segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA




O ano de 2017 marca o 100.º ano da proclamação da Revolução Russa. Seja você a favor ou contra o socialismo, seja você de esquerda ou de direita, não poderá negar a importância desta revolução, que comandada por Vladimir Ilich Lênin, deu ao mundo pela primeira vez uma nação socialista, dentro da tradição marxista.



Grosseiramente podemos dividi-la em dois momentos, a REVOLUÇÃO DE FEVEREIRO, quando a Russia será governada por uma débil burguesia e a REVOLUÇÃO DE OUTUBRO, quando os Bolcheviques comandados por Lênin tomam o poder e levam esse país para o socialismo.



Vale a pena ler o livro OS 10 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO, de John Reed e ver o Filme REDS  que conta a vida deste escritor estadunidense espetacular:





REDS (1981)

Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), mulher casada que larga o marido para ficar com ele e se torna uma importante feminista. Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.

Alcançou a façanha de ter indicados nas quatro categorias de atuação do Oscar. 



Em tempo: o socialismo soviético terminou em 1991 com a desintegração da URSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: