sábado, 18 de fevereiro de 2017

O VENENO QUE VEM DO DOCE

DOCE VENENO


Conversando com os alunos do sexto, sétimo e nonos anos da Escola Flávio, sobre alimentação sadia (pois no novo livro didático deles, tinha na última capa algumas dicas) resolvi reeditar este post que escrevi em dezembro depois de ver uma palestra do meu amigo Comandante Francisco:




Um inimigo oculto: a Diabetes

Sábado, dia 3 de dezembro, assisti uma palestra com o competente comandante Francisco, do Instituto Francisco Souza de Coaching, nas dependências da Faculdade Monções, aqui em Porto Feliz.
Daí pude perceber que como o óbvio, nem sempre é óbvio.

O que quero dizer com isso: muitas vezes as coisas que parecem tão presentes e conscientes em nossas vidas na verdade não são.
E não são por quê? Porque nós sabemos e temos consciência de determinado problema ou, por exemplo, uma doença e mesmo assim não lutamos para que o problema não nos pegue desprevenidos. Ou seja, sabemos, mas não agimos. Isso na verdade é uma forma de ignorância (no sentido de ignorar algo) porque quando não agimos é devido a não sabermos. Achamos que sabemos e nada é feito.
No caso da diabetes isso é notável, todo mundo sabe que o aumento dos níveis de açúcar no sangue e a falência do pâncreas devido ao excesso de produção de insulina que de uma hora para outra pode cessar, mas alguns preferem não fazer nada, ou fingir que sabem.
E o que fazer para evitar o diabetes? Parece fácil, mas já pensou em abolir, proibir mesmo, a entrada de refrigerantes em sua casa? Parar do tomar aquela refrescante Coca-Cola? Resistir ao assédio dos amigos e parentes que teimam em encher nossos copos? Negar o bolinho da vovó, ou seu docinho de abóbora?
Parece conversa daqueles chatos política e ecologicamente corretos, mas para evitar uma futura falência do seu pâncreas é necessário:

1) Comer com qualidade evitando açucares e carboidratos de fácil digestão. Preferir alimentos com fibras e proteicos. Evitar gordura e se possível álcool e bebidas adocicadas principalmente industrializadas;

2) Fazer exercícios físicos para queimar os açúcares que você absorve quando come!

Parece fácil, não é? Mas tudo isso requer força de vontade e disposição. Sem sombras de dúvidas é mais fácil escrever esse artigo do que evitar as guloseimas e queima-las depois através de exercícios.

Mas nossa saúde agradecerá muito e assim estaremos fugindo, ou contra-atacando, esse inimigo invisível que é a Diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: