10 de junho de 1559 a 5 de dezembro de 1560. Maria foi a única descendente legítima sobrevivente do rei Jaime V da Escócia, tendo apenas seis dias de idade quando seu pai morreu. Ela passou a maior parte de sua infância na França enquanto a Escócia era governada por regentes, casando-se em 1558 com Francisco o Delfim da França. Ele ascendeu ao trono em 1559 como Francisco II e Maria brevemente se tornou sua consorte; todavia Francisco acabou morrendo no final do ano seguinte. Maria voltava então para a Escócia viúva, chegando em Leith no dia 19 de agosto de 1561. Casou-se quatro ano depois com seu primo Henrique Stuart, Lord Darnley, porém a união era infeliz. A sua residência foi destruída em fevereiro de 1567 numa explosão, com Henrique sendo encontrado morto no jardim. Acreditava-se que Jaime Hepburn, 4.º Conde de Bothwell, havia orquestrado a morte de Henrique, porém ele foi absolvido das acusações em abril de 1567 e casou-se com Maria no mês seguinte. Após um levante contra o casal, ela foi aprisionada no Castelo de Lochleven. Maria foi forçada a abdicar em 24 de julho em favor do seu filho com Henrique, Jaime, até então com apenas um ano de idade. Depois de uma tentativa malsucedida de reconquistar o trono, ela fugiu procurando proteção de sua prima, a rainha Elizabeth I de Inglaterra. Maria anteriormente havia reivindicado o trono de Elizabeth para si mesma, e foi considerada como a legítima soberana da Inglaterra por católicos ingleses, incluindo os participantes da rebelião conhecida como Rebelião do Norte. Vendo-a como uma ameaça Elisabeth a aprisionou em vários castelos e mansões no interior do país. Depois de dezoito anos e meio, Maria foi condenada por tramar o assassinato de Elisabeth, sendo decapitada em 1587 aos 44 anos de idade. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.


 [18] Carlos I – Nascido em Dunfermline, Fife, Escócia em 19 de novembro de 1600 e falecido em Londres, Inglaterra em 30 de janeiro de 1649. Foi rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 1625 até sua execução. Era o segundo filho do rei Jaime VI da Escócia e sua esposa Ana da Dinamarca; quando seu pai herdou o trono inglês em 1603, Carlos se mudou para a Inglaterra, onde passou a maior parte da vida. Ele se tornou herdeiro aparente, quando seu irmão Henrique Frederico morreu. Uma tentativa malsucedida e impopular tentou casar Carlos com uma princesa espanhola em 1623. Dois anos depois se casou com a francesa Henriqueta Maria. Depois de sua sucessão, Carlos começou uma luta pelo poder contra o parlamento inglês, tentando obter uma receita enquanto o parlamento tentava restringir sua prerrogativa real. Ele acreditava no direito divino dos reis e achou que podia governar de acordo com sua consciência. Muitos de seus súditos eram contra suas políticas, particularmente suas interferências nas igrejas inglesa e escocesa e o aumento de impostos sem o consentimento parlamentar, vendo suas ações como de um monarca absoluto tirano. As políticas religiosa de Carlos, junto com seu casamento com uma católica, geraram antipatia e desconfiança entre grupos reformistas como os puritanos e calvinistas, que o viam como muito católico. Ele apoiava clérigos controversos como Ricardo Montagu e William Laud quem Carlos nomeou Arcebispo da Cantuária, falhando em ajudar forças protestantes durante a Guerra dos Trinta Anos. Suas tentativas de forçar reformas religiosas na Escócia gerou as Guerras dos Bispos, aumentou a oposição dos parlamentos inglês e escocês e ajudou a precipitar sua queda. A partir de 1641, Carlos lutou contra as forças dos dois parlamentos na Guerra Civil Inglesa. Depois de ser derrotado em 1645, ele se entregou para forças escocesas que o entregaram para o parlamento inglês. Carlos se recusou a aceitar as exigências de uma monarquia constitucional protestante e temporariamente fugiu em novembro de 1647. Recapturado na ilha de Wight criou uma aliança com a Escócia, porém o Exército Novo de Oliver Cromwell consolidou seu controle na Inglaterra no final de 1648. Carlos foi julgado, condenado e executado por traição em janeiro de 1649. A monarquia foi abolida e uma república foi declarada. O Interregnum inglês terminou em 1660 e a monarquia foi restaurada com seu filho Carlos II. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.

 


[19] William Laud – Nascido em 7 de outubro de 1573 na Broad Street, em Reading, Bertshire, Inglaterra, e falecido em 10 de janeiro de 1645 na Tower Hill, Londres. Foi um líder religioso britânico, e foi o arcebispo da Cantuária de 1633 até sua morte, em 1645. Um dos Alto-Teólogos da Igreja Carolina, ele se opôs a formas radicais de puritanismo. Isto, e seu apoio ao rei Carlos I foram considerados por alguns as razões para a sua decapitação, que foi trazida por 10 artigos específicos de proscrição no meio da Guerra Civil Inglesa. De origens relativamente humildes; seu pai, também chamado William, era um comerciante de tecidos finos. Ele foi batizado na Igreja de São Lourenço, em Reading e foi educado na Reading School e, através de uma bolsa de estudos no Colégio de São João, em Oxford. Laud foi nomeado Fellow do Saint John, em 1593, ganhando um “Bachelor of Arts”, em 1594, e um mestrado em 1598. Em 9 de maio de 1601 ele foi eleito membro sênior, e se tornou inspetor da universidade em 1603. Foi ordenado em 5 de abril de 1601. Ele logo ganhou reputação de tendências arminianas (o arminianismo é uma escola de pensamento soteriológica [doutrina da salvação] baseada nas ideias do holandês Jocobus Arminius [1560 – 1609] e seus seguidores históricos, os remonstrantes. A aceitação doutrinária se estende por boa parte do cristianismo desde os primeiros argumentos entre Atanásio e Orígenes, até a defesa de Santo Agostinho de Hipona do “pecado original”) e Alto-Igreja, antipatia ao puritanismo, bem como para o brilhantismo intelectual e organizacional. Naquela época, o partido calvinista era forte na Igreja da Inglaterra. Assim, a afirmação de sucessão apostólica de Laud era impopular em muitos quadrantes. Em 1602, Laud defendeu a continuidade eterna visível da igreja, o que levou o bispo George Abbot a condenar o jovem sacerdote. Laud disse a Jaime I que o abade acreditava na continuação da Igreja da Inglaterra através de várias seitas heréticas medievais. Em sua tese de bacharelado Laud defendeu a necessidade absoluta do batismo e que, sem bispos uma igreja não poderia ser uma igreja de verdade. Thomas Holland, outro calvinista e professor em Oxford, afirmou que Laud tinha tomado a maior parte de seus argumentos do padre jesuíta Roberto Belarmino e procurou fomentar a desunião entre a Igreja da Inglaterra e as igrejas protestantes estrangeiras. No entanto, sua cópia da obra “Disputationes”, de Berlamino, contém suas anotações até 1619, que apoiaram doutrinas calvinistas em questões como predestinação, defendeu o calvinista ortodoxo Teodoro de Beza contra as críticas de Belarmino e confirmou a doutrina da perseverança dos santos. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.

 


[20] Pelagianismo – foi um conceito teológico que negava o pecado original, a corrupção da natureza humana, o servo arbítrio (arbítrio escravizado, cativo) e a necessidade da graça divina para a salvação. O termo é derivado de Pelágio da Bretanha. Todo homem é totalmente responsável pela sua própria salvação e, portanto, não necessita da graça divina. Segundo os pelagianos, todo homem nasce “moralmente neutro”, sendo capaz, por si mesmo, sem qualquer influência divina, de salvar-se quando assim o desejar. Uma das grandes disputas durante a Reforma Protestante versou sobre a natureza e a extensão do pecado original. No século V, Pelágio havia debatido ferozmente com Santo Agostinho de Hipona sobre esse assunto. Agostinho mantinha que o pecado original de Adão foi herdado por toda a humanidade e que, mesmo que o homem caído retenha a habilidade para escolher, ele está escravizado ao pecado e não pode não pecar. Por outro lado, Pelágio insistia que a queda de Adão afetara apenas Adão, e que se Deus exige das pessoas que vivam vidas perfeitas, ele também dá a habilidade moral para que elas possam fazê-lo e embora considerasse Adão como “um mau exemplo” para a sua descendência, suas ações não teriam consequências para a mesma, sendo o papel de Jesus definido pelos pelagianos como “um bom exemplo fixo” para o resto da humanidade (contrariando, assim, o mau exemplo de Adão), bem como proporciona uma expiação pelos seus pecados, tendo a humanidade em suma, total controle pelas suas ações, posteriormente Pelágio reivindicou que a graça divina era desnecessária para a salvação, embora facilitasse a obediência. As sentenças pronunciadas pelo papa Inocêncio I contra tal tese acabaram por classifica-la como heresia. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.

 


[21] Oliver Cromwell – Nascido em Huntingdon, condado de Cambridgeshire, Anglia Oriental, Inglaterra em 25 de abril de 1599 e falecido no Palácio de Whitehall, Londres em 3 de setembro de 1658. Foi um militar e líder político inglês e, mais tarde, Lord Protector. Nascido no meio da nobreza rural, os primeiros quarenta anos de sua vida são pouco conhecidos. Após passar por uma conversão religiosa na década de 1630, Cromwell tornou-se puritano independente, assumindo uma posição, no geral, tolerante, face aos protestantes do seu tempo. Um homem intensamente religioso – autodenominado de Moisés puritano – ele acreditava profundamente que Deus era seu guia nas suas vitórias. Cromwell foi eleito membro do parlamento pelo círculo eleitoral de Hungingdon em 1628, e por Cambridge, no Pequeno (1640) e Longo Parlamentos (1640 -1649). Participou da Guerra Civil Inglesa, ao lado dos Parlamentaristas. Chamado de “Old Ironside”, foi rapidamente promovido da liderança de uma simples tropa de cavalaria para um dos comandantes principais do New Model Army, onde desempenhou um papel de destaque na derrota das forças realistas. Foi um dos signatários da sentença de morte do rei Carlos I em 1649, e, como membro do Rump Parliament (1649 – 1653), dominou a Comunidade da Inglaterra. Foi escolhido para assumir o comando da campanha inglesa na Irlanda durante 1649 – 1650. As suas forças derrotaram a coligação entre os Confederados e os Realistas, e ocuparam o país – terminando, assim, com as Guerras Confederadas Irlandesas. Durante este período, foram redigidas uma série de Leis Penais contra os católicos romanos (uma minoria significativa na Inglaterra e na Escócia, mas uma grande maioria na Irlanda), e grande parte das suas terras foram confiscadas. Cromwell também liderou uma campanha contra o exército escocês entre 1650 e 1651, liderando os “Roundheads” contra os Cavalheiros (Cavaliers), saindo vitorioso principalmente pelo fato do seu exército ter um modelo chamado “New Model Army” que tinha uma hierarquia baseada na meritocracia, ou seja, as altas patentes só eram alcançadas por merecimento. A 20 de abril de 1653, dissolveu o Rump Parliament pela força, instituindo uma assembleia, de curta duração, conhecida como Paramento Barebones, antes de ser convidado pelos seus pares para liderar como “Lorde Protetor” da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda, a partir de 16 de dezembro de 1653. Como governante, esteve à frente de uma política exterior muito agressiva e eficaz. Depois de sua morte (por malária) em 1658, foi sepultado na Abadia de Westminster mas, após a tomada do poder pelos monarquistas, em 1660, o seu corpo foi retirado da sepultura, pendurado por correntes e decapitado. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.

 


[22] Carlos II – Nascido em Londres em 29 de maio de 1630 e falecido em Londres em 6 de fevereiro de 1685. Foi rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 1660 até sua morte. Seu pai Carlos I foi executado no Palácio de Whitehall em 31 de janeiro de 1649, no auge da Guerra Civil Inglesa. O parlamento escocês o proclamou rei, porém Oliver Cromwell o derrotou na Batalha de Worcester, em 3 de setembro de 1651 e Carlos fugiu para a Europa continental. Cromwell se transformou no governante da Inglaterra, Escócia e Irlanda; Carlos passou nove anos em exílio na França, Províncias Unidas (República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixo) e nos Países Baixos Espanhóis. Após a morte de Cromwell em 1658, uma crise política resultou na restauração da monarquia, com Carlos sendo convidado a retornar a Grã-Bretanha. Em 29 de maio de 1660, seu aniversário de trinta anos, ele foi recebido em Londres com grande aclamação pública. Depois disso, todos os documentos legais foram datados como se ele tivesse sucedido seu pai em 1649. O parlamento inglês aprovou leis conhecidas como Código Clarendon, criado para fortalecer a posição da restabelecida Igreja Anglicana. Ele concordou com o código, mesmo sendo a favor de uma política de tolerância religiosa. A principal questão estrangeira do início de seu reinado foi a Segunda Guerra Anglo-Holandesa. Em 1670, assinou o Tratado Secreto de Dover, uma aliança com o seu primo Luís XIV de França. O rei francês concordava em auxiliar o inglês na Terceira Guerra Anglo-Holandesa e pagar uma pensão a Carlos, em troca Carlos prometia se converter ao catolicismo em uma data futura não especificada. Ele tentou em 1672 introduzir a liberdade religiosa aos católicos e dissidentes protestantes, com sua Real Declaração de Indulgência, porém o parlamento inglês forçou sua retirada. Em 1679, as revelações de Tito Oates sobre um suposto “Complô Papista” iniciaram a Crise da Exclusão quando descobriu que o irmão do rei, Jaime, o Duque de Iorque e Albany era um católico. A crise viu o surgimento de partidos Whig pró-exclusão e Tory antiexclusão. Carlos se aliou aos Tories e, após a descoberta de uma conspiração para matá-lo junto com o irmão em 1683, alguns líderes Whigs foram mortos ou exilados. Carlos dissolveu o parlamento em 1681, reinando sozinho até morrer em 1685. Não teve nenhum filho com sua esposa Catarina de Bragança, apesar de ter reconhecido vários ilegítimos, sendo assim sucedido por seu irmão Jaime. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.

 


[23] John Knox – Nascido aproximadamente em 1514 em Gifordgate, Haddington, East Lothian, Escócia e falecido em 24 de novembro de 1572 em Edimburgo na Escócia. Foi um ministro, teólogo e escritor escocês que liderou a Reforma Protestante na Escócia. Ele foi o reformador da Igreja da Escócia, e o fundador do Presbiterianismo. Acredita-se que John Knox tenha sido educado na Universidade de Saint Andrews e trabalhado como tabelião-padre. Influenciado pelos primeiros reformadores da igreja, como George Wishart ele se juntou ao movimento para reformar a Igreja Escocesa. Ele foi envolvido pelos eventos eclesiásticos e políticos que envolveram o assassinato do cardeal David Beaton em 1546 e a intervenção da regente Maria de Guise. Ele foi feito prisioneiro pelas forças francesas no ano seguinte e exilado para a Inglaterra quando foi solto em 1549. Durante o exílio, Knox foi licenciado para trabalhar na Igreja da Inglaterra, onde subiu na hierarquia para servir ao rei Eduardo VI da Inglaterra como capelão real. Ele exerceu uma influência reformadora no texto do “Livro de Oração Comum”. Na Inglaterra, ele conheceu e se casou com sua primeira esposa, Margery Bowes. Quando Maria I ascendeu ao trono da Inglaterra e restabeleceu o catolicismo romano, Knox foi forçado a renunciar ao cargo e deixar o país. Knox mudou-se para Genebra e depois para Frankfurt. Em Genebra, ele conheceu João Calvino, de quem ganhou experiência e conhecimento da teologia reformada e do governo presbiteriano. Ele criou uma nova ordem de serviço, que foi finalmente adotada pela igreja reformada na Escócia. Ele deixou Genebra para chefiar a igreja de refugiados ingleses em Frankfurt, mas foi forçado a deixar as diferenças sobre a liturgia, encerrando assim sua associação com a Igreja da Inglaterra. Em seu retorno à Escócia, Knox liderou a Reforma Protestante na Escócia, em parceria com a nobreza protestante escocesa. O movimento pode ser visto por alguns como uma revolução, pois levou a destituição de Maria de Guise, que governava o país em nome de sua jovem filha Maria, Rainha dos Escoceses Knox ajudou a escrever a nova confissão de fé e a ordem eclesiástica para a igreja reformada, a Kirk. Ele escreveu seus cinco volumes “A História da Reforma na Escócia” entre 1559 e 1566. Ele continuou a servir como líder religioso dos protestantes durante o reinado de Maria da Escócia. Em várias entrevistas com a rainha, Knox a advertiu por apoiar as práticas católicas. Depois de ser presa por seu papel de assassinato do marido, Lord Darnley, e o rei Jaime VI foi entronizado em seu lugar, Knox pediu abertamente sua execução. Ele continuou a pregar até seus últimos dias. Fonte: Wikipédia. Acesso em 6 de dez. de 2021.

 


 


REFORMA PROTESTANTE (Origens III) - IGREJA REFORMADA EUA

 


JONATHAN EDWARDS

A Igreja Reformada nas 13 Colônias Inglesas



JONATHAN EDWARDS

“Conhecido como um dos maiores teólogos e filósofos da história Estadunidense, foi um dos precursores da era da expansão missionária protestante no século XVIII. A vida desse avivalista é um grande exemplo de consagração a Deus no desenvolvimento de seu intelecto, permitindo ao Senhor usá-lo como instrumento em suas mãos.”[1]

 

          Jonathan Edwards nasceu em 5 de outubro de 1703 em East Windsor, Connecticut nos Estados Unidos, em um lar puritano, era o único filho homem entre onze crianças do casal Timothy e Esther Edwards. Jonathan Edwards morreu em 22 de março de 1758, um mês após ter tomado posse como presidente do Colégio de Nova Jersey, que viria posteriormente a ser a hoje conhecida Universidade de Princeton. Sua morte ocorreu devido a complicações resultantes de uma vacina contra varíola.

            Seu pai, Timothy, era um ministro do evangelho que professou na Igreja Congregacional. Criado em um lar evangélico, isto o estimulou sobremaneira desde o início de sua vida a um grande fervor espiritual, tendo desde a meninice grande preocupação com a obra de Deus e com a salvação das almas.

            Ele cresceu numa atmosfera de devoção puritana, carinho e aprendizado. Foi educado com bastante rigor por seu pai. Estudava a Bíblia, teologia cristã e línguas antigas. Seus pais eram intelectuais e contribuíram para moldar o seu caráter. Começou a estudar o latim aos seis anos de idade e aos treze já era fluente também em grego e hebraico. Com dez anos, escreveu um ensaio sobre a imortalidade da alma e aos doze, escreveu um excelente texto sobre aranhas voadoras.

Yale's University

         Em 1720 obteve o bacharelado no Colégio Yale, da fundação dos Congregacionais em New Haven, iniciando em seguida seus estudos teológicos nesta mesma instituição, obtendo o mestrado em 1722. Assumiu uma cadeira de professor assistente em Yale, cargo que ocupou por dois anos. Após ser professor em Yale, sentiu o chamado para o ministério e pastoreou uma Igreja Presbiteriana[2] em Nova Iorque em 1722 (por um período de oito meses), em 1726, então com 23 anos assumiu o posto de segundo pastor na Igreja Congregacional de Northampton, Massachussetts; igreja esta que era pastoreada por seu avô Solomon Stoddart (1643 – 1729), e a segunda maior da região, com mais de seiscentos membros, o que era praticamente toda a população daquela localidade.

            Em julho de 1727 casou-se com Sarah Pierrepont (filha de James Pierrepont, pastor da Igreja de New Haven e bisneta do primeiro prefeito de Nova Iorque), com quem teve 11 filhos, sendo que um deles foi pai do vice-presidente Aaron Burr.

            Em 1729 com a morte do avô, Jonathan se tornou pastor titular da Igreja Congregacional de Northampton, na qual cinco anos depois ocorreria um grande avivamento, entre 1734 – 1735, chamado de “O Grande Despertamento”, que se iniciou entre os presbiterianos e luteranos na Pensilvânia e em Nova Jersey, e que teve seu apogeu por volta do ano de 1740, através do trabalho de George Whitefield.

           Foi nessa cidade que pregou seu sermão mais famoso: “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado”[3]. Em 1750, depois de pastorear a Igreja Congregacional de Northampton por 23 anos, Jonathan Edwards foi despedido pela Igreja por ser contrário à prática de se servir a Ceia do Senhor a pessoas não convertidas, prática instituída por seu avô, e que era do gosto da Igrejas.

            Em seu sermão de despedida disse:

“Portanto, quero exortá-los sinceramente, para o seu próprio bem futuro, que tomem cuidado daqui em diante com o espírito contencioso. Se querem ver dias felizes, busquem a paz e empenhem-se por alcança-la (I Pedro 3:10 – 11). Que a recente contenda sobre os termos da comunhão cristã, tendo sido a maior, seja também a última. Agora que lhes prego meu sermão de despedida, eu gostaria de dizer-lhes como o apóstolo Paulo disse aos coríntios em II Coríntios 13:11 – ‘Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, viver em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco’.”

George Whitefield
            Quanto ao trabalho teológico de Edwards alcançou uma abrangência com sua defesa da teologia reformada, a metafísica do determinismo teológico, e a herança puritana. Edwards teve um papel fundamental na formação do “Primeiro Grande Despertamento” e supervisionou alguns dos primeiros fogos de avivamento em 1733 – 1735 na sua Igreja em Northampton, Massachussetts, sendo seu sermão “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado”, considerado um clássico da literatura estadunidense inicial, o que ele fez durante outra onda de renascimento em 174, após a visita de George Whitefield[4] as Treze Colônias. Edwards é amplamente conhecido por seus muitos livros, como: “O Fim para o qual Deus Criou o Mundo”, “A Vida de David Brainerd[5]”, que serviu para inspirar milhares de missionários de todo o século XIX, que muitos evangélicos reformados usam até os dias atuais.



[2] Ver o Blog do Maffei em: https://radiomaffei.blogspot.com/2021/12/reforma-protestante-origens-v-os.html. Acessado em 5 de dez. 2021. 

[4] George Whitefield – Nascido em 16 de dezembro de 1714 em Gloucester, Inglaterra e falecido em 30 de setembro de 1770 em Newburyport, Condado de Essex, Massachusetts nos EUA. Foi um pastor anglicano itinerante, que ajudou a espalhar o “Grande Despertar” na Grã-Bretanha e, principalmente, nas colônias britânicas estadunidenses. Seu ministério teve enorme impacto sobre a ideologia deste país. Conhecido como o “príncipe dos pregadores ao ar livre”, foi o evangelista mais conhecido do século XVIII. Pregou 35 anos na Inglaterra e nos Estados Unidos, quebrou as tradições estabelecidas a respeito da pregação e abriu o caminho para a evangelização de massa. Enquanto jovem sua sede de Deus o tornou consciente de que o Senhor tinha um plano para sua vida. Para preparar-se jejuava e orava regularmente, e muitas vezes ia ao culto duas vezes por dia. Na Universidade de Oxford (Inglaterra) cooperou com os irmão John e Charles Wesley, participando com eles no “Clube Santo”. Fonte: Wikipédia. Acessado em 5 de dez. 2021. 

[5] David Brainerd – Nascido em Connecticut em 20 de abril de 1718 e falecido em Northampton em 9 de outubro de 1747. Foi um missionário estadunidense ligado à Igreja Congregacional e tinha tendências presbiterianas. Utilizou com sua igreja formada pelos índios que evangelizou, o Catecismo de Westminster.

 


REFORMA PROTESTANTE II

 



PROTESTANTISMO (ORIGENS – 2)


 

JOÃO CALVINO

            Nascido a 10 de julho de 1509 em Noyon (comuna francesa no departamento de Oise, em Altos da França aproximadamente a 95 quilômetros a norte de Paris), e faleceu em Genebra na Suíça em 27 de maio de 1564, foi um teólogo francês, líder religioso e escritor cristão. Considerado como um dos principais líderes da Reforma Protestante, em particular na França.

            As ideias de Calvino tiveram uma grande influência não apenas sobre a teologia cristã, mas também sobre a vida social, política e até mesmo sobre o sistema econômico de diversos países, sendo amplamente consideradas como tendo possuído um forte impacto na formação do mundo moderno capitalista. O sistema teológico bíblico que ele criou é geralmente conhecido como calvinismo, ainda que o próprio Calvino tivesse repudiado veementemente o uso de tal nome para descrevê-lo.




            Esta variante do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africâneres – brancos de origem europeia), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.

            Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do apelido de família “Cauvin” para o latim “Calvinus” deu origem ao nome “Calvino”, pelo qual ficou conhecido.

            Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha apenas oito anos de idade, o que faz com que Calvino seja considerado pertencente à segunda geração da Reforma Protestante. Para muitos historiadores, Calvino teria sido para o povo de língua francesa aquilo que Lutero foi para o povo de língua alemã – uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana[1].

            Segundo Bernad Cottret, biógrafo francês de Calvino:

“Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já em um imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo”.

            Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja Católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, orando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como “padre”.


           Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente no centro do protestantismo europeu e João Calvino permanece hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.




[1] Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequenas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados. (Fonte: Wikipédia. Acesso em 04 de dez. 2021).

 



sábado, 4 de dezembro de 2021

REFORMA PROTESTANTE I

 

PROTESTANTISMO (ORIGENS I)

 



MARTINHO LUTERO

           Nascido a 10 de novembro de 1483 em Eisleben (cidade no estado Alemão da Saxônia-Anhalt), local também da sua morte em 18 de fevereiro de 1546, quando tinha 63 anos. Teólogo alemão, é considerado o pai espiritual da Reforma Protestante.

            Martinho Lutero, cujo nome original em alemão era Martin Luther tinha como pais Hans Luder e Magarethe Lindemann. No ano seguinte ao seu nascimento (1484), sua família mudou para Mansfeld (cidade alemã no distrito de Mansfeld Südharz, na Saxônia-Anhalt, situada junto ao rio Wipper aproximadamente a 10 Km ao noroeste de Eisleben), onde o seu pai dirigia várias minas de cobre. Tendo sido criado no campo, Hans Luther desejava que seu filho viesse a tornar-se um funcionário público, melhorando as condições da família. Com esse objetivo, enviou o jovem Martin para escolas em Mansfeld, Magdeburgo e Eisenach. Aos dezessete anos, em 1501, Lutero ingressou na Universidade de Erfurt, onde tocava alaúde e recebeu o apelido de “O Filósofo”.


          O jovem estudante graduou-se em bacharel em 1502 e o mestrado em 1505, o segundo entre dezessete candidatos. Seguindo os desejos paternos, inscreveu-se na escola de Direito na Universidade de Erfurt. Mas tudo mudou após uma grande tempestade, com descargas elétricas, ocorrida neste mesmo ano (1505): um raio caiu próximo de onde estava, ao voltar de uma visita à casa dos pais. Aterrorizado, gritara então: “Ajuda-me, Sant’Ana! Eu me tornarei um monge!” Tendo sobrevivido aos raios, deixou a faculdade, vendeu os seus livros com exceção dos de Virgílio, e entrou para a ordem dos Agostinianos, de Erfurt, a 17 de julho de 1505.

 


A TEOLOGIA DA GRAÇA DE LUTERO


            O desejo de obter os graus acadêmicos levaram Lutero a estudar as Escrituras em profundidade. Influenciado por sua formação humanista de ir “ad fontes” (às fontes), mergulhou nos estudos sobre a Igreja Primitiva. Devido a isto, termos como “penitência” e “honestidade” ganharam novo significado para ele, já convencido que a Igreja (Católica) havia perdido sua visão de várias verdades do cristianismo ensinadas nas Escrituras – sendo a mais importante delas a doutrina da chamada “Justificação” apenas pela fé.

           Lutero começou a ensinar que a salvação era um benefício concedido apenas por Deus, dado pela Graça Divina através de Jesus Cristo e recebido apenas com a fé. Mais tarde, Lutero definiu e reintroduziu o princípio da distinção própria entre o Torá (Leis Mosaicas) e os Evangelhos, que reforçaram sua teologia da graça. Em consequência, Lutero acreditava que seu princípio de interpretação era um ponto inicial essencial para o estudo das Escrituras. Notou ainda, que a falta de clareza na distinção da Lei e dos Evangelhos era a causa da incorreta compreensão dos Evangelhos de Jesus pela Igreja de seu tempo, instituição a quem responsabilizava por haver criado e fomentado muitos erros teológicos fundamentais.

 

A REFORMA PROTESTANTE

Venda de indulgências (perdão dos pecados)

          Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg 95 teses em que ele questionava as práticas mundanas do clero católico, a avareza e o paganismo que, na visão dele, subsistiam dentro da Igreja.

            As teses chamavam para uma disputa eclesiástica sobre elas. Rapidamente, elas se espalharam pela Alemanha e ganharam adeptos. Lutero não questionava abertamente a autoridade do papa para conceder as indulgências, mas, a partir do momento em que as teses foram divulgadas, seu propósito inicial foi interpretado de acordo com o interesse de quem as divulgava.


           A Igreja, logo após Lutero afixar suas teses, nos primeiros dias, não tinha levado a sério o que pretendia aquele padre agostiniano. No entanto, como as ideias começaram a tornar-se conhecidas, o papa Leão X designou o professor de teologia Silvestro Mazzolini para respondê-las em tese acadêmica. Ao publicar-se a réplica, Lutero respondeu ao teólogo, iniciando o debate sobre a autoridade do Sumo Pontífice. Como a controvérsia não tinha fim e os textos de Lutero, por causa da imprensa eram divulgados rapidamente, o papa o excomungou-o em 3 de janeiro de 1521.


            Lutero, por sua vez, sofria com muita coisa que via na Igreja. Ele passou a realizar pregações, a partir de 1514, ficando conhecido como bom pregador. O contato direto com os fiéis e a Igreja o fez questionar uma prática comum na época a venda das indulgências, a prática de pagar pelo perdão dos pecados e pela salvação.

          A leitura da Bíblia levou Lutero a realizar novas interpretações da fé cristã e isso o levou a concluir que a salvação de cada pessoa era obtida pela fé, pois, de acordo com o texto bíblico, “o justo viverá pela fé”. Essa posição tornava a questão das indulgências mais absurda ainda aos olhos de Lutero e daí vinha sua revolta contra essa prática.

Igreja de Wittenberg
          
  Por isso, Lutero redigiu um documento com uma série de comentários acerca das práticas da Igreja. Esse documento ficou conhecido como “95 teses” e deu início à Reforma Protestante. A ideia de Lutero nesse momento não era separar-se da Igreja, mas de reforma-la. A tradição protestante diz que Lutero pregou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, mas os historiadores nunca provaram isso e acredita-se que a 95 teses teriam sido enviadas como carta para o arcebispo de Mainz, Alberto de Brendemburgo.

            Segundo a tradição a pregação das teses na porta da igreja de Wittenberg aconteceu em 31 de outubro de 1517. Essa ação desencadeou uma disputa religiosa no interior da Igreja Católica e resultou na excomunhão de Lutero, em janeiro de 1521, após anos de debates entre as autoridades da Igreja e Lutero. Nesse período, Lutero seguiu com seu trabalho e com seus estudos teológicos. Formulou o princípio das Cinco Solas, que são:

1.    Sola fide (somente a fé);

2.    Sola scriptura (somente a Escritura);

3.    Solus Christus (somente Cristo);

4.    Sola gratia (somente a graça);

5.    Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

 

DIETA[1] DE WORMS

           Em 1521, o imperador Carlos V[2] convocou Martinho Lutero para prestar esclarecimentos durante a Dieta de Worms. Nesse acontecimento, Lutero reforçou o que acreditava e negou-se a renegar o que havia dito e escrito em 1517. Após a Dieta de Worms, ele foi autorizado para retornar a Wittenberg, mas acabou sendo condenado por heresia.

Carlos V

            A participação de Lutero na Dieta de Worms acabou tornando sua mensagem mais popular ainda entre alguns nobres do Sacro Império. Lutero acabou sendo “sequestrado” por Frederico, o Sábio, príncipe da Saxônia, que o escondeu em seu castelo, localizado em Wartburg. Frederico, na verdade, estava protegendo Lutero de ser morto após a Dieta de Worms. Nesse local, o Castelo de Wartburg, Martinho Lutero realizou a tradução da Bíblia para o alemão, fazendo com que os textos sagrados ficassem acessíveis aos fiéis. Ele abandonou seu refúgio em Wartburg no final de 1521 e retornou a Wittenberg onde continuou realizando sermões e aconselhando fiéis.


           Lutero abandonou o celibato, que marcava a vida daqueles que seguem a vida religiosa na Igreja Católica (voto de castidade). Em 1525, casou-se com Katharina von Bora), uma freira que abandonou o convento com o advento da Reforma Protestante. Lutero e Katharina tiveram seis filhos: Hans, Elisabeth, Magdalena, Martin, Paul e Margarethe.

            Martinho Lutero morreu no dia 18 de fevereiro de 1546, aos 63 anos de idade, por razões desconhecidas. Por toda a sua vida, Lutero teve a saúde debilitada por conta de diversos problemas intestinais causados por uma enterocolite[3] e que sofria de cálculos renais.

 

(Fonte Destak News Gospel - https://www.destakenewsgospel.com.br/sola-fide-martinho-lutero-o-legado-da-reforma-protestante-e-a-liberdade-de-expressao/ Acesso em 04 de Dez. 2021)

Ver também no Blog do Maffei: 

http://radiomaffei.blogspot.com/2017/04/500-anos-da-reforma-protestante-revendo.html

http://radiomaffei.blogspot.com/2017/02/o-renascimento-e-reforma-protestante.html


[1]  Dieta Imperial (Reichstag – termo alemão) foi uma instituição política do Sacro Império Romano-Germânico, bem como o parlamento da Confederação da Alemanha do Norte e, posteriormente da Alemanha até 1945. Atualmente, uma das câmaras do parlamento alemão chama-se Bundestag (a outra Bundesrat), mas o palácio onde esta se reúne é conhecido como Reichstag. (Fonte Wikipédia: acesso em 04 de dez. 2021) 

[2] Carlos V (1500 – 1558) foi o Sacro Imperador e Arquiduque da Áustria a partir de 1519, Rei da Espanha como Carlos I a partir de 1516 e Senhor dos Países Baixos como Duque da Borgonha a partir de 1506. Como chefe da crescente Casa de Habsburgo, durante a primeira metade do século XVI, seus domínios na Europa incluíam o Sacro Império Romano, estendendo-se da Alemanha ao norte da Itália, com domínio direto sobre as terras hereditárias austríacas e os Países Baixos da Borgonha, tendo também unificado a Espanha com seus reinos do sul da Itália de Nápoles, Sicília e Sardenha, assim como o império colonial espanhol. (Fonte Wikipédia: acesso em 04 de dez. 2021). 

[3] Enterocolite necrosante é uma doença adquirida, principalmente de pré-termos ou neonatos enfermos, caracterizada por necrose da mucosa ou até mesmo profunda da mucosa intestinal. (Fonte Manual MSD: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-gastrointestinais-em-neonatos-e-beb%C3%AAs/enterocolite-necrosante#:~:text=A%20enterocolite%20necrosante%20%C3%A9%20uma,comum%20entre%20os%20rec%C3%A9m%2Dnascidos . Acesso em 04 de Dez. 2021)


Veja também:

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA: DOIS MUNDOS, UM MESMO FASCÍNIO PELO PASSADO

Quando falamos em escavar o solo em busca de vestígios do passado, muitas pessoas imediatamente pensam em fósseis de dinossauros e utensílio...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: