PITÁGORAS
Pitágoras de Samos (cerca de 570 a.C. – 495 a.C.) foi um
filósofo e matemático grego jônico creditado como fundador do movimente chamado
Pitagorismo. A maioria das informações sobre Pitágoras foram escritas séculos
depois que ele viveu, de modo que há pouca informação confiável sobre ele.
Nasceu na ilha de Samos e viajou para o Egito e Grécia e talvez à Índia, em 520
a. C. voltou a Samos. Cerca de 530 a. C., se mudou para Crotona, na Magna
Grécia.
BIOGRAFIA
Nascido na ilha grega de Samos, sua mãe se chamava Pythais e
seu pai Mnesarchus era um mercador da cidade de Tiro, além de Pitágoras havia
outros dois ou três filhos. Pitágoras passou a infância em Samos embora tenha
viajado bastante com seu pai; ele foi treinado pelos melhores preceptores,
alguns deles filósofos. Tocava lira, aprendeu aritmética, geometria, astronomia
e poesia.
Em cerca de 535 a.C., Pitágoras viajou para o Egito – alguns
anos após a ocupação de Samos pelo tirano Polícrates – lá, conheceu os templos
e aprendeu sobre os sacerdotes locais.
Cambises I |
Em 525 a.C., o rei persa Cambises I atacou o Egito e
Pitágoras foi capturado e enviado para a cidade de Babilônia onde conheceu o
sacerdote Mago que o instruiu sobre ensinamentos espirituais.
Em 522 a.C. ambos Polícrates e Cambises já haviam morrido,
então Pitágoras retorna a Samos onde funda uma escola de filosofia chamada
Semicírculo.
Por volta de 518 a.C., para evitar conflitos políticos, viaja
para o sul da Itália, para a cidade de Crotona onde funda uma escola
espiritual, lá, casa-se com Theanos de Creta, filha de Pythenax com quem tem
uma filha, Mya.
A ESCOLA PITAGÓRICA
Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades
dos números. Para eles o número, sinônimo de harmonia, é constituído da soma de
pares e ímpares (os números pares e ímpares expressando as relações que
encontram em permanente processo de mutação), sendo considerado como a essência
das coisas, criando noções opostas (limitado e ilimitado) e a base da teoria da
harmonia das esferas.
Segundo os pitagóricos, o cosmo é regido por revelações
matemáticas. A observação dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o
universo. Evidências disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estações
e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso o mundo poderia ser
chamado de cosmos, termo que contém as ideias de ordem, de correspondência e de
beleza. Nessa cosmovisão também concluíram que a Terra é esférica, estrela entre
as estrelas que se movem ao redor de um fogo central. Alguns pitagóricos
chegaram até a falar da rotação da Terra sobre o eixo, mas a maior descoberta
de Pitágoras ou dos seus discípulos (já que há obscuridades em torno do
pitagorismo, devido ao caráter esotérico e secreto da escola) deu-se no domínio
da geometria e se refere às relações entre os lados do triângulo retângulo. A
descoberta foi enunciada no teorema de Pitágoras.
Pitágoras foi expulso de Crotona e passou a morar em
Metaponto, onde morreu provavelmente em 496 a.C. ou 497 a.C. Segundo o
pitagorismo, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisa
é o número. Os pitagóricos não distinguem forma, lei e substância, considerando
o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro
elementos: terra, água, ar e fogo.
Assim, Pitágoras e os pitagóricos investigaram as relações
matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática.
O símbolo utilizado pela escola era o pentagrama que, como
descobriu Pitágoras, possui algumas propriedades interessantes. Um pentagrama é
obtido traçando-se as diagonais de um pentágono regular; pelas intersecções dos
segmentos desta diagonal, é obtido um novo pentágono regular, que é
proporcional ao original exatamente pela razão áurea.
Pitágoras descobriu em que proporções uma corda deve ser
dividida para a obtenção das notas musicais no início, sem altura definida,
sendo uma tomada como fundamental (pensemos numa longa corda presa a duas
extremidades que, quando tangida, nos dará o som mais grave) – e a partir dela,
gerar-se-á a quinta e a terça através da reverberação harmônica. Os sons
harmônicos. Prendendo-se a metade da corda, depois a terça parte e depois a
quinta parte conseguiremos os intervalos de quinta e terça em relação à
fundamental.
A chamada Série Harmônica. À medida que subdividimos a corda obtemos sons mais altos e os intervalos serão diferentes. E assim sucessivamente. Descobriu ainda que frações simples das notas, tocadas juntamente com a nota original, produzem sons agradáveis. Já as frações mais complicadas, tocadas com a nota original, produzem sons desagradáveis.
A chamada Série Harmônica. À medida que subdividimos a corda obtemos sons mais altos e os intervalos serão diferentes. E assim sucessivamente. Descobriu ainda que frações simples das notas, tocadas juntamente com a nota original, produzem sons agradáveis. Já as frações mais complicadas, tocadas com a nota original, produzem sons desagradáveis.
Seu nome está ligado principalmente ao importante teorema
que afirma: em todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual
ao quadrado da hipotenusa.
A escola pitagórica era conectada com concepções esotéricas
e a moral pitagórica enfatizava o conceito de harmonia, práticas ascéticas e
defendia a metempsicose (transmigração da alma, de um corpo para outro). A
propósito, no seu livro A Vida de Apolônio de Tiana, Filóstrato escreveu que
Pitágoras não só sabia quem era como quem tinha sido.
Durante o século IV a.C., verificou-se, no mundo grego, uma
revivescência da vida religiosa. Segundo alguns historiadores, um dos fatores
que concorreram para esse fenômeno foi a linha política adotada pelos tiranos:
para garantir o papel de líderes populares e para enfraquecer a antiga
aristocracia, os tiranos estimulavam a expansão de cultos populares ou
estrangeiros.
Dentre esses cultos, um teve enorme difusão: o Orfismo (de
Orfeu), originário da Trácia, e que era uma religião essencialmente esotérica.
Os seguidores desta doutrina acreditavam na imortalidade da alma, ou seja,
enquanto o corpo se degenerava, a alma migrava para outro corpo, por várias
vezes, a fim de efetivar a purificação. Dionísio guiaria este ciclo de
reencarnações, podendo ajudar o homem a libertar-se dele.
Pitágoras seguia uma doutrina diferente. Teria chegado à
concepção de que todas as coisas são números e o processo de libertação da alma
seria resultante de um esforço basicamente intelectual. A purificação
resultaria de um trabalho intelectual, que descobre a estrutura numérica das
coisas e torna, assim, a alma como uma unidade harmônica. Os números não
seriam, neste caso, os símbolos, mas os valores das grandezas, ou seja, o mundo
não seria composto dos números 0, 1, 2, etc., mas dos valores que eles
exprimem. Assim, portanto, uma coisa manifestaria externamente a estrutura
numérica, sendo esta coisa o que é por causa deste valor.
PRINCIPAIS DESCOBERTAS
Além de grandes míticos, os pitagóricos eram grandes
matemáticos. Eles descobriram propriedades interessantes e curiosas sobre os
números.
NÚMEROS FIGURADOS
Os pitagóricos estudaram e demonstraram várias propriedades
dos números figurados. Entre estes o mais importante era o número triangular
10, chamado pelos pitagóricos de Tetraktys, tétrada em português. Este número
era visto como um número místico uma vez que continha os quatro elementos fogo,
água, ar e terra: 10 = 1 + 2 + 3 + 4, e servia de representação para a
completude do todo.
a
aa
aaa
aaaa
A tétrada, que os pitagóricos desenhavam com um a
em cima, dois abaixo deste, depois três e por fim quatro na base, era um dos
símbolos principais do seu conhecimento avançado das realidades teóricas.
NÚMEROS PERFEITOS
A soma dos divisores de determinado número com exceção dele
mesmo, é o próprio número. Exemplos:
1.
Os divisores de 6 são 1, 2. 3 e 6.
Então 1 +
2 + 3 = 6
2.
Os divisores de 28 são 1, 2, 4, 7, 14 e 28.
Então 1 + 2 + 4 + 7 + 14 = 28.
TEOREMA DE PITÁGORAS
Um problema não solucionado na época de Pitágoras era
determinar as relações entre os lados de um triângulo retângulo. Pitágoras
provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
O primeiro número irracional a ser descoberto foi a raiz
quadrada do número 2, que surgiu exatamente da aplicação do teorema de
Pitágoras em um triângulo de catetos valendo 1. Os gregos não conheciam o
símbolo da raiz quadrada e diziam simplesmente: “o número que multiplicado por
si mesmo é dois”. A partir da descoberta da raiz de 2 foram descobertos muitos
outros números irracionais.
REITOR DA PRIMEIRA
UNIVERSIDADE
A palavra Matemática (Mathematike, em grego) surgiu com
Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamento,
fulcrado em provas dedutivas.
Mathematike
Mathematike
Existem, no entanto, indícios de que o chamado Teorema de
Pitágoras (c²= a² + b²) já era conhecido dos babilônios em 1600 a.C., com
escopo empírico. Estes usavam sistemas de notação sexagesimal na medida do
tempo (1 hora = 60 minutos) e na medida de ângulos (60°, 120°, 180°. 240°,
360°).
Pitágoras percorreu por 30 anos o Egito, Babilônia, Síria, Fenícia e talvez a Índia e a Pérsia, onde acumulou ecléticos conhecimentos de astronomia, matemática, ciência, filosofia, misticismo e religião. Ele foi contemporâneo de Tales de Mileto, Buda, Confúcio e Lao-Tsé.
Quando retornou a Samos, indispôs-se com o tirano Polícrates
e emigrou para o sul da Itália, na Ilha de Crotona, de dominação grega. Aí
fundou a Escola Pitagórica, a quem se concede a glória de ser a “primeira
universidade do mundo”.
Polícrates, o tirano de Samos e sua filha |
A Escola Pitagórica e as atividades se viram desde então envoltas num véu de lendas. Foi uma entidade parcialmente secreta com centenas de alunos que compunham uma irmandade religiosa e intelectual. Entre os conceitos que defendiam, destacam-se:
·
Prática de rituais de purificação e crença na
doutrina da metempsicose, isto é, na transmigração da alma após a morte, de um
corpo para outros. Portanto, advogavam a reencarnação e a imortalidade da alma;
·
Lealdade entre membros e distribuição
comunitária dos bens materiais;
·
Austeridade, ascetismo e obediência à
hierarquia da escola;
·
Proibição de beber vinho e comer carne
(portanto é falsa a informação que os discípulos tivessem mandado matar 100
bois quando da demonstração do denominado Teorema de Pitágoras);
·
Purificação da mente pelo estudo de
Geometria, Aritmética, Música e Astronomia;
·
Classificação aritmética dos números em
pares, ímpares, primos e fatoráveis;
·
“Criação de um modelo de definições, axiomas,
teoremas e provas, segundo o qual a estrutura intrincada da Geometria é obtida
de um pequeno número de afirmações explicitamente feitas e da ação de um
raciocínio dedutivo rigoroso”. (George Simmons).
·
Grande celeuma instalou-se entre os
discípulos de Pitágoras a respeito da irracionalidade do “raiz de dois”.
Utilizando notação algébrica, os pitagóricos não aceitavam qualquer solução
numérica para x² = 2, pois só admitiam números racionais. Dada a conotação
mística atribuída aos números, comenta-se que, quando o infeliz Hipaso de
Metaponto propôs uma solução para o impasse, os outros discípulos o expulsaram
da Escola e o afogaram no mar;
·
Na astronomia, ideias inovadoras, embora nem
sempre verdadeiras: a Terra é esférica, os planetas movem-se em diferentes
velocidades nas várias órbitas ao redor da Terra. Pela cuidadosa observação dos
astros, cristalizou-se a ideia de que há uma ordem que domina o Universo;
·
Aos pitagóricos deve-se provavelmente a
construção do cubo, do tetaedro, do octaedro, do dodecaedro e a bem conhecida “seção
áurea”;
·
Na música, uma descoberta notável de que os
intervalos musicais se colocam de modo que admitem expressões através de
proporções aritméticas. Pitágoras – assim como outros filósofos gregos
pré-socráticos – também descreveu o poder do som e seus efeitos sobre a psique
humana. Essa experiência musicoterápica possivelmente foi utilizada mais tarde
por Aristóteles como base teórica para sua definição de música, que, segundo
ele, era uma “arte medicinal”.
Pitágoras é o primeiro matemático puro. Entretanto é difícil
separar o histórico do lendário, uma vez que deve ser considerado uma figura
imprecisa historicamente, já que tudo o que dele sabemos deve-se à tradição
oral. Nada deixou escrito, e os primeiros trabalhos sobre o mesmo deve-se a
Filolau, quase 100 anos após a morte de Pitágoras. Mas não é fácil negar aos
pitagóricos – assevera Carl Boyer – “o papel primordial para o estabelecimento
da Matemática como disciplina racional”. A despeito de algum exagero, há
séculos cunhou-se uma frase: “Se não houvesse o ‘Teorema de Pitágoras’, não
existiria a Geometria.”
Ao biografar Pitágoras, Jâmblico (cerca de 300 d.C.)
registra que o mestre vivia repetindo aos discípulos: “Todas as coisas se
assemelham aos números”.
Arquimedes |
A Escola Pitagórica ensejou forte influência na poderosa
verba de Euclydes, Arquimedes e Platão, na antiga era cristão, na Idade Média,
na Renascença e até em nossos dias com o Neopitagorismo.
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