sexta-feira, 12 de maio de 2017

OS FENÍCIOS


 Os Povos do Mar




            Instalados nas costas do Mediterrâneo, entre as civilizações mesopotâmica e egípcia, os fenícios foram essencialmente marinheiros e comerciantes.


            Como o comércio exigia um sistema eficaz de registro escrito, os fenícios inventaram uma escrita mais simples do que a escrita cuneiforme da Mesopotâmia e do que os hieróglifos do Egito. O Alfabeto fenício compõe-se de vinte e dois sinais, que correspondem às vinte e duas consoantes fenícias. Mais tarde os gregos adotaram o alfabeto fenício, completando-o com as vogais. Esse foi o alfabeto adotado também pelos romanos, com modificações.


            A sociedade fenícia era organizada em castas e constituída de sacerdotes, aristocratas, comerciantes, homens livres e escravos. As cidades-estados eram governadas por uma monarquia, na qual o rei governava assessorado por um conselho formado por representantes dos comerciantes. A cidade mais importante era Biblos.



            Devido ao aumento da população, os fenícios fundaram várias colônias na orla do Mar Mediterrâneo. A mais conhecida foram as cidades de Cartago, no norte da África, e Cádiz, na Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: