domingo, 28 de maio de 2017

DIA DA MORTE: COINCIDÊNCIA NA VIDA DE CERVANTES E SHAKESPEARE


CERVANTES E SHAKESPEARE



         Cervantes nasceu em Henares, Espanha e após estudos feitos ao acaso devido as deslocações de seu pai, um médico pobre, abraçou a carreira militar. Em 7 de outubro de 1561 foi ferido na batalha de Lepanto, no decorrer da qual a frota dos cristãos destruiu a dos turcos, ferimento esse que lhe inutilizou a mão esquerda.
         Mais tarde, feito prisioneiro pelos piratas, Cervantes ficou cativo em Argel durante cinco anos. Voltando à Espanha, escreveu um livro que o tornaria célebre: Dom Quixote de La Mancha, história de um pobre cavaleiro que percorria o país com o seu criado, Sancho Pança, para vingar as injustiças.
         Cervantes morreu em Madrid em 23 de abril de 1616, e, por coincidência no mesmo dia morria William Shakespeare, em Stratford-on-Avon, Inglaterra.


         Quando William chegou à idade de 16 anos, o pai quis empregá-lo no seu estabelecimento, mas o jovem apaixonado pela leitura e pela escrita foi para Londres, onde representou pequenos papéis de comediante.
         Encontrando-se em breve à frente de uma companhia, como autor e ator, William apresentava-se perante um público onde se misturavam aristocratas, burgueses e artesãos. Para todos os seus espectadores escrevia obras muito variadas, peças históricas, comédias e tragédias, criando personagens inesquecíveis.


Assim, desapareceram há mais de três séculos, dois dos maiores nomes da literatura num mesmo dia!

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: