terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O BRANQUEAMENTO GLOBAL DO CARNAVAL

A Rede Globo e a Exclusão do Negro no Carnaval 2017.


A maior rede de televisão do país, a Rede Globo, ao contrário do que aconteceu no Oscar 2017, preferiu seguir uma linha mais semelhante a do presidente Donald Trump, excluindo a diversidade das suas transmissões.



O Francês Gobineau, amigo de Dom Pedro II, e defensor e escritor de teorias racistas sobre o Brasil, não faria melhor.

Joseph Arthur de Gobineau (1816 — 1882) foi um diplomata, escritor e filósofo francês. Foi um dos mais importantes teóricos do racismo no século XIX.
Gobineau nasceu de família comum, com poucas posses, em 14 de julho de 1816. Mais tarde, criaria para si uma falsa genealogia que o colocaria como membro de uma família aristocrática, passando a se fazer conhecer pelo título nobiliárquico adotado de "Conde de Gobineau".
Vivendo em Paris, a partir de 1835, tornou-se funcionário público como secretário do escritor Alexis de Tocqueville, nomeado ministro, em 1849 . Como diplomata, Gobineau serviu em Berna, Hanover, Frankfurt, Teerã, Rio de Janeiro e Estocolmo.
Tinha pretensões artísticas, tendo tentado ser escultor e romancista. Mas se celebrizou como ensaísta ao escrever seu Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas (1855), seu livro mais célebre, um dos primeiros trabalhos sobre eugenia e racismo publicados no século XIX .


Começando pelos seus apresentadores e convidados, onde poucos negros tiveram chance de comparecer nos modernos estúdios da Globo montados nos sambódromos.



O Carnaval 2017 serve de exemplo de uma das principais apropriações culturais deste país. Esperamos que as repercussões sejam tão negativas que, ou a Globo devolva o carnaval para aqueles que o construíram, ou num movimento de rebelião, tipico daqueles que são expropriados, o povo tome novamente o carnaval para o povo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: