terça-feira, 9 de maio de 2017

SENHOR: NÃO ME DEIXAIS CAIR NA TENTAÇÃO DE CITAR AUTORES SEM LER SUAS OBRAS!



    
            Tenho lido muitas discussões no facebook, algumas com bastante apoio bibliográfico, outras nem tanto, na verdade nem um pouco baseadas no senso crítico.
Começamos com os erros canhestros do português (não estou falando das abreviações joviais, mas sim dos erros mesmos!), onde as pessoas não param nem para clicar no corretor de texto, por vezes, vejo pessoas desqualificando o interlocutor exatamente por alguma aberração linguística.
Comum também é o desrespeito de alguns internautas em relação às ideias contrarias as suas e que usam palavras, no mínimo, deselegantes, para não dizer que algumas são de baixo calão mesmo!
Acredito que a internet deve ser um espaço para a pluralidade de ideias e de respeitos às diferenças de todos os tipos. Fico com a centenária frase de Voltaire sobre as ideias de Rousseau:
“Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las.”
Visto isso, vamos para um campo mais delicado: o de se falar/escrever sobre um autor sem lê-lo, apenas abordando superficialmente o que ouviu, ou a leitura de um resumo deste autor, ao invés de ler sua obra, ou pelo menos a obra citada.
Várias pessoas me citaram Gramsci para dizer que o mesmo influenciou e influencia a cultura, a educação e a política brasileira através de sua categoria de hegemonia, então perguntei aos mesmos, em qual obra de Gramsci eles tinham se baseado para eu poder ler a respeito. O silencio foi a rotunda resposta! Quando muito, depois de gaguejar bastante citam que viram na internet, ou aqueles um pouco mais baseados citam o ex-astrólogo e filósofo Olavo de Carvalho.

Então fica aqui uma humilde dica para aqueles que, realmente, querem fazer um debate sério, com conteúdo, baseado, fugindo do senso comum e postulando o senso crítico, seja o debatedor de esquerda, centro, direita, conservador, reformista ou revolucionário: não caiam na tentação de citar autores sem ler suas obras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: