Contribuição
da Cultura Africana ao Carnaval Brasileiro
A
palavra samba, de origem africana,
significa provavelmente brincando
como um cabrito, pulando e se divertindo. A origem do Samba remonta
à cultura africana e isso pode ser comprovada, por exemplo, através da
introdução, já na América, de inúmeros instrumentos musicais, tais como cuíca, berimbau, ganzá e reco-reco.
Certamente, os africanos do grande grupo etnolinguistico chamado banto deram a maior contribuição para a base
do samba na música brasileira e outras manifestações.
O Samba urbano teve origem da fusão de alguns elementos da
música erudita e do samba rural. Tudo teve início quando uma comunidade da
Bahia se estabeleceu em uma região entre o morro da Conceição, um lugar próximo
à Praça Mauá (como é chamado atualmente). As festas desta comunidade eram
caracterizadas pela presença do choro (grosseiramente
falando um tipo de música brasileira tocado em violão ou outro instrumento de
corda além de flauta ou clarinete e percussão) e o samba rural acompanhado por
batidas de mãos, tamborim e sons produzidos por pratos e facas. A partir desta
mistura singular descende o Samba urbano no Rio. Este novo ritmo ganhou os
contornos atuais quando alcançou os bairros onde a população de classes mais
baixas viviam, mostrando-se uma expressão de força e resistência nessas
comunidades.
As comunidades negras do Rio de Janeiro criaram as Escolas de
Samba, nas quais os terreiros (ainda não eram as quadras como conhecemos
atualmente) eram similares aos templos
de Candomblé da década de 70, nos quais somente as mulheres
faziam parte dos rituais. As mulheres eram representantes de um tema muito
comum na África. Por exemplo, a ala
das baianas, um grupo de idosas, referência aos movimentos de dança
circulares as manifestações rituais das religiões afro- brasileiras
simbolizando a Mãe África.
O Enredo é um samba canção que consiste de letra e música
criados a partir de um resumo do tema. Uma época especial para letras de samba
do Grupo Especial foi entre 1986 e 1996 quando o universo cultural e simbólico
afro-brasileiro foram amplamente enfatizados. Este período inclui dois momentos
históricos muito importantes para os negros: o centenário de abolição da
escravatura no Brasil (1888-1998) e o terceiro centenário da morte de Zumbi dos
Palmares (1695-1995) - um líder da causa negra. Podemos mencionar outras
referências importantes para a cultura afro neste período: em 1986, Grande
Othelo (G.R.E.S. Estácio de Sá), Caymmi (G.R.E.S. Estação Primeira de
Mangueira) e Ganga Zumba (G.R.E.S. Engenho da Rainha); em 1988, quatro Escolas
de Samba que tiveram temas focados sobre a Abolição da Escravatura no Brasil -
G.R.E.S.
Os enredos das Escolas de Samba são importantes veículos para
preservar e espalhar indicadores e valores de certos grupos étnicos sociais
quase sempre discriminados, que ganham espaço na época do carnaval. O
envolvimento das classes com os temas dos sambas, através da memorização, representa
um modo para preservar e espalhar a cultura afro-brasileira, uma vez que a
letra expressa, em certo alcance, como um tema secundário principal, o universo
afro. Diversos compositores, por exemplo, demonstraram com suas obras, o
universo sociocultural que faziam parte.
Em resumo, o Carnaval, embora sintetize elementos de outras
culturas, ainda representou um dos poucos espaços para expressão da cultura
afro-brasileira. A evidência principal recai no fato de que as Escolas de Samba
normalmente se originaram em favelas, regiões periféricas ou regiões pobres da
cidade, onde a maioria da população é etnicamente negra.
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