Maurits
Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de junho de 1898 — Hilversum, 27 de março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido
pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis,
preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados
que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Ele
também era conhecido pela execução de transformações geométricas (isometrias)
nas suas obras.
Maurits Cornelis nasceu em Leeuwarden, Friesland, em 17 de junho de 1898, em
uma casa que hoje faz parte do Museu de Cerâmica de Princessehof. Ele era o
filho mais novo do engenheiro
civil, George Arnold Escher e sua segunda esposa, Sara Gleichman.
Em 1903, a família mudou-se para
Arnhem, onde frequentou a escola primária e a escola secundária até 1918. Conhecido por seus amigos e família
como "Mauk", ele era uma criança doente, e foi colocado em uma escola
especial, com sete anos de idade, e falhou no segundo grau.
Embora ele tenha se destacado no desenho,
suas notas eram geralmente baixas. Ele também fez carpintaria e aulas de piano até que ele tinha treze anos de idade.
Em 1919, Escher frequentou a
Faculdade de Arquitetura e Artes Decorativas de Haarlem em Haarlem, Ele estudou brevemente
arquitetura mas ele falhou (em parte devido a uma infecção persistente da pele)
e mudou para artes decorativas.
Ele estudou com Samuel Jessurun de Mesquita, com quem
permaneceu amigos durante vários anos. Em 1922,
Escher deixou a escola depois de ter experiência adquirida em desenho e ao
fazer xilogravuras.
O ano de 1922 foi um ano importante de
sua vida: Escher viajou através da Itália (Florença, San Gimignano, Volterra, Siena, Ravello) e Espanha (Madrid, Toledo, Granada). Ele ficou impressionado com
o campo italiano e pela Alhambra,
um castelo mouro do século
XIV, em Granada. Os intrincados
desenhos decorativos no Alhambra, que foram baseados em simetrias geométricas,
caracterizam-se entrelaçados com padrões repetitivos esculpidos nos tetos e
paredes de pedra, foram uma poderosa influência sobre obras de Escher.
Na Itália, Escher conheceu Jetta Umiker,
com quem se casou em 1924. O
casal estabeleceu-se em Roma,
onde seu primeiro filho, Giorgio (George) Arnaldo Escher, em homenagem a seu
avô, nasceu. Escher e Jetta mais tarde teve mais dois filhos: Arthur e Jan.
Em 1935, o clima político na Itália (sob Mussolini) tornou-se inaceitável para
Escher. Ele não tinha nenhum interesse na política, achando impossível
envolver-se com quaisquer outros ideais do que as expressões de seus próprios
conceitos através de seu próprio meio em particular. Quando seu filho mais
velho, George, foi forçado a nove anos de idade a usar uniforme da Opera
Nazionale Ballila na escola, a família deixou a Itália e se mudou para
Chateau-d'Oex na Suíça, onde
permaneceram por dois anos.
Escher, que tinha sido muito afeiçoado
e inspirado pelas paisagens da Itália, era decididamente infeliz na Suíça. Em 1937,
a família mudou-se novamente, para Uccle, um subúrbio de Bruxelas, na Bélgica.
A Segunda Guerra Mundial os obrigou a se mudar em janeiro de 1941, desta vez para Baarn, Países Baixos,
onde Escher viveu até 1970. O tempo às vezes nublado, frio e úmido dos
Países Baixos lhe permitiu concentrar intensamente em seu trabalho. Por um
tempo após ter sido operado, o ano de 1962 foi o único período em que
Escher não trabalhou em novas peças.
Maurits Cornelis Escher morreu no
Hospital Hilversum antes de ter completado os 74 anos.
Uma das principais contribuições da
obra deste artista está em sua capacidade de gerar
imagens com efeitos de ilusões de
ótica. Foi numa visita à Alhambra,
na Espanha, que o artista
conheceu e se encantou pelos mosaicos que havia neste palácio de construção
árabe. Escher achou muito interessante as formas como cada figura se
entrelaçava a outra e se repetia, formando belos padrões geométricos. Este foi
o ponto de partida para os seus trabalhos mais famosos, que consistiam no
preenchimento regular do plano, normalmente utilizando imagens geométricas e
não figurativas, como os árabes faziam por causa da sua religião muçulmana, que proíbe tais
representações.
A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher
fazia mudanças, mas sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam
figuras de homens, peixes, aves, lagartos, todos envolvidos de tal forma que
nenhum poderia mais se mexer. Tudo representado num plano bidimensional. Escher
brincava com o fato de ter que representar o espaço, que é tridimensional, num
plano bidimensional, como a folha de papel. Com isto ele criava figuras
impossíveis, representações distorcidas e paradoxais. Posteriormente foi considerado
um grande matemático geométrico. Escher utilizou quatro tipos de transformações
geométricas que são: translações, rotações, reflexões e reflexões deslizantes. A abertura da novela brasileira Top
Model é inspirada na obra Relativitys,
que mostra várias escadas, de diversos ângulos, em um mesmo lugar.
simplesmente um homen sem barreiras.
ResponderExcluirObrigado por sua visita, desculpe-me por responder tão atrasadamente. Fique a vontade neste espaço, a casa é sua, melhor o blog é seu.
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